Pular para o conteúdo principal

Lula sanciona, com vetos, reajuste salarial para cargos do Legislativo Penduricalhos vetados permitiam salários acima do teto constitucional

  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou as leis que reajustam os salários e reestruturam as gratificações de servidores do Legislativo.  Lula vetou trechos que previam os chamados penduricalhos, que permitiriam o pagamento acima do teto constitucional, que hoje é de R$ 46.366,19. Os textos, aprovados pelo Congresso Nacional, foram publicados no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18): leis  nº 15.349  (Câmara dos Deputados),  nº 15.350  (Senado Federal) e  nº 15.351  (Tribunal de Contas da União). “A sanção parcial mantém recomposição prevista para 2026 e moderniza as carreiras. Foram vetados escalonamentos após o atual mandato, licença compensatória com possibilidade de indenização acima do teto e regras que contrariavam a Constituição e a Lei de Responsabilidade Fiscal”, explicou a presidência da República, em comunicado. Os chamados penduricalhos, que foram vetados, são os aumentos graduais nos salários de 2027, 2028 e 2029; ...

Advogada Patrícia Marxs recebe, em Brasília, diploma da escola de educação política RenovaBR



A advogada, ativista pela Saúde da Mulher e pré-candidata ao cargo de deputada federal pelo Ceará, Patrícia Marxs, recebeu nesta quinta-feira, 14, o diploma da escola de educação política RenovaBR. A cerimônia ocorreu em Brasília.


"O RenovaBr me possibilitou aprimorar meus conhecimentos, assim como também conviver com a diversidade de pensamentos e diferentes espectros políticos, mas sempre em busca do fortalecimento da democracia e do bem estar social", destaca a jurista. 


Patrícia explica que a luta pelos direitos das mulheres deve estar acima de qualquer lado partidário. "Só assim poderemos alcançar a representatividade bem como equidade de direitos como buscamos", ressalta.


Ela também cita a importância de ampliar a participação feminina nos cargos eletivos. "A presença das mulheres é reduzida e, em algumas regiões, quase nula. Estamos falando de câmaras municipais, assembleias legislativas e até mesmo Congresso. O que propomos é lutar pela inclusão feminina nos espaços de poder", pontua Patrícia Marxs.


Quem é Patrícia Marxs


Patrícia Marxs é advogada, ativista pela Saúde da Mulher, pós-graduada em Gestão Pública e Direito Tributário e mestranda em Direito pelo Centro Universitário Christus. Realiza trabalhos pelo acesso ao planejamento familiar.


Após o período de quase 6 anos trabalhando na gestão pública, percebeu a carência de políticas eficientes para a saúde das mulheres, assim como a inexistência de representatividade a respeito do tema.


Iniciou seu mestrado no intuito de pesquisar a fundo planejamento familiar no Brasil. Atualmente participa do Instituto Vamos Juntas, organização suprapartidária de alcance nacional que luta pela igualdade de gênero na política, impulsionando candidaturas femininas e mobilizando a sociedade civil para aumentar a presença de mulheres em espaços de poder.

Comentários