Reforço de policiais civis do DHPP impacta no aumento de 81,5% nas capturas em flagrante e por mandados na Capital
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), segue com os trabalhos ininterruptos de combate aos crimes contra a vida. Só no mês de novembro, 69 pessoas foram capturadas mediante cumprimento de mandados de prisão preventiva e temporária, bem como prisões em flagrante. Comparado ao mesmo mês do ano passado, houve um aumento de 81,5%. Importante destacar que o DHPP teve o seu efetivo reforçado, após 490 novos policiais civis serem nomeados pelo Governo do Ceará para fortalecer o trabalho da PC-CE em todo o Estado.
No período de janeiro a novembro de 2022, houve um acréscimo de capturas em 28%, indo de 477 para 611. O impacto disso é sentido no balanço dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), na Capital, que registrou uma diminuição de 23,1% comparando novembro último com igual período do ano passado, que saiu de 82 casos para 63. Quando se trata do balanço anual – janeiro a novembro – Fortaleza registrou uma retração de 5,5%, indo de 828 para 782. Para a PC-CE, esse número expressivo é resultado de um trabalho de inteligência atrelado com a ajuda da tecnologia, bem como do trabalho integrado entre as instituições.
Outros números do DHPP
Além das capturas e da diminuição de crimes contra a vida, houve um aumento de 104,3% em relação às apreensões de armas de fogo, pelo DHPP, se compararmos janeiro a novembro de 2021 e 2022. Neste ano, foram apreendidas 94 armas de fogo pelo departamento especializado. Ano passado esse número foi de 46.
Outro dado relevante dos trabalhos policiais do Departamento de Homicídios, realizados de janeiro a novembro de 2022, foi a quantidade de mandados de busca e apreensão cumpridos. Houve um acréscimo de 180,2%, indo de 91 para 255.
Sobre as representações por cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão, houve um crescimento de 83,5%, quando 1.136 mandados foram solicitados junto ao Poder Judiciário, de janeiro a novembro de 2022. Em igual período do ano passado, foram 619.
“O resultado referente ao mês de novembro só reforça que o trabalho desenvolvido pela Polícia Civil, notadamente o DHPP, no combate aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), está no caminho certo. A estratégia é continuar dando ênfase na conclusão dos inquéritos policiais recentes, representando por prisões, ao mesmo tempo que as equipes de campo prendem os suspeitos de cometerem homicídios e tiram armas de fogo das ruas.” comenta o diretor do DHPP, Harley Filho.
Redução nos CVLIs em todo Estado
No balanço do período de janeiro a novembro de 2022, o Ceará está com 10,1% de redução. Em igual período do ano passado, foram 3.027 casos contra 2.722 dos onze meses deste ano. Já a Região Metropolitana apresentou 17% de retração, indo de 847 casos para 703. Em seguida vem o Interior Sul, com 11,3% de diminuição, indo de 666 para 591. Fortaleza e Interior Norte apresentaram de -5,6% e -5,8%, respectivamente. A Capital foi de 828 casos para 782. Já o Interior Norte foi de 686 para 646 CVLIs.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.