Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil captura suspeito de ameaça e violência psicológica contra mãe em Sobral

  Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturou, nesta quinta-feira (25), um homem de 29 anos, suspeito de ameaça e violência psicológica contra a própria mãe, uma idosa de 72 anos. A captura aconteceu na cidade de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. A investigação, desencadeada pela Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral, unidade especializada da PCCE, aponta que o suspeito, com antecedentes por nove crimes de ameaça, uma lesão corporal dolosa, além de crime de violência doméstica e dano, causava conflitos em casa. Diante da situação, a PCCE solicitou um mandado de prisão preventiva contra o investigado. O pedido foi deferido e cumprido pelos policiais civis da DDM de Sobral. O homem foi colocado à disposição da Justiça. Denúncias A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa So

MPRJ questiona contratações no Ceperj e pede suspensão de pagamentos

 O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) questiona a contratação de pessoal na Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio (Ceperj). Em uma Ação Civil Pública (ACP) encaminhada à Justiça, o MPRJ pediu tutela de urgência para que o estado e a Fundação Ceperj suspendam as contratações e pare de divulgar todas as contratações e remunerações em seu portal eletrônico.

A ação, ajuizada pela 6ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania, que tramita na 15ª Vara de Fazenda Pública da Comarca da Capital, pede ainda que o Banco Bradesco deixe de cumprir as ordens bancárias de pagamento emitidas pela Ceperj.

“A realização de saques na boca do caixa que, no agregado, representem o levantamento de quase R$ 226,5 milhões em espécie, implica em um volume incomensurável de dinheiro, oriundo dos cofres públicos circulando ‘por fora’ do sistema financeiro, cuja efetiva destinação será impossível de verificar”, detalha a ação.

Os promotores apontam, ainda, que a partir de 2021, na função de executora de projetos para outros órgãos da administração estadual, a Ceperj “tornou-se fornecedora de um imenso volume de mão de obra contratada por prazo determinado para diversos órgãos do Estado do Rio de Janeiro, mediante contratação direta por Recibo de Pagamento Autônomo (RPA)”, detalhou.

Explosão nas despesas

No entendimento dos promotores, houve uma explosão nas despesas empenhadas pela fundação, turbinada em grande medida com as receitas da outorga do leilão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae). Conforme as investigações, a explosão gerou despesas mensais de dezenas de milhões de reais para a Ceperj e não foi acompanhada de qualquer medida de transparência.

A petição - assinada pelos promotores de Justiça Eduardo Santos de Carvalho, Gláucia Santana e Silvio Ferreira de Carvalho Neto - destacou que a identificação das pessoas contratadas pela Ceperj para execução dos projetos não está disponível nem no Diário Oficial, nem no portal de transparência do Estado do Rio. “Nem mesmo na consulta aos processos administrativos disponibilizados para consulta pública no sistema SEI”, apontaram.

A Ação Civil Pública indicou, ainda, que as contratações foram questionadas na imprensa sobre a possibilidade de existência de uma folha de pagamento secreta em período pré-eleitoral.

“A existência de milhares de pessoas físicas sendo remuneradas pelos cofres da Ceperj, sem qualquer informação disponível ao público que identifique os indivíduos contratados ou o valor do pagamento que lhes seria devido, suscitou questionamentos na imprensa acerca da existência de uma ‘folha de pagamento secreta’ com mais de 18 mil cargos, em pleno período pré-eleitoral”.

De acordo com as investigações, a remuneração desses trabalhadores autônomos sequer é depositada em contas bancárias de titularidade de cada prestador de serviço. Segundo os promotores, os valores milionários da "folha de pagamento secreta" são passados mediante expedições de ordem de pagamento.

“De modo que a remuneração de cada beneficiário é levantada mediante saque de dinheiro em espécie, ‘na boca do caixa’, em agências do banco Bradesco, em procedimento que afronta as mais comezinhas regras de prevenção à lavagem de dinheiro”, relataram os promotores.

Multa

Na mesma ação ajuizada, além da multa ao governo estadual, à Ceperj e ao Bradesco em caso de descumprimento da decisão judicial, o Ministério Público pede que também seja estabelecida multa pessoal ao presidente da Fundação Ceperj no valor de R$ 5 mil, referentes a cada contrato celebrado ou pagamento realizado em descumprimento às determinações judiciais a serem impostas.

No dia 21 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou que a Fundação Ceperj suspendesse os pagamentos. A Corte destacou ainda não é a primeira vez que o TCE-RJ encontrava problemas em projetos que envolviam as contratações.

A reportagem da Agência Brasil pediu a atualização da nota divulgada ontem pela Fundação Ceperj, mas ainda não recebeu resposta. Na última nota, a fundação informou que ainda não havia sido notificada sobre a ação impetrada pelo Ministério Público e que tão logo tenha conhecimento dos termos do pedido, “cumprirá junto ao governo estadual todas as exigências que estejam sendo apresentadas pelo órgão. Oportunamente, reforça que está sempre à disposição dos órgãos de controle e judiciais para o cumprimento das normas de boa conduta administrativa”, explicou.

Edição: Kleber Sampaio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.