O narrador Aroldo Costa segue à frente das transmissões na TV Jornal. Foto: TV Jornal/divulgação.
A Copa do Nordeste segue no SBT por mais três anos. Exibindo a competição em suas afiliadas na região desde 2018, o canal de Sílvio Santos chegará a oito edições consecutivas com exclusividade na tevê aberta, voltando a vencer a Rede Globo na disputa pelos direitos – a rival passou pela última vez em 2017.
O novo acordo firmado com a Liga do Nordeste, costurado entre as partes há nove meses, desde novembro, já é o terceiro contrato desde a primeira transmissão na emissora e valerá por 2023, 2024 e 2025. Numa apuração do blog, a definição com o “SBT Nordeste” veio antes mesmo do anúncio oficial da CBF sobre a continuidade do Nordestão no calendário nacional. Inclusive, aconteceu o mesmo na tevê fechada em relação ao Grupo Disney, num acerto antecipado aqui e que também valerá por três anos. A diferença agora foi a confirmação da própria TV Jornal, incluindo um vídeo promocional (assista abaixo).
A competição, lembrando, foi realizada nos últimos dez anos devido a um acordo judicial, no qual a confederação brasileira cedeu as datas no calendário do futebol para evitar uma multa milionária – devido à exclusão da competição em 2003. Agora, então, a disputa passa acontecer através de acordos políticos entre clubes, federações e confederação. Porém, a Copa do Nordeste é, com folga, o torneio mais rentável do NE. Em 2022 foram R$ 31,5 milhões em cotas para os 36 clubes, sendo 16 na fase principal e 20 eliminados ainda na preliminar.
Declaração em nota do diretor-executivo da TV Jornal, Vladimir Melo:
“É importante observar que o trabalho para transformar o SBT na nova casa do futebol brasileiro começou com a Copa do Nordeste, ainda em 2018. Os ótimos números de audiência e alcance nas mídias digitais demonstram todo esse trabalho em equipe. O público e os nossos parceiros comerciais perceberam a dimensão do nosso envolvimento e abraçaram o SBT nesta jornada. Buscaremos, mais uma vez, apresentar para o público a dimensão que este campeonato tem, com qualidade, precisão e o tom regional que a Copa dos Clássicos merece”.
Transmissões distintas entre os estados
Embora ainda não tenha os valores precisos, a informação que obtive é que os dois contratos, em sinal aberto e na tevê por assinatura, deverão pagar mais na próxima edição – na verdade, o aumento será em escala gradativa no triênio. Sobre o SBT, cuja negociação passou bastante pela articulação da TV Jornal do Recife, que já vinha à frente do processo nos acordos anteriores, a exibição deve seguir o mesmo modelo. Ou seja, um jogo por rodada, mas com distinção de praça. Ilustrando de forma hipotética, isso pode resultar numa grade com Bahia x Sport para Recife e Salvador e Náutico x Ceará para Fortaleza. A partir da semi, todos os jogos.
As afiliadas à frente das transmissões
Hoje, o SBT tem onze afiliadas na região: TV Jornal (PE; Recife e Caruaru), TV Aratu (BA), TV Jangadeiro (CE), TV Ponta Verde (AL), TV Difusora (MA; São Luís e Imperatriz), TV Tambaú (PB, João Pessoa), TV Borborema (PB, Campina Grande), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Negra (RN). Apenas Sergipe segue sem afiliada. Ou seja, oito estados já garantidos. E isso pesou a favor do SBT, pois a Globo só vinha passando a Lampions para BA, CE e PE. Sobre 2023, havia a expectativa de “obrigatoriedade” de uma transmissão nacional da decisão do Nordestão no SBT, mas não há essa cláusula. Porém, o canal poderá exibir na rede, se quiser. Até hoje não aconteceu, o que me parece um erro. Como teste de audiência, num sábado, seria bem válido.
Histórico de transmissões da Copa do Nordeste (TVs aberta e fechada)
2013/2017 – Globo (aberta) e Esporte Interativo (fechada)
2018 – SBT (aberta) e Esporte Interativo (fechada)
2019/2021 – SBT (aberta) e Fox Sports (TV fechada)
2022 – SBT (aberta) e ESPN (fechada)
2023/2025 – SBT (aberta) e ESPN (fechada) e/ou Fox (fechada)
Cássio Ziporli
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.