Pular para o conteúdo principal

Reajuste salarial de servidores municipais é cobrado em audiência pública

 Reajuste salarial de servidores municipais é cobrado em audiência pública

fOTO: Máximo Moura
O reajuste dos servidores municipais em diversas cidades do Ceará, especialmente do magistério, assim como a urgência por mobilização para negociação entre gestores municipais e representações sindicais foram destaque de audiência pública realizada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa do Ceará nesta quarta-feira (27/04).

O debate aconteceu no auditório Murilo Aguiar da Alece e contou com a presença de servidores e representantes de diversas cidades cearenses. O deputado Moisés Braz (PT), presidente da comissão e autor do requerimento da audiência, comentou a importância da luta e da atuação dos servidores para oferecer um serviço de qualidade para a população.

O parlamentar também afirmou que, muitas vezes, falta reconhecimento pelo trabalho realizado, indicando que é preciso mais diálogo, pois os servidores são patrimônio dos municípios.

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) enalteceu o papel do Legislativo na interlocução em busca da valorização do serviço público, complementando que os servidores fazem a diferença nas cidades e na vida da população cearense.

O vereador de Fortaleza Guilherme Sampaio (PT) comentou que Fortaleza foi a primeira capital a conceder o reajuste ao magistério e que o Ceará é um dos estados em que mais municípios já anunciaram o reajuste do piso salarial. No entanto, segundo ele, é preciso seguir a luta no Estado para que 100% dos municípios deem satisfação à categoria e aos cidadãos.

O parlamentar comentou que a política de reajuste salarial não é algo isolado, mas faz parte de uma imprescindível política de valorização dos servidores. Guilherme Sampaio reconheceu ainda que as conquistas de reajuste são respostas à mobilização e força dos trabalhadores e sindicatos.

GARANTIA DE DIREITOS

Durante a audiência, representantes dos sindicatos de servidores e de professores de diversos municípios compartilharam a situação enfrentada em cada local e categoria. Foram elencadas as demandas e o contexto de retirada contínua de direitos e a necessidade de mobilização para buscar garantir direitos básicos. Entre os municípios com representantes na mesa do debate estavam Morada Nova, Beberibe, Crateús, Quixadá, Maracanaú e Fortaleza.

Enedina Soares, presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), defendeu que “quem cuida da população também precisa ser cuidado” ao abordar a falta de avanço para garantir os direitos básicos dos servidores municipais.

A titular da Fetamce abordou o reajuste de 33,24% para o magistério, explicando que, atualmente, 116 municípios já efetivaram esse direito para os professores, mas outros ainda estão com essa questão em debate ou mesmo com reajustes que violam o piso.

Enedina Soares afirmou que a pauta da campanha salarial geral reivindica que todo trabalhador tenha, pelo menos, a reposição da inflação dos dois últimos anos de congelamento salarial, que gira em torno de 15,03%, assim como o respeito aos direitos e pisos salariais das demais categorias, como agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.

Pedro Cavalcante, assessor jurídico que acompanha servidores de diversos municípios, apontou que nas mesas de negociação são constantes argumentos sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal para não cumprimento da lei do piso das categorias. Segundo ele, se há uma lei federal impondo percentual de reajuste é necessário cumprir, pois há previsão na legislação para essa exceção. “Não se pode se escorar nessa lei para deixar de cumprir a lei do piso do profissional de magistério”, comentou.

Ao citar como o achatamento da carreira é nocivo ao serviço público, o assessor jurídico argumentou que “onde há vontade política há possibilidade de resolver”. Pedro explicou que o entendimento da maioria dos tribunais de contas do País é de que a exceção da Lei de Responsabilidade Fiscal é viável para cumprimento da lei do piso e dos planos de carreira.

ENCAMINHAMENTOS

Ao longo do debate, foram elencados diversos encaminhamentos para fortalecer a mobilização e garantir efetivação dos direitos dos servidores municipais de variadas categorias. Entre os encaminhamentos, a articulação política e a recomendação para prefeitos e prefeitas realizarem os reajustes e cumpram o piso salarial do magistério.

Também foi explicitada a intenção de solicitar ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará para que a Assembleia Legislativa participe das audiências de conciliação que tratam das greves, assim como propor ao TJCE a capacitação sobre negociação no serviço público para os mediadores dessas audiências.

Ainda na seara da articulação política, foi encaminhada a necessidade de sensibilização para que o projeto de decreto legislativo nº 333/2020, que está sob a relatoria do senador cearense Cid Gomes (PDT), tenha rápida tramitação, assim como a recomendação aos deputados federais para aprovação do projeto de lei nº 2564/2020, que dispõe sobre o piso salarial nacional dos profissionais da enfermagem.

Participaram da mesa da audiência Nádia Carneiro, representando a Central Única dos Trabalhadores (CUT); Oldack Cezar, da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam); Glauberlene Rabelo, do Sindicato dos Servidores de Morada Nova; Geraldo Alves, do Sindicato dos Professores de Crateús; Franciedson Oliveira, do Sindicato dos Servidores de Beberibe; Aila Maria, do Sindicato dos Servidores de Fortaleza, e Pedro Hermano, do Sindicato dos Profissionais da Educação de Maracanaú.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.