Pular para o conteúdo principal

Lançamento: Trem da Memória, um livro de Nirton Venâncio

 TREM DA MEMÓRIA  

O cineasta Nirton Venâncio lança em Fortaleza um livro de poemas alicerçado pelas relações familiares em sua terra natal.


“Foram 36 anos dos primeiros versos até a impressão. Uma vida. Um  filho, uma filha.” Assim o cineasta e poeta Nirton Venâncio resume a linha do tempo que ele precisou percorrer para lançar no sábado (30/07) o livro de poesia "Trem da Memória". O lançamento acontece a partir das 20hs, na Kraft Atelier Coletivo.

Segundo o autor “Trem da memória é um livro-poema, ou poema-livro, para ser lido de um fôlego só. Nele o poeta narra sua infância  na cidade Crateús, interior do Ceará, onde nasceu e foi criado em um casarão  centenário por sua avó e tias-avós, costureiras. Logo após o golpe  militar de 64, seus pais foram para Fortaleza e deixaram o menino e  sua irmã aos cuidados dos parentes enquanto se estabilizavam na  capital.  

Numa narrativa em que o autor usa a primeira pessoa - o eu-poeta - e  o terceiro pronome - o eu-menino - o livro, permeado de imagens, é  um diálogo entre o adulto que é e a infância que foi, num recorte no  tempo até a adolescência quando passa a morar em Fortaleza. 

Dedicado à casa onde nasceu, o autor ambienta sua memória como  uma volta ao útero de sua existência, ampliando sentidos e  sentimentos à infância de todos nós, seja no sertão, seja na cidade. O  trem, como outro personagem, é o meio que leva o menino ao futuro  na mesma linha que traz o adulto às lembranças. Familiares, costumes,  segredos, religião, fatos históricos, tudo se desenha nas páginas do  livro, sob o olhar de criança que fotografa para o futuro. 

Ainda de acordo com Nirton Venâncio, sem ser saudosista, o livro é memorialista: o passado é a única  certeza.


O Autor

Nirton Venancio é cineasta, poeta, roteirista, professor de Literatura e Cinema, com Licenciatura Plena em Letras, pela UECE, com habilitação em Português e Literatura da Língua Portuguesa. Foi um dos fundadores do Grupo Siriará de Literatura em Fortaleza, no final da década de 70.

Publicou os livros Roteiro dos Pássaros, Prêmio Filgueira Lima de Poesia 1980, Cumplicidade Poética, 1986, Poesia Viva, coletânea organizada por Ivan Junqueira, 2000, Poesia Provisória, 2019, Trem da Memória, 2022. Premiado em vários concursos nacionais, escreve para revistas e periódicos culturais no Brasil, Portugal e Espanha.

Em cinema, realizou os curtas-metragens Um Cotidiano Perdido no Tempo, com vários prêmios, entre eles o Margarida de Prata da CNBB 1988, Walking on water, realizado para TV HouseTop, Inglaterra, O Último Dia de Sol, premiado em diversos festivais, Dim, 2007, Pessoal do Ceará – Lado A Lado B.


Serviço: Lançamento do livro Trem da Memória de Nirton Venâncio.

Dia: 30/07/2022 - 20hs

Local: Kraft Atelier Coletivo, rua Itaiçaba, 108, Meireles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que