Pular para o conteúdo principal

Agefis apreende cerca de mil litros de lixo em operação contra descarte irregular no Vila União

  Prefeitura de Fortaleza intensifica fiscalização e apela à colaboração da comunidade contra descarte irregular de resíduos   COMPARTILHAR   Durante a operação, o veículo envolvido foi apreendido e o responsável autuado A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) flagrou mais um caso de descarte irregular de resíduos sólidos. A ação ocorreu no final da tarde de quinta-feira (18/04), no bairro Vila União, onde cerca de mil litros de lixo estavam sendo despejados em área pública quando os fiscais agiram. A operação recebeu o apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) da Guarda Municipal de Fortaleza. A Prefeitura, por meio da equipe da Agefis, tem aumentado a vigilância em relação ao descarte inadequado de resíduos em toda a cidade. As equipes de fiscalização estão ativas dia e noite, realizando vistorias em locais suscetíveis a serem utilizados como pontos de descarte, além de responder às denúncias da população. Segundo os fiscais responsáveis, a maioria dos resíduos dessa f

Heteroidentificação: MPCE discute possível aperfeiçoamento da implementação da política afirmativa de reserva de vagas em concursos públicos do estado

 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (CAOCidadania), promoveu, na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE) no dia 3, uma reunião com o objetivo de reunir as Instituições Estaduais para iniciar a discussão conjunta da problemática atual do Concurso da Polícia Militar do Ceará (PMCE), relativa aos procedimentos de heteroidentificação de candidatos autodeclarados negros. O MPCE propôs a participação do movimento negro e da Coordenação Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Estado Ceará, neste debate. 

Trata-se da aplicação da Lei Estadual nº 17.432/2021, acerca da política afirmativa de reserva de vagas em concursos públicos do estado – prevendo em seu artigo 2º, parágrafo 2º – a eliminação total dos candidatos não aceitos pela Comissão de Heteroidentificação. Segundo Élder Ximenes, o MPCE reafirma seu compromisso constitucional com as políticas afirmativas, as cotas e as comissões de heteroidentificação – observando ser de fundamental importância a inclusão nesta discussão dos Movimentos Sociais e da Coordenação Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Estado Ceará, após este primeiro contato. “É necessário buscar soluções para aumentar a segurança jurídica e reduzir a elevada litigiosidade constatada em mais de 60 representações distribuídas entre as Promotorias Cíveis (onde recebem os devidos encaminhamentos individualmente), além das quase 200 ações judiciais envolvendo o concurso da PMCE e outros”. 

Além dos promotores de Justiça Élder Ximenes Filho (coordenador do CAOCidadania) e Hugo Frota Magalhães Porto Neto (coordenador auxiliar do CAOCidadania) participaram da reunião: a procuradora-geral do Estado do Ceará, Antonia Camily Gomes Cruz; o procurador-geral executivo assistente do Estado do Ceará, Rafael Machado Moraes; o procurador-chefe do Judicial do Estado do Ceará, Iuri Chagas de Carvalho; o tenente-coronel da PMCE e presidente da Comissão de Concursos, Luiz Eduardo de Paula Ponte. 

A procuradora-geral do Estado tomou a iniciativa de convidar o deputado estadual, Soldado Noélio, pois o mesmo solicitara reunião com semelhante objeto. Também foram convidados o assessor parlamentar Matheus Quitéria de Moraes; o representante da Procuradoria Jurídica da Assembleia Legislativa, Franzé Cavalcante; e as estagiárias do CAOCidadania, Lara Thayse de Lima Gonçalves e Maria Eduarda Gonçalves Gomes. 

De acordo com os promotores de Justiça, o CAOcidadania enviou, no dia 2, um ofício à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), sugerindo a discussão – de forma ampla e democrática – de possível alteração na norma. Assim, coerentemente, buscou-se a reunião do CAOCidadaina com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), o comando da PMCE e a Procuradoria Jurídica da ALECE. 

Como encaminhamentos da reunião, a procuradora-geral do Estado, Antonia Camily Cruz, afirmou que a PGE iniciará, de imediato, estudos em busca da melhor proposta a apresentar ao Governador do Estado, propondo a alteração na Lei nº 17.432/2021. Após este encaminhamento, a PGE irá amadurecer possíveis medidas administrativas no curto prazo, para os casos do concurso da PMCE – atenta também às expectativas de direito dos candidatos aprovados nas listas atuais.  

Por seu turno, o promotor de Justiça Hugo Porto disponibilizou o CAOCidadania para trocas entre o MP e a recém-criada Comissão Central de Concursos da PGE, coordenada por Rafael Moraes – inclusive sob o prisma da inclusão da pessoa com deficiência.  

Todas as Instituições reconheceram que a legislação é recente e sua aplicação será aperfeiçoada com o tempo, sendo louvável permanecerem em contato, em busca da melhor solução – foi unânime o reconhecimento da importância desta iniciativa do MPCE em fomentar a discussão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.