Pular para o conteúdo principal

Agência UFC: Grupo cria ferramentas computacionais para tradução do nheengatu, única língua viva descendente do tupi antigo

 Conhecida como nheengatu, a língua geral amazônica (LGA) é a única língua viva descendente do tupi antigo. Contudo, com apenas 6 mil falantes no Brasil e 8 mil na Colômbia, o idioma se encontra em risco de extinção. Para preservar a memória e ampliar o conhecimento sobre esse tupi moderno, o grupo de pesquisa Computação e Linguagem Natural (COMPLIN), da Universidade Federal do Ceará, vem criando uma série de ferramentas computacionais para o processamento do nheengatu, que permite a investigação de sua estrutura gramatical e amplia suas possibilidades de tradução.

Antes focado sobretudo no português, o grupo começou, há três anos, a aplicar os estudos da linguística computacional ao nheengatu. De acordo com o líder do grupo, Prof. Leonel Figueiredo de Alencar Araripe, apesar de sua importância histórica, cultural e linguística, ainda não havia nada em termos de ferramentas e recursos para o processamento computacional da LGA.

Desembarque de Pedro Álvares Cabral, de Oscar Pereira da Silva: língua foi adotada pelos portugueses para comunicação com povos indígenas (Imagem: Reprodução)
Desembarque de Pedro Álvares Cabral, de Oscar Pereira da Silva: língua foi adotada pelos portugueses para comunicação com povos indígenas (Imagem: Reprodução)

A primeira ferramenta criada foi o GrammYEP, o tradutor automático pioneiro em uma língua indígena brasileira. Concluída em 2020, essa gramática computacional traduz textos simples com sentenças que expressam qualidades, estados e localizações de pessoas e objetos, levando em conta os padrões gramaticais e a semântica (isto é, o significado das palavras e frases) do tupi moderno.

A ferramenta traduz a LGA para o português e o inglês, e também é capaz de traduzir do nheengatu para as duas línguas. Agora, o projeto está sendo expandido para que a tradução seja permitida entre a língua indígena e outros 30 idiomas.

Entretanto, para avançar na qualidade e no escopo dessas traduções, foi preciso criar uma nova ferramenta, com a função de organizar as classes gramaticais das palavras. Assim, foi elaborado o Nheentiquetador, um etiquetador morfossintático do nheengatu. O grupo trabalha agora na criação de um analisador sintático automático, que dará mais precisão às traduções automáticas do GrammYEP.

Essas ferramentas computacionais são o tema da reportagem desta semana da Agência UFC, o canal de divulgação científica da Universidade. A matéria esclarece como funcionam esses inventos, aponta quais as suas contribuições e apresenta um breve histórico sobre a origem do nheengatu e seu atual panorama.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.