Pular para o conteúdo principal

Senado aprova decreto que reconhece calamidade no Rio Grande do Sul Municípios afetados são 401 e número de mortos chega a 95

  O Senado aprovou nesta terça-feira (7) o Projeto de Decreto de Legislativo (PDL) 236/2024, enviado pelo governo federal, que reconhece o estado de calamidade no Rio Grande do Sul até 31 de dezembro de 2024. A medida já foi   aprovada pela Câmara dos Deputados  e será encaminhada para promulgação presidencial.  O decreto permite que os limites e prazos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal possam ser suspensos, facilitando e acelerando o repasse de recursos federais para o estado afetado por enchentes, na maior crise climática de sua história. O dinheiro usado nessa finalidade também não estará sujeito à limitação de empenho. A medida também permite ao Rio Grande do Sul e a seus municípios ampliar operações de crédito e o recebimento de transferências voluntárias.  O número de municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas chega a 401, e já foram confirmadas 95 mortes decorrentes dos temporais. O número de desaparecidos no estado chegou a 131 e o de desalojados pas

Sanção do piso salarial é conquista histórica para a enfermagem, diz Célio Studart

 


_Presidente de frente parlamentar, deputado espera derrubada de veto sobre reajuste anual_


Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem,  o deputado federal Célio Studart (PSD-CE) classificou de “conquista histórica” a sanção presidencial do projeto de lei que cria o piso salarial nacional da categoria, ocorrida em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (4).


Com a nova regra, ficam estabelecidos os valores de R$ 4.750 para enfermeiros, sendo 70% deste valor para os técnicos e 50% para os auxiliares e as parteiras.  


“É um dia importante, marcado por uma conquista histórica para a categoria que tanto faz pela saúde do Brasil. Parabéns a todos os profissionais e lideranças da enfermagem que tanto lutaram  até chegarmos a esse desfecho”, disse Célio Studart.


Foi vetado o dispositivo que assegurava o reajuste anual do piso com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O deputado acredita  na derrubada do veto em sessão do Congresso. 


A lei é fruto do Projeto de Lei 2564/20, de autoria do senador Fabiano Contarato, aprovado ano passado no Senado e em maio deste ano na Câmara por ampla maioria. Para dar segurança jurídica ao PL, as duas Casas  também deram aval à PEC 11, que virou a Emenda à Constituição 124. 


O piso tem impacto estimado em R$ 16,3 bilhões por ano. As fontes de financiamento ainda estão debatidas pelo Congresso e Governo Federal. Há várias propostas em discussão, inclusive a de autoria de Célio que possibilita o uso dos excedentes dos royalties do petróleo.

Alcançada essa vitória importante, o parlamentar considera fundamental prosseguir a luta por outras conquistas em debate no Congresso, a exemplo das 30 horas semanais e o dimensionamento de equipes. 


*PAPEL DE DESTAQUE*


Célio Studart teve papel de destaque nas articulações em prol do piso. Com vistas a dar celeridade ao andamento da proposta, logo após a chegada do PL 2564/20  à Câmara, no final do ano passado, Célio apresentou um requerimento de urgência para que o projeto pudesse ser votado diretamente em Plenário.  A proposição foi aprovada e permitiu agilizar a tramitação na Câmara. 


Além disso, o parlamentar integrou o grupo de trabalho criado pelo presidente Arthur Lira (PP-AL) para estudar o impacto financeiro da criação do piso. Célio foi o único integrante da bancada cearense no colegiado, que ouviu todos os segmentos envolvidos ao longo de fevereiro de 2022.


Após um mês de intenso trabalho, o GT chegou à conclusão de que o  piso representaria um acréscimo de apenas 2,02% da massa salarial anual das organizações contratantes e cerca de 2,7% do PIB da Saúde do país em 2020. Representaria, ainda, menos de 5% do faturamento dos planos e seguros de saúde em 2020.


O deputado cearense também foi indicado membro titular da comissão especial da PEC 11 e participou de várias reuniões com os presidentes da Câmara, do Senado e de dirigentes de entidades que integram o Fórum Nacional da Enfermagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.