Pular para o conteúdo principal

Primeiro do País no segmento, Ambulatório de Adolescentes da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand celebra 35 anos

 Nesta quinta-feira (7), o Ambulatório de Adolescentes da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidade do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, celebra 35 anos. O setor é o primeiro especializado no segmento jovem feminino do País e, desde 1987, já atendeu mais de 50.500 pacientes, além de ter realizado 37.470 partos em meninas de 10 a 19 anos. Para marcar a data, haverá evento com a participação de gestores e profissionais que colaboraram com o ambulatório desde sua criação.

Imagem: reunião de pacientes e profissionais da MEAC
A adolescente que desejar ser atendida na MEAC precisa, primeiramente, buscar um posto de saúde de sua região para, assim, ser encaminhada à MEAC (Foto: Divulgação/CH-UFC/EBSERH)

programação terá início às 8h30min da quinta-feira, no refeitório da maternidade, com apresentação das principais ações desenvolvidas em mais de três décadas de serviço. Na entrada da MEAC, a partir das 10h e durante todo o dia, haverá um estande onde a equipe de enfermagem estará desenvolvendo atividades educativas relacionadas à saúde do adolescente, de forma dinâmica e interativa, ofertando vacinação de prevenção ao HPV, para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, e vacina contra a meningite (ACWY), em adolescentes de 11 e 12 anos. São 50 doses de cada vacina, destinadas aos filhos de colaboradores do complexo hospitalar e adolescentes do ambulatório que estiverem se consultando naquele dia. Também serão distribuídas 25 senhas para a realização de testes rápidos para HIV e outras 25 para detecção de sífilis.

O ambulatório é referência em orientação para planejamento sexual e reprodutivo, com oferta de métodos contraceptivos como DIU, Implanon (implante anticoncepcional), injetáveis e orais, além de acompanhar as adolescentes na área da sexualidade e em situações de violência.

A enfermeira Linicarla Gomes reforça que os atendimentos ofertados impactam positivamente a vida das adolescentes: "Aqui elas são acolhidas, são empoderadas com informações e com estímulo à autonomia, passando a ser protagonistas da sua vida e de sua saúde no contexto biopsicossocial", afirmou. É o caso de Sara Cruz, de 19 anos, paciente desde os 13 anos: "Foi aqui que fiz minha primeira prevenção, que recebi orientação, que tive o primeiro contato com informação sobre sexualidade e que coloquei meu DIU Mirena (hormonal). Esse acompanhamento foi um diferencial em minha vida e para o que sou hoje", relatou.

A ginecologista e chefe da Divisão Médica da MEAC, Zenilda Bruno, explica que o ambulatório é destaque em pesquisas acadêmicas e científicas e na assistência em prevenção da gravidez (na adolescência) e de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Foi a partir dele que surgiram os serviços da Comissão de Maus-Tratos a Crianças e Adolescentes; Superando Barreiras; Sexualidade; e Ambulatório de Diferenças do Desenvolvimento Sexual, este último criado mais recentemente, em 2019. Ainda segundo Zenilda, o Ambulatório de Adolescentes também foi pioneiro na cirurgia de neovagina nas pacientes com síndrome de Rokitansky, condição em que o canal vaginal é curto ou inexistente. Antes feita com pele da própria paciente, em 2017 começou a ser realizada com pele da tilápia e ganhou repercussão nacional e internacional, mudando a vida de muitas mulheres. "Todas essas ações mostram a força do trabalho desenvolvido no ambulatório", ressaltou Zenilda Bruno.

SERVIÇO – A adolescente que desejar ser atendida na MEAC precisa, primeiramente, buscar um posto de saúde de sua região para, assim, ser encaminhada à maternidade. O ambulatório funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.