Pular para o conteúdo principal

Tramita na Alece projeto do Executivo sobre redução da alíquota de ICMS

 Abertura dos trabalhos da sessão legislativa desta quarta-feira

Abertura dos trabalhos da sessão legislativa desta quarta-feiraFoto: Paulo Rocha
Com a abertura dos trabalhos da 44ª sessão ordinária da quarta sessão legislativa da 30ª legislatura, realizada pelo sistema híbrido, iniciaram tramitação na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (06/07), 24 matérias, sendo quatro do Poder Executivo e 20 projetos de iniciativa parlamentar.

Dentre os projetos de lei do Governo do Estado, o PL 105/22 segue a Lei Complementar 194/22, que determina a alíquota do Imposto sobre à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), relativamente às operações e prestações. A medidaimplementa no estado do Ceará a alíquota definida, que é de 18%, para combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, os quais passam a ser considerados essenciais.

104/22 autoriza a abertura de Crédito Especial no valor de R$ 3,6 milhões destinado à ações orçamentárias com vistas à inclusão na Lei Orçamentária Anual e pertencentes na Lei do Plano Plurianual 2020-2023. Serão contemplados com os recursos os órgãos Conselho Estadual de Educação (CEE); Secretaria de Turismo; Fundo Estadual de Assistência Social; e Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

Ainda do Executivo, dois projetos de lei complementar. O 14/22 dispõe sobre as regras aplicáveis ao repasse de recursos financeiros destinados aos estabelecimentos de ensino, Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação, Superintendências das Escolas Estaduais do Município de Fortaleza, Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância e afins. O objetivoda proposta é aperfeiçoar as regras aplicáveis ao repasse de recursos da Secretaria da Educação (Seduc) destinados às unidades administrativas e escolas públicas da rede de ensino estadual, adequando todo o procedimento vigente à nova realidade de contenção de gastos e melhoria da eficiência da gestão pública.

Já PLC 15/22 dispõe sobre mudanças na Lei Complementar Estadual n.º 37, de 26 de novembro de 2003, que institui o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). A proposta visa adequar a legislação estadual às alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 194, de 23 de junho de 2022, que acrescentou o artigo 32-A à Lei Complementar nacional nº 87/86, que, entre outras medidas, passa a tratar combustível, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte público como bens e serviços essenciais, não podendo ser considerados supérfluos.

Entre os projetos de iniciativa parlamentar, 11 são de lei e nove de indicação. A deputada Dra. Silvana (PL) é autora de dois projetos. O 266/22 que dispõe sobre a regulamentação e critérios da Lei n.º 13.935, de 11 de dezembro de 2019, para a prestação de serviços de psicologia e serviço social na educação básica, no Estado do Ceará. O 269/22inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará, o Dia da Mobilização e Prevenção das Feridas Crônicas.

Do deputado Fernando Santana (PT), o 267/22denomina Moacir Soares de Siqueira o Centro de Educação Infantil (CEI), construído pelo Governo do Estado, no Conjunto Habitacional Madre Feitosa, no município de Crato.

O PL 268/22, do deputado Tin Gomes (PDT), denomina Deputado Edísio Pacheco o Açude Gamaleira localizado nos municípios de Itapipoca, Trairi e Tururu.

Dois outros projetos são do deputado Sílvio Nascimento (Patri), o 270/22denomina Sheyla Aragão Cordeiro o Centro de Educação Infantil (CEI) do Bairro Grilo, Caucaia; e o 271//22 denomina de Maria Iolanda Viana do Nascimento a Escola de Ensino Médio - Liceu de Caucaia, localizada no Parque Potira, no município.

De autoria do deputado Agenor Neto (MDB), o PL 272/22 considera de utilidade pública a Associação Comunitária do Bairro Santa Luzia, com sede no município de Guaraciaba do Norte.

O PL 273/22, do deputado Jeová Mota (PDT), nomeia Dulce Souza Teixeira o Centro de Educação Infantil (CEI), no município de Tamboril, localizada no Bairro Monte Azul.

O deputado Audic Mota (MDB) é autor de dois projetos. O 274/22 torna obrigatória a concessão de desconto de, pelo menos, 50%, por parte da Empresa Distribuidora de Energia Elétrica do Estado do Ceará, aos consumidores que fazem uso necessário de unidade de tratamento médico domiciliar (Home Care); e o 277/22 institui incentivo fiscal para empresas que contratarem o mesmo número de mulheres que o de homens no Estado.

Já o PL 276/22, do deputado Marcos Sobreira (PDT), institui o Dia Estadual das Filhas de Jó a ser promovido, anualmente, no dia 09 de março.

Dos projetos de indicação, o 179/22é do deputado Romeu Aldigueri (PDT); os 180/22181/22182/22;183/22;184/22;185/22, são do deputado Bruno Pedrosa (PDT); e 186/22187/22, do deputado Tony Brito (União).

Após a leitura no Plenário, os projetos seguem para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, da Procuradoria da Casa e Comissões Técnicas de mérito. Se aprovados, são encaminhados para a votação do Plenário.

LS/AT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que