Pular para o conteúdo principal

Prefeito Sarto fiscaliza ações de limpeza e terraplanagem no Álvaro Weyne e anuncia projeto de urbanização

  Orçadas em cerca de R$ 9,9 milhões, as obras têm prazo de execução de 12 meses   COMPARTILHAR   “A Prefeitura de Fortaleza tem um belíssimo projeto de urbanização para a área, com recurso já garantido e empresa licitada", informou Sarto (Foto: Tainá Cavalcante) O prefeito Sarto fiscalizou, nesta quinta-feira (18/04), as ações de limpeza e terraplanagem iniciadas hoje no bairro Álvaro Weyne. O local virou ponto de descarte irregular de lixo e representa um risco para a saúde, já que favorece a proliferação de mosquitos. A Prefeitura de Fortaleza elaborou um projeto de urbanização, que inclui a construção de um letreiro na entrada do bairro. As obras vão contemplar uma área de 30 mil m² localizada entre a rua José Acioli e a av. Dr. Theberge. De acordo com Sarto, a lama e o excesso de lixo representam um risco de proliferação de mosquitos. “Nós temos aqui um depósito irregular de lixo e a água está quase a um metro de profundidade, com lixo e lama, um risco iminente de epidemia de

Startup baiana expande atividades para apoiar políticas públicas de transformação social em Fortaleza


Com mais de 600 toneladas de resíduos coletadas em ações nacionais, a SOLOS chega à capital cearense para ampliar o compromisso pela sustentabilidade


Focada em promover economia circular e o descarte correto de resíduos, a startup baiana SOLOS expande suas ações e inicia atuação em Fortaleza. Em cinco anos de atividade, a empresa já retirou mais de 600 toneladas de resíduos do meio ambiente e gerou R$1,5 milhão em renda para catadores vinculados às cooperativas parceiras.


A chegada da SOLOS na capital cearense é um marco para a atuação da startup que vai encarar o desafio de estimular a consciência e aumentar os índices de reciclagem na cidade. Atualmente o índice de reciclagem da cidade de Fortaleza gira em torno de 8%, de acordo com a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), acima da média do país, que é de cerca de 4%. 


Saville Alves, cofundadora da startup, afirma que a SOLOS vai apoiar a Prefeitura de Fortaleza na operação e gestão de dados de soluções para o estimular o descarte correto pelo cidadão,  aumentar a reciclagem e gerar inclusão para catadores.  


A chegada da SOLOS em Fortaleza representa não apenas um novo território de atuação, mas sobretudo um novo modelo de operação. Esta será a primeira vez que trabalharemos junto ao poder público para a construção de uma política pública consistente de reciclagem. E ficamos superfelizes deste passo acontecer aqui no Nordeste, onde o desafio do lixo causa tantos problemas socioamebintais”, acrescenta Saville.


Em cinco anos de atuação, a SOLOS gerou mais de 200 novos empregos com foco também na diversidade e mudança do cenário socioeconômico. Do total de pessoas contratadas em 2021, majoritariamente os cargos foram ocupados por mulheres (66%), seguido de pessoas auto identificadas como da comunidade LGBTQIAP+ (40%) e autodeclaradas negras (25%). Com a nova etapa de atuação da empresa, a expectativa é que novas oportunidades sejam abertas para fomentar o compromisso com um mundo mais sustentável e limpo, e também promover melhorias nas condições de trabalho de todos atores envolvidos.


Para as amigas, sócias e fundadoras da SOLOS, Saville Alves e Gabriela Tiemy, a nova fase de atuação da startup abre portas para novas atividades e ampliação de ações que já são realizadas em outras capitais, como por exemplo: o Braskem recicla, que atua em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul. E o Folia Que Vira, projeto em parceria com a prefeitura de Salvador que possibilitou a reciclagem dos resíduos gerados durante o carnaval da capital. Em Fortaleza, a startup planeja realizar parcerias comerciais também com grandes marcas investindo em seus projetos, além de alianças estratégicas locais, como a In3Citi, que vai incentivar a iniciativa junto à SOLOS.


A SOLOS espera levar outros cases de sucesso para Fortaleza. Nós temos atuações para descarte correto de grandes eventos, já realizamos a coleta de todo o resíduo de rua do Carnaval de Salvador. Além disso, atuamos com “experiências sustentáveis”, onde temas ligados à economia circular são trazidos de forma lúdica e interativa para proporcionar aprendizado e influenciar a mudança de comportamento”, pontua Saville Alves.


A chegada da startup na capital cearense traz também oportunidades de emprego. Para iniciar a operação em Fortaleza, a SOLOS vai reunir um time local e, por isso, estão abertas as inscrições para três oportunidades: uma nas áreas de gestão e duas para área de mobilização. Os interessados podem entrar em contato via whatsapp (71) 99358-6497 ou pelo e-mail marilia@alimentesolos.com.br.


O trabalho deste time estará relacionado ao dia a dia de mobilização e logística das coletas que serão realizadas, mas atrelado a isso, teremos uma rotina com atividade remotas, com o time geral da SOLOS. Aqui nosso ambiente de trabalho inspira dinamismo, cooperação, afeto e vontade de transformação”, destaca Gabriela Tiemy, cofundadora da SOLOS.



Sobre a SOLOS


Fundada em 2017, quando participaram do Triggers, um programa de pré-aceleração de negócios de impacto, a SOLOS fomenta emprego, renda e engajamento social através das ações lideradas e estruturadas com grandes parceiras, como: Braskem, Nubank, Owens Illinois, Ambev, Heineken, Coca-Cola, Basf, Sebrae

 

Entre as principais atuações da SOLOS destacam-se o Braskem recicla, com mais de 70 toneladas coletadas nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo. O RODA - um serviço de delivery da reciclagem, em parceria com a MAP, mobiliza moradores e estabelecimentos comerciais a descartarem seus resíduos de forma correta, até o momento já coletou 25 toneladas dos mais diversos tipos de materiais

 

Com grande impacto socioambiental e econômico, outro destaque da SOLOS é o Vidrado, um projeto de sensibilização e coleta de vidro na comunidade de Caraíva, em Porto Seguro, coletou mais de 100 mil garrafas com patrocínio da Heineken e parceria da da Owens Illinois – líder mundial na fabricação de embalagens de vidro e a maior recicladora do material no Brasil.

 

Todas as atividades desenvolvidas pela SOLOS geram indicadores que demonstram desde a quantidade de coleta dos resíduos até o impacto gerado na sociedade, como exemplo: a geração de renda para catadores, cooperados e outras populações em situação de vulnerabilidade; volume de resíduos destinados para a reciclagem, a população conscientizada, entre outros pontos. Com isso, as ações desenvolvidas com a SOLOS reforçam a ideia de que “nada se desperdiça, tudo se transforma”, lema principal da economia circular. 

 

Além disso, como estratégia para disseminar de forma ampla e para os mais diversos públicos, a SOLOS tem parcerias com prefeituras de grandes capitais brasileiras e cooperativas como: Cooperaguary, CAEC, Cooperbari, Camapet, Coopama, Chocolatão, Coopercarga. Outros exemplos de parceiros da startup são: a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (LIMPURB), a Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, a Secretaria do Meio Ambiente de Salvador e o Ministério Público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.