Pular para o conteúdo principal

Ciclo Carnavalesco movimenta mais de 227 mil turistas em Fortaleza

  Ciclo Carnavalesco movimenta mais de 227 mil turistas em Fortaleza Dados do Observatório do Turismo apontam impacto econômico de R$ 1,15 bilhão na economia da capital no período de pré-Carnaval e Carnaval Compartilhe: A capital cearense vem consolidando um novo posicionamento como destino carnavalesco. Esse avanço é resultado de um trabalho contínuo de promoção e de uma combinação de fatores que tornam a experiência cada vez mais atrativa: uma programação cultural diversificada e descentralizada, aliada aos atrativos já consagrados da cidade, como praias, gastronomia, lazer e vida urbana (Foto: Marcelo Obana) Fortaleza terá uma movimentação turística intensa ao longo do Ciclo Carnavalesco de 2026. De acordo com dados do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (Setfor), são esperados cerca de 227.140 turistas durante o período de pré-Carnaval e Carnaval, entre os dias 16 de janeiro e 17 de fevereiro. O número representa um crescimento de 13,6% ...

Prefeitura realiza o 1º Pedal do Orgulho LGBT para levar diversidade às ruas de Fortaleza

 A Prefeitura de Fortaleza realiza, no próximo domingo (10/07), a primeira edição do Pedal do Orgulho LGBT. A ação tem como objetivo dar visibilidade à luta pela igualdade de direitos da comunidade e pelo reconhecimento da diversidade sexual.

O evento, parte da programação da Ciclofaixa de Lazer, é promovido pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) em conjunto com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) e o coletivo Mães da Resistência. A ação integra a campanha “90 Dias pelo Orgulho LGBT em Fortaleza! LGBTfobia é crime no Brasil! Não pratique, não aceite, denuncie!”. A campanha, criada pela Prefeitura, juntamente com o Conselho Municipal de Promoção dos Direitos LGBT e o Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, conta também com a parceria de organizações da sociedade civil e entidades governamentais.

Os participantes do pedal devem se concentrar a partir de 7h da manhã na Cidade da Criança, um dos pontos de apoio do tradicional evento ciclístico. No local, haverá diversas atividades para os participantes, como aluguel de bikes e distribuição de plaquinhas que incentivam o respeito aos ciclistas.

O evento também será marcado pela solidariedade. A população poderá doar na Cidade da Criança alimentos não perecíveis que serão destinados para a Outra Casa Coletiva e para a Casa Transformar, instituições de acolhimento para pessoas LGBT em situação de vulnerabilidade social de Fortaleza. O Centro de Referência LGBT Janaína Dutra também estará presente prestando informações sobre direitos da comunidade e promovendo uma ação de adesivação com as cores do arco-íris.

Haverá ainda uma feira com diversos produtos a fim de promover um espaço para valorizar e reconhecer o potencial empreendedor da comunidade LGBT.

Percurso

Após a concentração, o passeio seguirá a partir de 7h30 por 8,3 km pela Rua Pinto Madeira, Rua Carlos Vasconcelos, Av. Beira-Mar, Avenida Abolição, Av. Pessoa Anta, Av. Alberto Nepomuceno e rua Sena Madureira.

Ao longo do percurso, os ciclistas contarão com o suporte de agentes da AMC, da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e da Guarda Municipal.

Leve sua bike e suas cores

O 1º Pedal do Orgulho LGBT é aberto para a participação de todos os interessados, de amantes de bike e da prática do esporte à comunidade LGBT, familiares e apoiadores. O coordenador do Núcleo de Gestão Cicloviária da AMC, Gustavo Pinheiro, destaca que a iniciativa ratifica o compromisso da Ciclofaixa de Lazer, iniciada há quase oito anos, com a diversidade de gênero, racial e cultural. “Além de estimular a saúde e promover o bem-estar e a qualidade de vida, a Ciclofaixa de Lazer também cria uma atmosfera livre de qualquer preconceito”, destaca.

O município de Fortaleza é hoje referência em nível nacional e internacional com relação à legislação LGBT. Para a coordenadora da Diversidade Sexual da Prefeitura de Fortaleza, Labelle Silva Rainbow, o passeio ciclístico é uma forma de evidenciar a busca por respeito aos direitos da população LGBT.

“É uma forma de mostrar o compromisso com o combate à LGBTfobia, levando o debate e mostrando o nosso enfrentamento de uma forma diferente, não apenas por meio de formações e oficinas como fazemos cotidianamente. É uma estratégia de colocarmos o nosso amor, o nosso orgulho, na luta por respeito, por cidadania e vida digna na cidade de Fortaleza”, ressalta.

A ação também evidencia, além do respeito à orientação sexual e identidade de gêneros, a união das famílias na defesa de direitos. “O pedal também vai dar maior visibilidade às famílias LGBT e mostrar como somos orgulhosos dos nossos filhos”, destaca Gioconda Aguiar, coordenadora do coletivo Mães da Resistência.

Serviço
1º Pedal do Orgulho LGBT
Data: 10/07 (domingo)
Horário da concentração: 7h
Local: Cidade da Criança

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.