Uma operação nacional intitulada como “Fake”, coordenada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP) com apoio da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), culminou nesta segunda-feira (07) no cumprimento de um mandado de busca e apreensão, em um imóvel situado no bairro Aerolândia – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. O objetivo do trabalho é desarticular grupos criminosos com atuação direta no furto e desvio de cargas.
As investigações iniciaram em São Paulo, a partir de um falso Boletim de Ocorrência (BO) de roubo, que foi apresentado por um motorista à empresa proprietária da carga. De acordo com as apurações, foi identificado que, na verdade, o caminhoneiro havia desviado a carga de óleo. Em outros casos, os suspeitos falsificavam literalmente os relatos dos BOs e os apresentavam às empresas vítimas, para justificarem a não entrega das mercadorias no destino.
Durante os trabalhos, foram identificadas ao menos 74 ocorrências falsas ou que noticiavam falsos roubos, entre os anos de 2019 e 2020, isto em diversas regiões do estado de São Paulo. Em princípio, ao menos 24 motoristas são suspeitos de participação no esquema fraudulento e se alternavam em diversos caminhões, priorizando cargas de alimentos e bebidas, as quais são mais facilmente vendidas no mercado clandestino.
No total, foram expedidos e cumpridos 37 mandados de busca e apreensão e 19 mandados de prisões temporárias. Em Fortaleza, a equipe da Delegacia de Roubos de Veículos e Cargas (DRFVC), da PC-CE, cumpriu um mandado de busca e apreensão no bairro Aerolândia, pois havia indícios de cargas que foram destinadas ao Ceará. Até o momento, nada de ilícito na capital cearense foi localizado. Deste modo, o trabalho interestadual continuará.
Com informações da assessoria de comunicação da Polícia Civil do Estado de São Paulo
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.