Pular para o conteúdo principal

Mariana D’Andrea conquista prata no Mundial de Halterofilismo Este foi o primeiro pódio do Brasil na competição disputada no Egito

  A brasileira Mariana D’Andrea garantiu a primeira medalha do Brasil no Mundial de Halterofilismo paralímpico que está sendo disputado no Cairo (Egito). Com a marca de 141 quilos, a paulista levou uma prata na categoria até 73 quilos nesta segunda-feira (13). A medalha de ouro nesta disputa ficou com a chinesa Tan Yujiao, que levantou 146 quilos, enquanto a nigeriana Ani Chiamaka garantiu o bronze, com a marca de 140 quilos. “Saio daqui com a consciência tranquila. Dei o meu melhor. A gente queria muito essa medalha de ouro, treinamos muito para isso. Mas agora isso serve de motivação para eu treinar ainda mais daqui para frente”, declarou Mariana D’Andrea.

Proposta de anteprojeto de lei do carnaubeiro é entregue a deputado federal da bancada cearense

 Proposta de anteprojeto de lei que regulamenta a atividade rural de carnaubeiro foi entregue ao deputado federal Leônidas Cristino (PDT) na segunda-feira (30/5), em solenidade realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7). O documento foi elaborado por várias entidades ligadas ao mundo do trabalho, lideradas pela gestão regional do Programa Trabalho Seguro, e tem como objetivo assegurar direitos mínimos para os profissionais que trabalham na cadeia produtiva de cera de carnaúba.

Veja mais fotos aqui.

O corregedor regional, desembargador Paulo Régis Machado Botelho, representou a presidente do TRT-7, desembargadora Regina Gláucia Cavalcante, na solenidade. O magistrado destacou a importância do diálogo institucional entre as diversas entidades, tanto da área patronal como da área profissional, para viabilizar a confecção do texto. “Essa reunião complementa o objetivo que foi traçado durante o desenvolvimento dos trabalhos, para que pudéssemos minutar e apresentar um anteprojeto para uma regulamentação que estabeleça um patamar civilizatório mínimo para esses trabalhadores”.

Planta típica do Nordeste brasileiro, com predominância nos estados do Ceará, do Piauí e do Rio Grande do Norte, a carnaúba ocupa o 8º lugar na pauta de exportação cearense, com 95% da cera produzida exportada para o exterior. Os dados são do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Estima-se que cerca de 300 mil pessoas no estado sobrevivem direta e indiretamente da extração e beneficiamento da cera da carnaúba.

Apesar da importância do produto para a economia nordestina e da quantidade de trabalhadores envolvidos na extração da cera da carnaúba, a profissão de carnaubeiro ainda não é regulamentada. A proposta de redação de anteprojeto entregue ao parlamentar da bancada cearense traz o reconhecimento e as atribuições do trabalhador rural responsável pelo corte e extração do pó da planta, além integrar a profissão de carnaubeiro ao Quadro de Atividades e Profissões da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

O secretário do meio ambiente do Ceará, Artur Bruno, afirmou que o governo estadual está ciente da importância da aprovação da legislação, e vai se irmanar com as entidades para garantir melhores condições de trabalho e de renda para os carnaubeiros. “A governadora tem conhecimento dessa mobilização, e com certeza vai ampliar esse debate para outros órgãos do estado. Já o deputado que recebe a proposta é um parlamentar experiente, competente e muito bem articulado. Isso é muito importante para a aprovação de um projeto de lei”, ressaltou.

“Escutei muitas coisas boas aqui. Muitos pontos que podemos colocar nessa projeto de lei. Estamos estudando o tema como muito cuidado para que este projeto seja aprovado, tantos nas comissões quanto no plenário da Câmara e do Senado”, disse o deputado Leônidas Cristino, responsável por dar encaminhamento ao texto no Congresso Nacional. Segundo o parlamentar, já estão ocorrendo reuniões em Brasília para tratar do tema, e as propostas apresentadas pelas instituições cearenses trazem pontos que irão contribuir para o texto final.

Entidades envolvidas

Subscrevem o ofício que encaminha a proposta de anteprojeto, além da gestão regional do Programa Trabalho Seguro, as seguintes entidades: Ministério Público do Trabalho; Ministério do Trabalho e Previdência; Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará; FIEC; Sindicato das Indústrias Refinadoras de Cera da Carnaúba no Estado do Ceará; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará; Associação Caatinga; Setor de Fiscalização da SRT/CE; GEAF Carnaúba; Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentos do Estado Ceará; Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo no Ceará.

Símbolo do Ceará

Árvore símbolo do estado do Ceará, a carnaubeira é uma planta própria do Nordeste brasileiro. Essa espécie de palmeira produz cera em suas folhas. A cera da carnaúba após ser refinada é empregada pela indústria na fabricação de produtos farmacêuticos, cosméticos, filmes plásticos e fotográficos. A cera também está presente na composição de revestimentos, impermeabilizantes e vernizes. Devido a sua origem natural, o produto também é empregado na indústria alimentícia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.