Pular para o conteúdo principal

PF não estima prazo para identificar corpos encontrados em barco Perícia começou ontem em conjunto com Polícia Científica do Pará

  Polícia Federal (PF) disse hoje (18) que ainda não é possível estimar   prazo para a identificação   dos nove corpos em embarcação encontrada à deriva no litoral paraense,   próximo ao município de Bragança .  A perícia, para identificação das vítimas, começou ontem (17), em conjunto com a Polícia Científica do Pará. De acordo com a PF, os corpos serão temporariamente sepultados na capital paraense, Belém, até que as identidades tenham sido estabelecidas e as famílias das vítimas possam ser formalmente comunicadas. A principal hipótese é que as vítimas tenham vindo da  África  em direção às Ilhas Canárias, na Espanha, arquipélago usado como rota migratória para entrada no continente europeu. Segundo a polícia, os inícios apontam que o barco, provavelmente saiu da Mauritânia, na África e acabou pegando uma corrente marítima com destino ao Brasil. “Como a migração de pessoas dos países africanos é uma questão humanitária que conta com milhares de pessoas desaparecidas e inexistem dados

Campus de Itapajé inicia semestre letivo com evento sobre empreendedorismo e inovação

 O semestre letivo 2022.1 no Campus de Itapajé - Jardins de Anita, da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi iniciado com solenidade na manhã de ontem (16), que também marcou o começo do I INOVATECH, feira que visa estimular o empreendedorismo e a inovação tecnológica entre os estudantes da UFC e os moradores da região.

Imagem mostra estudantes de costas olhando para área aberta do campus com uma serra ao fundo
Estudantes foram recepcionados na retomada das atividades letivas no campus (Foto: Viktor Braga/UFC)

A solenidade de abertura contou com a presença do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque. Ele defendeu que, além dos três pilares clássicos da universidade (ensino, pesquisa e extensão), devem ser incluídos o empreendedorismo e a inovação a fim de que as instituições de ensino superior cumpram com sua função na sociedade. “Então são cinco pilares que formam a Universidade e nós [da UFC] estamos fazendo isso por excelência”, ressaltou, citando como uma das iniciativas o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC.

Assista à reportagem da UFCTV:

O reitor comentou ainda sobre a importância de garantir uma formação de qualidade para a população da região de uma maneira mais próxima e acessível, além da promoção do desenvolvimento econômico regional com a presença da Universidade. “Eu tenho uma esperança muito grande de que em pouco tempo vamos ter pessoas de Itapajé como professores do Campus de Itapajé”, afirmou.

Imagem mostra cumprimento entre o reitor da UFC, professor Cândido Albuquerque, e o diretor do campus de Itapajé, professor Márcio Veras, com plateia de estudantes sentada ao fundo da foto
A retomada das aulas coincide com a realização do I INOVATECH, que contou com a presença do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, na abertura (Foto: Viktor Braga)

O diretor do Campus de Itapajé, Prof. Márcio Veras, avaliou como importante esse diálogo entre a academia e o setor produtivo promovido pelo INOVATECH. “São diversas palestras e mesas-redondas nas quais teremos a oportunidade de receber empresários com experiência de sucesso e representantes de instituições públicas”, adiantou.

Durante a abertura, também foram plantadas mudas de árvores pelo reitor Cândido Albuquerque e pela estudante de Ciência de Dados Giovanna Dias. O objetivo é arborizar todo o campus com espécies nativas, a fim de contribuir com a flora local. A ação é promovida pela Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da UFC. 

Imagem mostra reitor da UFC (do lado direito da tela) colocando terra no buraco aberto para plantio de muda, com aluna segurando um regador no lado esquerdo e diversas pessoas ao fundo
Ação da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da UFC realiza plantio de mudas de espécies nativas no campus (Foto: Viktor Braga/UFC)

VOLTA ÀS AULAS – O Campus de Itapajé passa a receber 90 novos alunos no semestre 2022.1 nos três cursos ofertados: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Segurança da Informação e Ciência de Dados.

Para Vanessa Mesquita, aluna do 2º semestre de Ciência de Dados, ter a possibilidade de cursar o ensino superior na cidade onde mora facilitou o acesso à universidade. “Foi muito bom, porque estou perto da minha família, não tive gastos para ir para outra cidade [...] Fiquei muito feliz, eu gostei muito dos professores, do campus, fiz muitos colegas aqui”, disse.

Mas o campus recebe também estudantes de outras cidades e até de outros estados, como é o caso de Laura Lima, que saiu de Sete Lagoas, em Minas Gerais, para estudar Ciência de Dados em Itapajé. "Foi uma mudança muito brusca. Em questão de uma semana eu tive que mudar de estado. De início a gente sente aquele medo, aquele receio, porque eu não conhecia a cidade [...] Mas quando eu cheguei aqui fui tão bem-acolhida que me senti muito bem. Agora eu falo que minha primeira casa é Itapajé”, afirmou. Ela elogiou as melhorias na infraestrutura do campus e comentou que há muita expectativa com a chegada dos novos alunos.

Imagem mostra estudantes caminhando em rampa de acesso a um dos prédios do campus, que aparece na parte superior ao fundo com diversas pessoas presentes nele
Campus de Itapajé Jardins de Anita é o mais recente da UFC, inaugurado em agosto de 2021 (Foto: Viktor Braga/UFC)

Também participaram da solenidade o vice-diretor do Campus de Itapajé, Prof. Alberto Sampaio Lima; a secretária da Educação de Itapajé, Carmem Silvia, representando a prefeita Maria Gorete Barroso Magalhães Caetano; o secretário da Agricultura de Itapajé, Antônio Ramos; Luis Carlos Águeda de Sousa, representando a família do empresário José Maria de Sousa Melo, que doou o terreno para sediar o campus; o presidente da Câmara de Vereadores de Itapajé, Bruno Francisco; o vereador Vilamar Sousa e o empresário Francisco Bastos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.