Pular para o conteúdo principal

Governo do Estado do Ceará abre inscrições para o Selo Município Verde 2026

      O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), abre, no período de 12 de janeiro a 20 de fevereiro, as inscrições para o Programa Selo Município Verde 2026. A certificação ambiental pública é destinada aos municípios cearenses que desejam obter reconhecimento pelas iniciativas de conservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais desenvolvidas em seus territórios. Nesta 16ª edição, os municípios serão avaliados a partir de cinco indicadores: Estrutura da Gestão Municipal de Meio Ambiente; Implementação da Política de Educação Ambiental; Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos; Sistema de Esgotamento Sanitário e Sistema de Abastecimento de Água; Proteção do Patrimônio Natural e Cultural e Enfrentamento às Mudanças Climáticas. Para participar, os municípios devem ter um Conselho Ambiental instituído, designar uma coordenação municipal para o Selo Município Verde, preencher o formulário de avaliação e encaminha...

Festival Concreto colore complexo de banheiros públicos da Avenida Beira-Mar

 De 4 a 8 de abril, a orla da capital cearense ganhará mais cor. O Festival Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana irá promover intervenções artísticas no complexo de banheiros públicos da Avenida Beira-Mar, situado entre as ruas Tereza Hinko e Manuel Jacaré. A ação será realizada pelos artistas cearenses Abu, Amanda Nunes, Brooks, Franklin Stein, Otas e Rafael Limaverde.


Festival Concreto

“É uma alegria termos ações da oitava edição do Festival Concreto nos banheiros da Beira-Mar. Entendemos que a arte urbana nos proporciona um novo modo de ver e ocupar a cidade ao mesmo tempo em que nos permite acesso à cultura. Por isso, receber esta edição do festival - que ano a ano nos encanta pela inventividade - nos equipamentos da Prefeitura é uma grande alegria”, afirma Elpídio Nogueira, secretário da Cultura de Fortaleza.

A oitava edição do Festival, que iniciou em novembro de 2021 e vai até 28 de maio deste ano, já deixou sua marca em lugares como Porto Iracema das Artes, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Residencial José Euclides da Cunha (situado no bairro Jangurussu) e Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará (situado no bairro Moura Brasil).

Sobre os artistas

Abu (CE)

Marquinhos Abu é grafiteiro, artista da Irmãos de Tinta Crew, arte educador e produtor cultural. Membro do Coletivo Aparecidos Políticos, compõe a equipe de produção do Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana e é um dos curadores da exposição "Bestiário Nordestino - Um olhar sobre a gravura fantástica".

Amanda Nunes (CE)

Amanda Nunes é formada em Design Gráfico desde 2017 e atua como artista plástica autônoma desde 2019. Construiu sua narrativa artística em terra cearense pintando temas como inconsciente coletivo, relacionamentos, comportamento humano e misticismo. Traduzindo os temas para uma estética decolonial e surrealista, com influência do preto chapado da xilogravura e as cores explosivas dos graffitis.

Brooks (CE)

Bruna Bacelar, conhecida como Brooks, é natural de Russas-CE. Faz parte de uma Crew composta apenas por mulheres e se chama GNT Crew. Começou a atuar no graffiti através da tag em 2019 e vem no processo de desenvolvimento como ilustradora digital, atualmente trabalha como ilustradora digital com produção de painéis e murais.

Franklin Stein (CE)

Franklin Stein é ilustrador, quadrinista, designer, fotógrafo, produtor cultural, artista. Produziu e participou de exposições no Brasil e no exterior, sempre combinando cultura pop e arte popular, o fazer manual com o digital. Cria personagens fantásticos (robôs e monstros) estilizando a fauna/flora com o objetivo de discutir questões sobre progresso versus meio ambiente

Otas (CE)

Com premiações e destaques nacionais e internacionais, em suas peças, Otas flerta com o figurativo e o desenho livre com pinceladas soltas, traços precisos e cores cheias de energia, fazendo não só dos moleskines, mas também dos painéis e dos murais, um grande sketchbook.

Rafael Limaverde (CE)

Nascido em Belém (PA) e naturalizado cearense, começou sua carreira como cartunista e ilustrador editorial. Paralelo à carreira como ilustrador, passou a trabalhar como xilogravurista, quando, no ano 2000, fez sua primeira exposição de gravura intitulada “Xilofagia” e que contava com 14 impressões, cujo tema era figuras e manifestações do universo sertanejo. Em 2004, entrou para o IFCE, onde formou-se no ano de 2009 em Artes Visuais. Fez parte do Grupo Acidum, atualmente trabalha com design, xilogravura, intervenção urbana e ilustração de livros infantis.

Comentários