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MP Eleitoral reforça medidas preventivas para garantir legalidade na última semana de campanha em Morrinhos

  O Ministério Público Eleitoral, por meio da Promotoria da 44ª Zona Eleitoral, recomendou nesta terça-feira (01/10) a adoção de uma série de medidas preventivas para garantir a legalidade na última semana de campanha e no dia das eleições em Morrinhos. A recomendação, expedida pelo promotor Eleitoral Auxiliar Andre Cesar Mariano da Silva, é direcionada aos partidos políticos e às forças de segurança no município para que se atentem às condutas permitidas e proibidas nesta semana.  O MP recomenda que autofalantes e amplificadores só podem ser utilizados até sábado (05/10), entre 8h e 22h, e distante pelo menos 200 metros de hospitais, escolas, igrejas e equipamentos culturais. Já as reuniões públicas e comícios só podem ocorrer até quinta-feira (03/10), entre 8h e 24h. Mas o comício de encerramento da campanha pode estender-se até 2h da manhã, também na quinta. Já as carreatas, caminhadas e passeatas podem acontecer até as 22h do sábado (05/10), mas os eventos devem ser comunicados à J

Parcerias com o Executivo, Legislativo e Judiciário estão na pauta da nova diretoria da Anoreg-CE





Representando 641 cartórios que atendem os 184 municípios, a nova diretoria da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Ceará (Anoreg-CE), eleita para o triênio 2022-2025, está com uma pauta voltada para parcerias com o Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como o avanço nas tratativas de temas relevantes como o ISSQN, Renda Mínima, fortalecimento das centrais e o apoio para a incorporação de novos serviços à categoria. A chapa “De braços para o futuro” obteve 319 favoráveis, 50 contra e 22 abstenções.


O titular do Cartório de 1º Ofício de Registro de Imóvel de Sobral, Cícero Antônio Segatto Mazzutti assumiu interinamente a presidência da Anoreg-CE, substituindo Helena Leite Borges, titular do 3º Tabelionato de Notas, Protesto e Registro de Imóveis, Títulos, Documentos e Pessoas Jurídicas de Russas. A diretoria eleita chega com a missão de agregar os concursados de 2019 que assumiram os cartórios entre os anos de 2020 e 2021, e receber novas ideias também para o estatuto da associação, que passará por revisão. Ao todo, a chapa vencedora defendeu inicialmente 15 propostas, consideradas as mais urgentes e que devem marcar o novo momento da Anoreg-CE.


A classe notarial e registral do Estado do Ceará, em especial aqueles que ficam no interior, passará a contar com o suporte humanizado e qualificado de profissionais do Direito Civil, Notarial e Registral por meio de canais virtuais de “tira-dúvidas”. A ideia é responder às demandas com maior agilidade, visando acabar com quaisquer embaraços nos balcões de atendimento ao público voltados para atos extrajudiciais, a exemplo de escrituras, registros de imóveis, registros de nascimento e casamento, registro civil das pessoas jurídicas, registro de títulos e documentos, reconhecimento de firmas, procurações públicas e escrituras públicas de doação, entre outros.


Outros pontos defendidos pela atual diretoria vão desde a garantia, por legislação estadual, da participação permanente dos seus filiados ou representantes junto aos conselhos gestores dos fundos institucionais que recebem os repasses realizados pelos cartórios extrajudiciais; até a parceria com o Governo do Estado, municípios e Tribunal de Justiça do Ceará, visando a implantação e manutenção das unidades interligadas nas sedes e distritos.


A reestruturação dos cartórios e a revisão do Código de Normas do Estado do Ceará também estão no radar da Anoreg-CE. A associação promete envidar esforços para que as demandas da classe notarial e registral cearense seja bem representada junto aos órgãos competentes, sempre defendendo, legislando e garantindo a continuidade dos serviços e agregando novos, a exemplo do “DUT-Eletrônico” (Documento Único de Transferência, é uma espécie de comprovante da troca de proprietários), bem como a implantação dos ofícios da cidadania (unidades interligadas nas maternidades e emissão de documentos nos cartórios, como ocorre, hoje, com o CPF).


Sobre a Anoreg-CE


Criada em março de 1996, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Ceará (Anoreg-CE) congrega os titulares de serviços notariais e de registro elencados no artigo 5º da Lei n. 8.935/94: tabeliães de notas, tabeliães e oficiais de registro de contratos marítimos, tabeliães de protesto de títulos, oficiais de registro de imóveis, oficiais de registro de títulos e documentos e civis das pessoas jurídicas, oficiais de registro civis das pessoas naturais e de interdições e tutelas, e oficiais de registro de distribuição.


Curiosidades


A história dos cartórios está diretamente relacionada à história do país, uma vez que, segundo o costume português, a instalação dos ofícios costumava ocorrer na data de fundação da cidade. Foi assim que o 1º Ofício de Notas da capital do Rio de Janeiro se tornou o primeiro cartório do Brasil.


Fundado em 1565, o 1º Ofício de Notas conta em seu acervo com arquivos da época de Pero da Costa, o primeiro tabelião oficialmente designado do Brasil, à época, colônia de Portugal. Hoje, quem está à frente é o tabelião José de Britto Freire Filho.


O cartório contava com registros marcantes, como escrituras de escravos, que hoje estão sob a guarda do Arquivo Nacional, e, mais do que isso, são um lembrete de uma situação que explica muitas das nossas mazelas como nação.


O cartório é localizado na Rua da Quitanda, nº 50, no centro da cidade do Rio de Janeiro.


Fonte: CNBRJ



Diretoria-Executiva Anoreg-CE (biênio 2022-2025)


Presidente:

Francisco Cláudio Pinto Pinho (licenciado)

(Associado-Titular por voto do Cartório do 1º Ofício de São Gonçalo Amarante).


Primeiro Vice-Presidente:

Cícero Antônio Segatto Mazzutti (presidente interino)

(Associado-Titular por voto do Cartório do 1º Ofício de Registo de Imóvel de Sobral).


Segundo Vice-Presidente:

Larissa de Oliveira Louredo

(Associado-Titular por voto do Cartório do Distrito de Itaipaba- Pacajus).


Primeiro Secretário:

Edmar Albuquerque Nascimento

(Associado-Titular por voto do Cartório do 2º Ofício de Crateús).


Segundo Secretário:

Denis Anderson da Rocha Bezerra

(Associado-Titular por voto do Cartório do 3º Ofício de Iguatu).


Primeiro Tesoureiro:

Alexandre Magno Medeiros Alencar

(Associado-Titular por voto do Cartório do 1º Ofício de Pacatuba).


Segundo Tesoureiro:

Claudiany Maria Ramos Cavalcante

(Associado-Titular por voto do Cartório Distrito de Jijoca de Jericoacoara).


DIRETORIAS DO CONSELHO FISCAL


Membro-Titular:

Vicente Damasceno Neto

(Associado-Titular por voto do Cartório do 2º Ofício de Paraipaba)


Membro-Titular:

Francisco Assis Bezerra da Silva

(Associado-Titular por voto do Cartório de Notas e Registros de Madalena).


Membro-Titular:

Margareth Vieira e Silva

(Associado-Titular por voto do Cartório do 1º Ofício do Jaguaribe).


Membro-Suplente:

Expedito William de Araújo Assunção

(Associado-Titular por voto do Cartório do 2º Ofício de Iguatu).


Membro-Suplente:

Luiz Cláudio Morais Correia Viana

(Associado-Titular por voto do Cartório do 4º Ofício de Notas e do RCPJ/RTD de Fortaleza).


Membro-Suplente:

Dionísio Paulo Rabelo Júnior

(Associado-Titular por voto do Cartório de Notas e Registros de Ibicuitinga).


DIRETORIAS DE APOIO ADMINISTRATIVOS E DE ASSUNTOS JURÍDICOS


Diretoria para Assuntos Jurídicos:

Maria Cecília Pinheiro Nogueira

(Associado-Titular por voto do Cartório do 1º Ofício de Tamboril).


Diretoria de Marketing/Publicidade/Entrevistas em Imprensa e Jornalismo:

Priscila Silva Aragão

(Associado-Titular por voto do Cartório do Distrito de Sambaíba – Granja).


Diretoria de Representatividades Sociais, Eventos e Desportos:

Francisca Tayanne dos Santos Alexandre

(Associado-Titular por voto do Cartório do Distrito de Juá-Irauçuba).


Secretaria Executiva para Assuntos Administrativos:

(Livre escolha do Conselho-Diretor, conforme o artigo 8º do Estatuto Social)


DIRETORIAS TEMÁTICAS


Diretoria do Tabelionato de Notas da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza:

Jacqueline Maria Soares de Andrade

(Cartório do 1º Ofício de Chorozinho).


Diretoria do Tabelionato de Notas do Interior:

Carlos Alberto Gomes Machado

(Cartório do 4º Ofício de Juazeiro do Norte).


Diretoria de Imóveis da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza:

Francisco de Sales Alcântara Passos

(Cartório da 6ª Zona do Registro de Imóveis de Fortaleza).


Diretoria de Registros de Imóveis do Interior:

Renan Moreira de Norões Brito

(Cartório do 2º Ofício de Notas e Registros de Redenção).


Diretoria do Tabelionato de Protesto de Títulos da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza:

Samuel Vilar de Alencar Araripe

(Cartório Osian Araripe).


Diretoria do Tabelionato de Protesto de Títulos do Interior:

Daniele Maria Bezerra Correia

(Cartório do 2º Ofício de Ererê).


Diretoria do Registro de Títulos e Documentos e do Registro Civil de Pessoa Jurídica da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza:

Ana Karina Lima Linhares Loiola

(Cartório do 3º Ofício de Caucaia e de Registros de Contratos Marítimos).


Diretoria de Registro de Títulos e Documentos e de Registro Civil de Pessoa Jurídica do Interior:

Péricles Castelo Branco Neto

(Cartório do 2º Ofício de Chaval).


Diretoria do Registro Civil das Pessoas Naturais da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza:

Gerardo Rodrigues Albuquerque Neto

(Cartório do 1º Ofício de Maracanaú).


Diretoria de Registro Civil de Pessoas Naturais do Interior:

Wesley Jerônimo Pinto Martins

(Cartório do Distrito de Canindezinho – Nova Russas).


Diretoria do Tabelionado de Distribuição da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza:

Francisco Carlos Castro e Silva

(Cartório do 1º Ofício de Baturité).


Diretoria do Tabelionato de Distribuição do Interior:

Stênio Arrais Albuquerque

(Cartório do 1º Ofício de Aiuaba).

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