Pular para o conteúdo principal

Cooperação entre UFC e Prefeitura de Chorozinho prevê criação de camerata e oferta de formações na área artístico-cultural

 A Universidade Federal do Ceará assinou, na tarde desta quarta-feira (8), termo de cooperação com a Prefeitura de Chorozinho para apoiar a formação e promoção de atividades culturais no município da região metropolitana de Fortaleza. A parceria será viabilizada por meio de acordo entre a Secretaria de Cultura da UFC (SECULT-UFC) e a Secretaria da Cultura e Turismo de Chorozinho. O encontro que oficializou a cooperação ocorreu na Reitoria, no Gabinete do Reitor.


Imagem: Da esquerda para a direita: Maria Pinheiro (SECULT-UFC), Júnior Castro (prefeito de Chorozinho), Prof. Cândido Albuquerque (reitor) e Fabio Santiago (SECULT-Chorozinho). (Foto: Lamonier Rodrigues/ UFC Informa)

Da esquerda para a direita: Maria Pinheiro (SECULT-UFC), Júnior Castro (prefeito de Chorozinho), Prof. Cândido Albuquerque (reitor) e Fabio Santiago (SECULT-Chorozinho). (Foto: Lamonier Rodrigues/ UFC Informa)


A secretária Maria Pinheiro conta que a aproximação entre a Universidade e o município começou com a realização de uma edição do Circuito UFC-Arte na cidade, em 2019, ocasião em que foram realizados dois dias intensos de programação, nos quais "a cidade quase parou". "Fizemos oficinas pontuais sobre vários temas, a proposta foi bastante abraçada. Naquela época diagnosticamos várias lacunas, uma carência na parte cultural do município, e a gestão municipal já demonstrou o desejo de fortalecer esse campo", relatou.


A secretária salientou ainda se tratar de uma ação alinhada com o disposto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFC para a seara da cultura. "Sabemos que é importante caminhar junto com os municípios, em um reconhecimento de que não somos a Universidade Federal de Fortaleza, mas do Ceará", reforçou. Segundo ela, a expectativa é de que seja criada uma camerata de cordas municipal, além de formatada uma ampla oferta de cursos nas áreas de cinema e audiovisual, música, patrimônio cultural, artes visuais e design.


De acordo com o reitor, a Universidade não é apenas um lugar para titular pessoas, e sim o ambiente de uma relação com a sociedade que só se completa com um ciclo que inclua ensino, pesquisa e extensão. "Costumo dizer que gerir não é uma questão do que se pode, mas do que se precisa fazer. Quando vemos a UFC atuando assim, no seu conjunto, levando cultura e conhecimento para a população, sabemos que estamos no caminho certo", defendeu o Prof. Cândido Albuquerque, aproveitando para parabenizar a equipe da SECULT-UFC pela reformulação extensa dos rumos da política cultural da Instituição. "Isso preparou o terreno para as parcerias que estão vindo", finalizou.


Imagem: Foto mostra reunião com o reitor Cândido Albuquerque (ao centro), ladeado pela comitiva da Prefeitura de Chorozinho e pela equipe da SECULT-UFC. Todos estão sentados à mesa no Gabinete. (Foto: Lamonier Rodrigues/ UFC Informa)

O termo de cooperação assinado culminará na criação de uma camerata de cordas e na oferta de cursos de cinema, música, patrimônio cultural, artes visuais e design. (Foto: Lamonier Rodrigues/ UFC Informa)


O prefeito da cidade, Júnior Castro, rememorou o histórico da área cultural no início de sua gestão, qualificando a situação como preocupante. "Havia pouco ou quase nada de ações culturais. A banda do município estava parada, com instrumentos há muito tempo em conserto. É por mérito da própria cidade que esta aproximação está acontecendo. A relação Chorozinho-UFC será do tipo 'ganha-ganha'. Que possamos servir de exemplo para outros municípios", antecipou o dirigente municipal.


O reitor chamou a atenção ainda para a profícua relação estabelecida com o Governo do Estado do Ceará – exemplificada por produtos como o capacete Elmo e empreendimentos como o futuro hub de hidrogênio verde: "Queremos estender a outras esferas, pois a Universidade precisa ser pensada de forma ampla e plural, estendendo seus benefícios ao máximo de lugares possíveis".


Participaram da reunião o reitor, Prof. Cândido Albuquerque; a secretária de Cultura da UFC, Maria Pinheiro; o secretário-adjunto de cultura da UFC, Francisco Miranda; o prefeito de Chorozinho, Francisco de Castro Menezes Júnior; o secretário de Cultura e Turismo de Chorozinho, Fábio Santiago; a assessora técnica da Secretaria da Cultura e Turismo de Chorozinho, Lúcia Lopes; a docente do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e coordenadora da Camerata de Cordas da UFC, Profª Liu Man Ying; o coordenador da Casa de José de Alencar, Fred Pontes; o coordenador da Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO), Wolney Oliveira; e o professor de audiovisual da CAEO, Raimundo Nonato Neves.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que