Pular para o conteúdo principal

TJA: Oswald Barroso é homenageado em show nesta SEXTA, 19h, em grande espetáculo coletivo, com música, teatro e literatura. Entrada franca

  Iniciativa da classe artística, em parceria com a Biblioteca Estadual do Ceará (Bece) e com o Theatro José de Alencar (TJA), o “Sarau Ceará Mestiço”, em homenagem ao escritor cearense, dramaturgo, folclorista e ativista da cultura popular, Oswald Barroso, irá reunir mais de 20 artistas no próximo dia 26 de abril (sexta-feira), das 19h às 21h30. O evento acontecerá no palco da Praça Mestre Boca Rica. Organizado pela poeta e produtora cultural Marta Pinheiro, o Sarau será composto por intervenções literárias, musicais e teatrais de nomes como: Adriano Kanu, Alan Mendonça, Almir Mota, Apá Silvino, Calé Alencar, Carri Costa, Dalwton Moura, Ernesto Cartaxo, Eugênia Neri, João Pirambu, João Victor Barroso, Jon Soarez, Júlia Barros, Klévisson Viana, Marta Pinheiro, Parahyba de Medeiros, Pingo de Fortaleza, Raymundo Netto, Rejane Reinaldo, Ricardo Pinheiro, Rosemberg Cariry e Vanéssia Gomes. O nome do evento é uma alusão ao  “Ceará Mestiço”, livro homônimo publicado por Oswald em 2019. Nele,

Primeiro do País no segmento, Ambulatório de Adolescentes da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand celebra 35 anos

 Nesta quinta-feira (7), o Ambulatório de Adolescentes da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidade do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, celebra 35 anos. O setor é o primeiro especializado no segmento jovem feminino do País e, desde 1987, já atendeu mais de 50.500 pacientes, além de ter realizado 37.470 partos em meninas de 10 a 19 anos. Para marcar a data, haverá evento com a participação de gestores e profissionais que colaboraram com o ambulatório desde sua criação.

Imagem: reunião de pacientes e profissionais da MEAC
A adolescente que desejar ser atendida na MEAC precisa, primeiramente, buscar um posto de saúde de sua região para, assim, ser encaminhada à MEAC (Foto: Divulgação/CH-UFC/EBSERH)

programação terá início às 8h30min da quinta-feira, no refeitório da maternidade, com apresentação das principais ações desenvolvidas em mais de três décadas de serviço. Na entrada da MEAC, a partir das 10h e durante todo o dia, haverá um estande onde a equipe de enfermagem estará desenvolvendo atividades educativas relacionadas à saúde do adolescente, de forma dinâmica e interativa, ofertando vacinação de prevenção ao HPV, para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, e vacina contra a meningite (ACWY), em adolescentes de 11 e 12 anos. São 50 doses de cada vacina, destinadas aos filhos de colaboradores do complexo hospitalar e adolescentes do ambulatório que estiverem se consultando naquele dia. Também serão distribuídas 25 senhas para a realização de testes rápidos para HIV e outras 25 para detecção de sífilis.

O ambulatório é referência em orientação para planejamento sexual e reprodutivo, com oferta de métodos contraceptivos como DIU, Implanon (implante anticoncepcional), injetáveis e orais, além de acompanhar as adolescentes na área da sexualidade e em situações de violência.

A enfermeira Linicarla Gomes reforça que os atendimentos ofertados impactam positivamente a vida das adolescentes: "Aqui elas são acolhidas, são empoderadas com informações e com estímulo à autonomia, passando a ser protagonistas da sua vida e de sua saúde no contexto biopsicossocial", afirmou. É o caso de Sara Cruz, de 19 anos, paciente desde os 13 anos: "Foi aqui que fiz minha primeira prevenção, que recebi orientação, que tive o primeiro contato com informação sobre sexualidade e que coloquei meu DIU Mirena (hormonal). Esse acompanhamento foi um diferencial em minha vida e para o que sou hoje", relatou.

A ginecologista e chefe da Divisão Médica da MEAC, Zenilda Bruno, explica que o ambulatório é destaque em pesquisas acadêmicas e científicas e na assistência em prevenção da gravidez (na adolescência) e de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Foi a partir dele que surgiram os serviços da Comissão de Maus-Tratos a Crianças e Adolescentes; Superando Barreiras; Sexualidade; e Ambulatório de Diferenças do Desenvolvimento Sexual, este último criado mais recentemente, em 2019. Ainda segundo Zenilda, o Ambulatório de Adolescentes também foi pioneiro na cirurgia de neovagina nas pacientes com síndrome de Rokitansky, condição em que o canal vaginal é curto ou inexistente. Antes feita com pele da própria paciente, em 2017 começou a ser realizada com pele da tilápia e ganhou repercussão nacional e internacional, mudando a vida de muitas mulheres. "Todas essas ações mostram a força do trabalho desenvolvido no ambulatório", ressaltou Zenilda Bruno.

SERVIÇO – A adolescente que desejar ser atendida na MEAC precisa, primeiramente, buscar um posto de saúde de sua região para, assim, ser encaminhada à maternidade. O ambulatório funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.