Pular para o conteúdo principal

Revista "Science" publica textos de pesquisadores do LABOMAR sobre florestas marinhas e Amazônia

 A mais recente edição da revista Science, uma das publicações científicas mais importantes do mundo, traz dois textos de pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), da UFC. Os autores são os professores Sérgio Rossi, Marcelo Soares e Tommaso Giarrizzo, este último professor visitante. Os artigos foram publicados na seção Cartas, espaço destinado a assuntos de interesse geral. Os textos tratam de florestas fundamentais para o funcionamento do planeta Terra; uma no continente e a outra no mar.

Os professores Sérgio Rossi e Marcelo Soares, em um consórcio de 25 pesquisadores internacionais, assinam o texto “Protegendo as florestas globais de animais marinhos”, no qual abordam a importância da conservação dos ecossistemas marinhos. O artigo destaca que, apesar de avanços, as atividades humanas continuam a degradar esses ecossistemas e que as florestas de animais marinhos, como os jardins de esponjas e os recifes de corais, são um dos ambientes mais impactados.

Imagem: Vegetação submarina, rodeada por peixes e outros animais marinhos (Foto: Vlad Karpinsky/Flickr)
Os textos tratam de florestas fundamentais para o funcionamento do planeta Terra; uma no continente e a outra no mar (Foto: Vlad Karpinsky/Flickr)

Essas florestas se estendem desde áreas rasas até águas profundas. Sua degradação coloca em risco o sequestro de carbono, a biodiversidade marinha e a renovação de recursos pesqueiros. O Prof. Sergio Rossi aparece como primeiro autor do artigo por ser coordenador da rede COST, que reúne pesquisadores de todo o mundo para trabalhar com o tema. “A rede de pesquisa internacional sobre as florestas de animais marinhos é uma grande oportunidade global de colocar esses ecossistemas em evidência”, diz o docente do LABOMAR.

O segundo texto foi publicado pelo Prof. Tomasso Giarrizzo, recém-contratado pelo LABOMAR por meio do Edital de Professores Visitantes de 2021. O texto, que tem como título “Guerra serve como desculpa para a destruição da Amazônia”, aborda o projeto de lei nº 191/2020 que permite mineração em terras indígenas e outras atividades humanas (por exemplo, agricultura, usinas hidroelétricas e pecuária).

O texto argumenta que a tramitação do projeto no Congresso Nacional em regime de urgência usou a Guerra da Ucrânia como justificativa, diante da demanda por potássio para os fertilizantes utilizados na agroindústria brasileira. O artigo diz que essa justificativa não tem base científica, uma vez que os maiores depósitos de potássio do Brasil estão em Minas Gerais e que poderiam suprir a necessidade nacional até 2100.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que