Pular para o conteúdo principal

*Alece ilumina fachada do Plenário 13 de Maio em alusão à campanha Janeiro Branco*

  *Alece ilumina fachada do Plenário 13 de Maio em alusão à campanha Janeiro Branco* O Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), ficará iluminado durante todo este mês em alusão à campanha Janeiro Branco, que tem como foco a conscientização sobre a importância da saúde mental e do cuidado emocional. A iniciativa integra as ações institucionais da Casa voltadas à promoção do bem-estar.  Além do Plenário, os demais prédios da Alece também receberão a iluminação da campanha, reforçando o compromisso do Parlamento cearense com o tema e ampliando o alcance da mensagem junto à população. Instituída no Ceará por meio da Lei nº 8.914/24, oriunda do Projeto de Lei nº 09/24, de autoria da ex-deputada e atual vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar (PSD), a campanha Janeiro Branco utiliza o simbolismo do início do ano para estimular reflexões sobre emoções, relações e qualidade de vida.  *Campanha Janeiro Branco na Alece* Além da iluminação da f...

Inflação é de 0,54% em janeiro, maior resultado para o mês desde 2016

 A inflação caiu para 0,54% em janeiro. No mês anterior, tinha ficado em 0,73%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou hoje (9), no Rio de Janeiro, os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), esse foi o maior resultado para o mês de janeiro desde 2016, quando atingiu 1,27%. 

No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador apresentou alta de 10,38%, patamar superior aos 10,06% registrados no período imediatamente anterior. Em janeiro de 2021, a variação mensal ficou em 0,25%.

Segundo André Filipe Almeida, analista da pesquisa, o resultado foi influenciado, principalmente, por alimentação e bebidas (1,11%), o que provocou o maior impacto no índice do mês (0,23 ponto percentual).

“Foi a alimentação no domicílio (1,44%) que influenciou essa alta. Mais do que a alimentação fora do domicílio, que desacelerou de 0,98% para 0,25%. Os principais destaques foram as carnes (1,32%) e as frutas (3,40%), que, embora tenham desacelerado em relação ao mês anterior, tiveram os maiores impactos nesse grupo, 0,04 pp [ponto percentual] e 0,03 pp, respectivamente”, explicou. 

Edição: Kleber Sampaio

Comentários