Pular para o conteúdo principal

Polícia faz operação contra quadrilha que furtava de petróleo bruto Combustível era furtado de dutos da Transpetro

  Polícia Civil do Rio de Janeiro, em conjunto com o Ministério Público estadual, realizou hoje (2) uma operação contra um grupo especializado no furto de petróleo bruto da Petrobras Transporte (Transpetro). Os agentes cumpriram mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão expedidos pela Justiça contra os líderes e integrantes do grupo, em Além Paraíba (MG). Dois membros da quadrilha foram presos. De acordo com as investigações, a quadrilha atuava de forma estruturada nos últimos anos, mesmo após terem sido alvos de diversas operações policiais. A ação teve início a partir da tentativa da retirada de petróleo bruto em Rio das Flores, interior do estado do Rio, em agosto do ano passado. Técnicos identificaram movimentações suspeitas e localizaram um túnel escavado com aproximadamente 7 metros de extensão, projetado para acessar clandestinamente a tubulação e viabilizar a retirada do combustível. Essa técnica de furto de combustíveis é chamada de trepanação e consiste em...

MPCE já instaurou 808 procedimentos relacionados à possível fura-fila da vacinação contra a Covid-19 no Ceará

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) instaurou, até o dia 11 de fevereiro, 808 procedimentos referentes à possível burla na fila de vacinação contra a Covid-19 e outras irregularidades envolvendo a pandemia no Ceará. Os procedimentos foram instalados por meio das Promotorias de Justiça de Fortaleza (307), da Ouvidoria-Geral do MPCE (79), do Centro de Apoio Operacional da Saúde (6), o Caosaúde, do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (3), o Caocidadania, e através das Promotorias de Justiça no interior (413). 

Em geral, as questões correspondem à suposta fura-fila na vacinação; falta de transparência no processo de imunização; necessidade de maior controle, acompanhamento e divulgação da vacinação; possível descumprimento do cronograma de vacinação; pessoas beneficiadas na vacinação por exercerem cargos políticos ou por serem ligadas a políticos; ausência de imunizantes; falta de vacinas para populações mais vulneráveis socialmente ou para grupos prioritários; e desrespeito à ordem prioritária de imunização. 

Na Região Metropolitana de Fortaleza e no interior, as Promotorias de Justiça que mais instauraram procedimentos relacionados ao tema foram nas Comarcas de Juazeiro do Norte (38), Ipueiras (19), Quixadá (13), Aquiraz (11), Sobral (11), Tianguá (8), Caucaia (7), Iguatu (7), Maracanaú (7), Icó (6), Ipaumirim (6), Missão Velha (6), Pacajus (6), Pacoti (6), Tauá (6) e Várzea Alegre (6). Também foram instaurados procedimentos em Acarape, Acopiara, Amontada, Aracati, Ararendá, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barreira, Baturité, Beberibe, Boa Viagem, Campos Sales, Canindé, Capistrano, Caridade, Carnaubal, Cascavel, Catarina, Cedro, Crato, Eusébio, Forquilha, Granja, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Horizonte, Ibiapina, Independência, Ipu, Irauçuba,  Itapipoca, Itarema, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribe, Jijoca de Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Madalena, Maranguape, Mauriti, Milagres, Mombaça, Morada Nova, Nova Olinda, Novo Oriente, Paracuru, Paraipaba, Pedra Branca, Porteiras, Quixelô, Reriutaba, Russas, Quixeramobim, Saboeiro, Santana do Acaraú, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Santa Quitéria, Senador Pompeu, Solonópole, Trairi, Ubajara, Uruoca e Viçosa do Ceará.   

Desde o início da pandemia no Ceará, em março de 2020, o MPCE acompanha e contribui com a construção, implementação e fiscalização de políticas públicas, procedimentos administrativos e inquéritos civis voltados para a proteção da saúde pública. Com o início da vacinação contra a Covid-19 no Ceará, em janeiro de 2021, denúncias de burla ao processo de imunização tornaram-se comuns. 

O Ministério Público do Ceará, através do Caosaúde e das Promotorias de Justiça em todo o Ceará, vem registrando no Sistema de Automação do Ministério Público (SAJ-MP) denúncias relacionadas à fura-fila da vacinação.   

Casos específicos 

Em Jijoca de Jericoacoara, o prefeito e a secretária de Saúde do Município foram imputados a pagar multas que somam R$ 88.400,00, por terem furado a fila de vacinação contra a Covid-19. Ambos foram vacinados na primeira fase da campanha de vacinação, mesmo sem fazerem parte de grupo prioritário. Um acordo foi assinado entre o MPCE e os gestores, para eles se retratarem publicamente e pagarem a multa de forma parcelada. Os valores serão destinados ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID). 

Em Guaraciaba do Norte, o Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação civil por improbidade administrativa contra o prefeito e a secretária de Saúde, também por burla à fila da imunização contra a Covid-19. O prefeito, inclusive, foi o segundo a ser vacinado no município. Embora seja médico, o gestor não é profissional de saúde da linha frente do combate à Covid-19 no município de Guaraciaba do Norte. 

Em Caririaçu, o Ministério Público do Ceará e a Polícia Civil deflagraram uma operação para investigar a conduta de pessoas que furaram fila da vacinação contra a Covid-19 na cidade. A “Operação Egoísmo” cumpriu cinco mandados de busca e apreensão na Secretaria de Saúde do município e na residência de servidores municipais. As irregularidades foram constatadas em vídeo gravado durante inspeção feita por vereadores do Município, para fiscalizar a imunização. O material foi enviado à Promotoria de Justiça de Caririaçu.   

No município de Acarape, o Ministério Público do Ceará investiga indícios de irregularidades relacionadas ao Planejamento e Execução da Vacinação contra a Covid-19, envolvendo servidores e gestores municipais. 

Denúncias 

Denúncias podem ser enviadas para o MPCE através do e-mail covid19.denuncia@mpce.mp.br. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.