Pular para o conteúdo principal

Comissão aprova aumento de vantagens para professores da educação básica

    - Foto: Dário Gabriel Nesta terça-feira (08/05), a  Comissão de Educação Básica  da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou 13 proposições. De autoria  do Poder Executivo,  o  projeto de lei  n.º  31/24  cria e aumenta vantagens aos profissionais do grupo ocupacional magistério da educação básica no Ceará. De autoria dos deputados, foram aprovados nove projetos de lei. O de n.º  364/2023 , da deputada Lia Gomes (PDT), dispõe sobre a disponibilização de disciplina eletiva na grade escolar aos alunos do ensino médio para identificação e prevenção de situações de violência intrafamiliar e abuso sexual. O projeto recebeu uma emenda de autoria do deputado Nizo Costa (PT). O PL n.º  893/2023 , do deputado Renato Roseno (Psol), trata sobre a inclusão da temática da educação climática no programa de ensino das escolas da rede pública do Estado. De autoria da deputada Luana Ribeiro (CIdadania), o projeto de lei n.º  1036/2023  institui a campanha Leitura Solidária no estad

Migrantes participam de curso profissionais de Costura e de Salgados no Ceará

 

A ação é executada através da parceria entre SPS, Senac e Casa do Migrante

Entre linhas, botões e o som das máquinas de costura, Miza, Dandara e Ana transformam recortes de papelões em roupas e tecem suas realidades na partilha do sonho de ter um negócio próprio ou de adentrar no mercado de trabalho. Elas dividem a sala com outras alunas, brasileiras e migrantes, que juntas, estão aprendendo não só sobre maquinário, tecido, modelagem e vendas, mas também sobre a importância das trocas culturais. O curso é realizado através da parceria entre a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS), por meio do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Casa dos Migrantes, que cedeu um espaço para as aulas de Costura e de Salgados. Ao todo, estão sendo capacitadas 26 pessoas, nas duas qualificações.

Natural da Guiné-Bissau, Morto Nogueira, 35, a “Miza” já está no Brasil há mais de oito anos. Ela conta que veio para estudar, fez curso técnico de Meio Ambiente, mas o mercado foi ficando mais difícil na sua área e a africana precisou dedicar mais do seu tempo na criação dos três filhos: Domingos, 9, Edimilson, 5, e José Eduardo, 3. “Meu sonho agora é ter um trabalho que possa fazer em casa, para poder cuidar deles e ter uma fonte de renda minha. Penso em investir depois em uma máquina de costura para criar lingeries e ter minha própria produção”, conta Miza, que divide as despesas de casa com seu companheiro.

Enquanto Miza relata sua história, os olhos de Dandara Firmino, 41, brilham de orgulho pela trajetória de força e determinação das companheiras de curso. Dandara é mulher trans e precisou de coragem para enfrentar preconceitos e não abrir mão da sua identidade. “Eu admiro muito elas, me inspiro também na coragem que elas têm para transformar as dificuldades em oportunidades. Aqui nós aprendemos muito umas com as outras, seja sobre ousadia para enfrentar os problemas, seja um idioma novo, uma nova percepção… tem sido muito enriquecedor participar desta qualificação”, explica.

Novas Travessias

Ana Lucero, 28, é venezuelana e chegou há um ano no Brasil, em busca de novas oportunidades de emprego para ela e seu companheiro, Davi, que é marceneiro. Mãe de Javier, 8, Charlote, 6, e Dana, 3, Ana Lucero conta que sempre gostou de poder criar roupas a partir de ideias suas. “Eu moro aqui no bairro Presidente Kennedy e quando soube dessa oportunidade na Casa do Migrante logo me inscrevi para participar. Tenho tido manhãs muito proveitosas, cheias de aprendizados que serão um impulso para que eu alcance meus objetivos”, reforça Ana.

Programa Estadual

Gerido pela SPS, o Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas oferece atendimento para migrantes no Brasil. Entre as principais demandas, está a regularização documental, para que se possa acessar políticas públicas de saúde, educação, assistência social, além de solicitações de visto laboral, por parte de refugiados, que buscam permanecer no País, e migrantes, após a conclusão de seus estudos.

O supervisor do Programa, Simão Castro, ressalta que as parcerias com instituições como Senac e Casa dos Migrantes têm sido muito positivas porque trazem oportunidades profissionais para os migrantes. “A realidade da migração é cada vez mais presente no nosso dia a dia e este público precisa do nosso acolhimento. Nestes cursos, temos migrantes de vários países que estão convivendo e aprendendo ao lado de brasileiros, que também estão aqui em busca de capacitação”, destaca Simão.

Mirela Torres é coordenadora da Casa dos Migrantes e ressalta que as parcerias vêm possibilitando o acolhimento dos migrantes em diversos aspectos. “Nos cursos, eles trocam muitas dicas e conhecimentos, o que enriquece todo o processo”, frisa Mirela Torres.

Lindimarcia Ramires, professora do curso de Costura do Senac, destaca que a capacitação é bem completa e faz parte do Eixo de Moda, com duração de quase três meses. “São 212 horas de aulas, e aqui nós vemos diversos conhecimentos, dentre os quais: Maquinário, Ferramentas de Trabalho e Modelagem. Depois do corte, elas passam para o preenchimento de ficha técnica e, dentro disso, vão entender a metragem que leva para cada peça que estão executando”, explica a professora.

Serviço

O atendimento aos migrantes pode iniciar pelo WhatsApp, nos números (85) 98439-3462 / 98644-9482 e, caso necessário, podem ser marcados atendimentos presenciais para coleta de documentação e de informações importantes sobre a demanda de cada migrante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.