Pular para o conteúdo principal

CBMCE recebe a doação de duas cadelas do Corpo de Bombeiros do Tocantins

  O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) recebeu uma doação de duas cadelas da raça pastor-alemão do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO). Os animais são os primeiros de sua raça a integrar o CBMCE. Com quatro meses, Aisha e Agnes já iniciaram um treinamento intensivo que durará cerca de dois anos. Sob a orientação dos condutores capitão Eliomar Alves e soldado Brito, elas são treinadas para busca e resgate de pessoas, utilizando a metodologia de varredura de área, uma técnica desenvolvida para buscas de vítimas em desastres. As cadelas foram doadas pelo subtenente Mollo, do CBMTO, um cinotécnico conhecido por criar cães da linhagem sadonana, uma das melhores linhagens de cães de trabalho do Brasil. A chegada de Aisha e Agnes marca um avanço significativo para a equipe de resgate do CBMCE, ampliando suas capacidades e reforçando seu compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade.

Citinova e colaboradores do Juventude Digital visitam os alunos na escolas participantes

 grupo de pessoas num laboratório de informática numa escola

O encontro de terça-feira (18/10) foi realizado na escola municipal José Ramos Torres de Melo (Foto: Kiko Silva)

Aconteceu nesta terça-feira, (18/10), a visita aos cursos do Juventude Digital, dos alunos inscritos do 9° ano. O encontro, realizado na escola municipal José Ramos Torres de Melo, tem como principal objetivo o feedbacks dos alunos integrados no projeto, como aponta a Coordenadora da iniciativa, Ianna Brandão.

“Nós estamos fazendo o acompanhamento, então estamos indo tanto para conversar com a escola quanto com os alunos”, ressalta Ianna. Ao todo, só com as turmas do 9° ano, são 8 mil alunos inscritos nos diversos cursos promovidos pelo JD. As aulas são realizadas nas escolas dos participantes e geralmente são realizadas no contraturno, para que os discentes consigam acompanhar com mais segurança e tornar os encontros mais acessíveis.

A aluna Letícia Alves, 14 anos, aponta que acessibilidade e segurança são fatores determinantes para participar das aulas. “Ele é bom por ficar na escola que é um lugar seguro pra gente, nós já conhecemos as pessoas e são pessoas de confiança”. A estudante, que participa do curso de Informática, pretende ser programadora, já tem planos para quando concluir o curso. “Eu quero programar jogos, abrir uma empresa e lançar alguns jogos do meu interesse para divertir as pessoas e também ganhar dinheiro”, conta.

O projeto Juventude Digital também explora o lado mercadológico para que os estudantes fiquem antenados nas novidades que o mercado proporciona. Letícia, que já sabe a profissão que quer seguir, já percebe as possibilidades do futuro. “Eu acho que vão sair muitos programadores desse curso, eu sendo um deles, porque eu acho que todas as profissões precisam de tecnologia agora. Eu acredito que isso vai possibilitar oportunidades para todos”, conclui.

Para Tracy Alves, Gestora de Operações da Atitus, fundação parceira do projeto, a iniciativa cria oportunidades transformadoras por meio da educação. “É um diferencial de virada de carreira para que eles tenham oportunidades reais no mercado de trabalho em uma profissão com uma área que tem um espaço gigantesco que só amplia”, ressalta.

A gestora, que veio do Rio Grande do Sul para participar das visitas, aponta o destaque de Fortaleza no investimento no campo da tecnologia. “Qualquer cidade que tiver a frente propiciando esse tipo de formação, não só está dando uma capacitação melhor como também está dando um salto para trazer inovação e mobilidade digital para dentro do estado”, aponta.

“O grande diferencial do Juventude Digital é que não é só a transformação que a gente cria ali em sala de aula mas também a transformação dentro da comunidade e levar pra dentro de casa o conhecimento que está aprendendo”, conta Tracy, que ressalta a articulação do projeto em alcançar cada vez mais os alunos da Capital. Segundo a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), a previsão é formar 12.500 alunos este ano, sendo 8 mil só do 9° ano da rede pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.