Cientistas da Universidade Federal do Ceará combinaram conhecimentos em medicina, matemática e inteligência artificial para desenvolver um algoritmo capaz de identificar precocemente uma das principais causas de cegueira no mundo, a retinopatia diabética. Segundo os pesquisadores, a inovação é promissora e abre caminho para uma nova geração de ferramentas diagnósticas mais precisas e com menor custo. Os pesquisadores projetam que o cenário mais imediato de aplicação é o rastreamento em grande escala de pacientes com diabetes em Fortaleza (Foto: Viktor Braga/UFC) O sistema faz a detecção de pequenas lesões vasculares, chamadas de microaneurismas, na retina do olho do paciente. Elas são o primeiro sinal clínico da retinopatia diabética, uma complicação do diabetes que causa danos aos vasos sanguíneos da retina. Concebida por pesquisadores da Faculdade de Medicina (Famed/UFC), a pesquisa traz como grande diferencial o uso do chamado Diagrama de Voronoi, uma ferramenta ma...
A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) inicia, nesta quinta-feira (02/02), uma série de levantamentos sobre a implantação do Piso Salarial da Enfermagem nos municípios do Ceará.
A normativa está prevista na Emenda Constitucional (EC) Nº 124 e na Lei Federal Nº 14.434/2022 e atende a uma demanda histórica de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.
Até o momento, sete cidades já criaram legislação específica para o tema. São elas: Aquiraz, Cruz, Eusébio, Hidrolândia, São Gonçalo, Tauá e Tianguá.
Matéria completa: https://fetamce.org.br/7-cidades-do-ceara-regulamentam-piso-da-enfermagem/
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.