Em um mês, Fortaleza alcança aproximadamente 100 mil crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Até este domingo (13/02), data em que completou um mês do início da vacinação infantil contra a Covid-19 em Fortaleza, 99.893 crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose do imunobiológico. A vacinação está sendo realizada por meio de agendamento, divulgado no Canal Coronavírus.
Desde o início da vacinação infantil, foram agendadas 155.017 crianças, o que representa uma taxa de abstenção de 35,5%. “É de extrema importância que os pais fiquem atentos ao agendamento dos seus filhos para não perder a oportunidade de receber a vacina, um benefício vital em meio a uma pandemia”, reforça Ana Estela Leite, titular da Saúde de Fortaleza.
Para garantir a vacinação deste público, a Prefeitura de Fortaleza realizou repescagem nos últimos quatro finais de semana, atendendo ao público que faltou à data da aplicação da vacina. “A cada repescagem, o Município foi ampliando o número de pontos de vacinação ofertados. No último sábado (12/02), tivemos 27 pontos disponíveis para atender este público”, explica Erlemus Soares, coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da SMS.
Além da vacinação por agendamento por ordem decrescente de idade, por comorbidades e deficiência permanente, foram vacinadas crianças restritas ao leito e crianças em acolhimentos institucionais. Todas elas recebem o “certificado de coragem”, como forma de incentivar e parabenizar os vacinados.
As vacinas ofertadas para crianças de 5 a 11 anos são das marcas Pfizer e CoronaVac, ambas com uso aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Documentos necessários
Crianças: No ato da vacinação, será necessário apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial de identificação da criança: certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte. Também será necessário apresentar um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação e comprovante de endereço atualizado.
Crianças com comorbidades ou deficiência permanente: terão que apresentar, além dos documentos de identificação, o atestado, relatório ou prescrição médica indicando o motivo para a priorização da vacina. Será necessário levar a cópia do documento comprobatório da comorbidade ou deficiência permanente para ser entregue aos vacinadores no ato da aplicação.
Os pacientes assistidos na Rede de Atenção Primária do Município (postos de saúde) e Psicossocial (CAPS) de Fortaleza podem apresentar a cópia impressa do Registro Eletrônico de Atendimento, com a estratificação de risco caracterizando a presença da comorbidade ou deficiência da criança.
Síndrome gripal
A Prefeitura reforça que a aplicação da vacinação em crianças que estão positivadas com Covid-19 segue a mesma recomendação do público adulto, conforme a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) e o Ministério da Saúde (MS).
Crianças com Covid-19 só devem receber o imunizante 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado positivo em casos de assintomáticos. Em casos negativos para o coronavírus, mas com quadro de síndrome gripal, o recebimento da vacina deve ocorrer após 48 horas do desaparecimento dos sintomas.
Cadastro de crianças
O cadastro está disponível no Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Esta etapa é obrigatória para o agendamento para imunização em Fortaleza. Nele, é obrigatório apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Esse pode ser verificado no ConecteSUS, no aplicativo Mais Saúde, ou pelo cartão do plano de saúde, caso a criança possua. O cadastro é efetivado somente após a confirmação no email.
Caso a criança não tenha nenhum registro do cartão nacional, pode se dirigir a um dos 116 postos de saúde, de segunda a sexta-feira, para emissão, levando documento oficial de identificação e comprovante de residência dos pais ou responsáveis.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.