Pular para o conteúdo principal

São João de Maracanaú agora é internacional e terá divulgação na França em virtude das Olimpíadas de Paris 2024

  O prefeito Roberto Pessoa teve reunião hoje, 23, em Brasília, com o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. O objetivo do encontro foi buscar o apoio do governo da França para internacionalizar a promoção do São João de Maracanaú em território francês e para todo o mundo, aproveitando as Olimpíadas 2024, evento que acontece em Paris, entre julho e agosto. O encontro contou com a presença da deputada federal Fernanda Pessoa, do secretário de Gestão, Orçamento e Finanças de Maracanaú, Gerson Cecchini, e do presidente da Fundação de Cultura, Daniel Sidrim.  O São João de Maracanaú na edição deste ano, que acontecerá de 31 de maio a 23 de junho, irá homenagear a capital francesa e Paris. O evento acontecerá em novo local, um espaço de 80 mil m² com infraestrutura completa e localização estratégica no Distrito Industrial de Maracanaú.

MPCE discute com Unifor e Funceme indicadores utilizados na prevenção de queimadas no Ceará

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) participou, na sexta-feira (18/03), de reunião para discutir com outras instituições problemas e indicadores utilizados na prevenção de queimadas no Ceará. O encontro contou com participantes do Laboratório de Inovação (LINO), do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo, Paisagismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (CAOMACE), do Núcleo de Apoio Técnico à Investigação (NATI), da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Fundação Cearense de Meteorologista e Recursos Hídricos (Funceme). 

Representando o MPCE, estiveram presentes o coordenador do LINO, promotor de Justiça Hugo Frota Magalhães Porto Neto, e as assessoras Ana Lisse Assunção de Carvalho, Cecília Carvalho e Ariane Rocha Rodrigues Franklin; os promotores de Justiça Ronald Fontenele Rocha, coordenador do CAOMACE, e Maria Jacqueline Faustino de Souza; e o integrante do NATI, Gleidson Sobreira Leite. Como participantes convidados, estavam na reunião o professor da Unifor, Adriano Albuquerque, e os representantes da Funceme, Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia, Margareth Benício, gerente de pesquisas e meio ambiente, Manuel Rodrigues, da Unidade de Estudos Básicos, e o meteorologista Vinícius Oliveira. 

Na ocasião, alguns temas foram discutidos, como a elaboração em agosto do mapa de áreas com risco de incêndios florestais no Estado do Ceará, com vistas à atuação no segundo semestre; a dificuldade de mensurar o fator antrópico nas ocorrências; a base de dados regionais e nacionais que são utilizadas para prevenção e detecção de queimadas; as pesquisas acadêmicas concluídas e em andamento relacionadas ao tema. 

“O contato com diversos saberes científicos e a ajuda da tecnologia são fundamentais para dotar o Ministério Público das ferramentas necessárias a uma atuação eficiente na prevenção de danos ambientais”, considera o coordenador do CAOMACE, Ronald Fontenele Rocha. 

“Longe de ser um evento natural, os altos índices de queimadas registrados impõem um olhar mais estratégico, multidisciplinar e interinstitucional, face às consequências concretas que tais eventos provocam. Num estado que enfrenta crises hídricas históricas, como é o caso do Ceará, o controle de queimadas, sobretudo as ilegais, é medida que se impõe como necessária não somente à mitigação dos processos de desertificação aqui já mapeados, mas sobretudo como medida premente para o controle de poluição atmosférica e demais intercorrências que se relacionam diretamente com o aquecimento global”, reforça a promotora de Justiça Jacqueline Faustino. 

No encontro, ficaram definidas ações por parte de todas as instituições participantes, como a coleta de dados oficiais junto a outros órgãos e instituições públicas; a identificação de satélites que colhem as imagens de queimadas; identificação de outros atores que podem contribuir com dados, informações e projetos; e conhecimento de pesquisas e ações que visam ao combate de incêndios. Os indicadores identificados durante a reunião serão compartilhados entre os participantes, a fim de que as informações e busca de soluções sigam a mesma base de análise de dados. A próxima reunião ocorrerá ainda neste mês, no dia 28. 

Entre as informações a serem buscadas em pesquisas feitos pelos participantes estão as propriedades que possuem cicatrizes e podem ser abordadas; critérios do uso humano na incidência de queimadas; perfil de usuários de rodovias onde há registros dos sinistros; que atividades econômicas podem ocasionar queimadas furtivamente; quais municípios tiveram mais cicatrizes e a presença de instituições bem estruturadas e ações de educação ambiental organizadas nas localidades; e que tipo de atendimentos e internações acontecem em consequência de queimadas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.