Pular para o conteúdo principal

CBMCE recebe a doação de duas cadelas do Corpo de Bombeiros do Tocantins

  O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) recebeu uma doação de duas cadelas da raça pastor-alemão do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO). Os animais são os primeiros de sua raça a integrar o CBMCE. Com quatro meses, Aisha e Agnes já iniciaram um treinamento intensivo que durará cerca de dois anos. Sob a orientação dos condutores capitão Eliomar Alves e soldado Brito, elas são treinadas para busca e resgate de pessoas, utilizando a metodologia de varredura de área, uma técnica desenvolvida para buscas de vítimas em desastres. As cadelas foram doadas pelo subtenente Mollo, do CBMTO, um cinotécnico conhecido por criar cães da linhagem sadonana, uma das melhores linhagens de cães de trabalho do Brasil. A chegada de Aisha e Agnes marca um avanço significativo para a equipe de resgate do CBMCE, ampliando suas capacidades e reforçando seu compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade.

Prefeito em exercício Élcio Batista vistoria obras de urbanização e calçadão no Serviluz

 grupo de pessoas caminha pelo calçadão em construção na praia do Serviluz

Élcio Batista destacou ainda a importância do litoral de Fortaleza para a economia local (Fotos: Alex Costa)

O prefeito em exercício Élcio Batista realizou, nesta quarta-feira (19/10), visita técnica às obras de urbanização e mobilidade na comunida do Serviluz (bairro Cais do Porto). O projeto, que já está com 70% dos serviços executados, está requalificando o calçadão da orla e realizando nova pavimentação nas avenidas Pontamar e Leite Barbosa, contemplando cerca de 2 km de extensão.

“Esta urbanização faz parte de um conjunto de ações que a Prefeitura de Fortaleza está realizando na orla de toda a cidade, em especial, nas áreas de Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis). O Serviluz é uma área muito importante e que precisa de melhor qualidade de vida. Essa obra trará isso, ao mesmo tempo que cria novas oportunidades de qualificação”, informou Élcio Batista.

Élcio Batista, que também é superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza, destacou ainda a importância do litoral de Fortaleza para a economia local. “A nossa grande indústria, o parque que podemos explorar, é justamente o litoral. Os 33 km que temos de praias formam um parque litorâneo muito importante para o desenvolvimento social, ambiental e econômico de Fortaleza. Estas são obras essenciais para reduzirmos as desigualdades e nos tornamos, até 2042, uma das cidades com mais qualidade de vida do Brasil”, completou.

Francisco Luciano e Capitão Gancho
O moradores do Serviluz Francisco Luciano e Capitão Gancho celebraram a obra

Como forma de incentivar o comércio local, foram construídos nove boxes comerciais para venda de produtos diversos, cercado por um projeto paisagístico com o plantio de 68 coqueiros de grande porte que já embelezam a paisagem praiana. A região também receberá mobiliários urbanos, banheiros e quatro bolsões de estacionamento com 84 vagas ao longo da via.

Além das melhorias urbanísticas, o projeto realizou também a contenção da faixa de areia para evitar que ela invada a pista e as casas, queixa muito frequente na região e que era resolvida de forma paliativa com o trabalho de máquinas para a limpeza da via. Para sanar o problema, no local foi feito uma barreira de corrente eólica com o plantio de vegetação nativa como a salsa de praia e a fixação de palhas de coqueiros e estacas com madeiras de eucalipto teladas, método utilizado para redirecionar a areia trazida pelos ventos até o mar.

As obras, que estão sendo executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), possuem investimento de R$ 10,1 milhões e previsão de entrega para o primeiro semestre de 2023. Samuel Dias, titular da pasta, comentou sobre o andamento da obra. “As obras estão com mais de 70% executadas. Concluímos a parte principal, a estabilização da areia da praia do Serviluz. Antes, a areia ia para cima das ruas e das casas, resolvemos esse problema para fazer a implantação do calçadão. Nossa expectativa, com esta estabilização, é entregar para a população todas essas obras no primeiro semestre do ano que vem”.

Francisco Luciano, comerciante local, elogiou os trabalhos de requalificação já realizados. “Há uns anos atrás, nesta época do ano mesmo, nós tínhamos que entrar em casa pela janela por conta da areia que vinha da praia. Com essa obra, melhorou 100%. A Prefeitura nos apresentou a maquete do projeto no início das obras e achei muito bonito, com certeza vai beneficiar muito a nós moradores”

Roberto Silva, conhecido pela comunidade como Capitão Gancho, também celebrou a obra e anseia pela entrega da requalificação. “Melhorou muito a questão da areia. Espero que continue assim, pois vai ficar muito melhor para nós, nossas famílias e visitantes. Aqui é muito bonito e, com esse projeto, vai ficar ainda mais”, disse.

Após concluídos todos os serviços, a região contará com um novo calçadão em pedra Cariri, sistema de drenagem, pavimentação com piso intertravado, calçadas, ciclofaixa e equipamentos esportivos como Quadra poliesportiva e Areninha. O novo campo, com grama sintética, será revitalizado e passará por serviço de varrição para a retirada da areia que invadiu o equipamento quando ainda não havia sido concluído o projeto de contenção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.