Pular para o conteúdo principal

Sine Municipal oferta 1.660 vagas de trabalho em Fortaleza

  Todas oportunidades de emprego estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento   COMPARTILHAR   A Prefeitura de Fortaleza realiza atendimento presencial nas unidades do Sine Municipal dos bairros Aldeota, Parquelândia e Siqueira. O Sine Municipal está disponibilizando 1.660 vagas de trabalho em Fortaleza, incluindo Pessoas com Deficiência (PcD) e reabilitados pelo INSS. Mulheres vítimas de violência doméstica também têm atendimento prioritário na busca por emprego. A medida atende a Lei 14.542/23 sancionada pelo Governo Federal, que estabelece a reserva de 10% das vagas para as vítimas. Todas as oportunidades de emprego estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento. Confira as principais oportunidades: - Costureira em geral (113) - Operador de telemarketing (83) - Auxiliar de linha de produção (56) - Promotor de vendas (50) - Atendente de lojas (33) - Auxiliar de cozinha (26) - Açougueiro (24) - Garçom/cumim (24) A Prefeitura de Fortale

Agência UFC: Biolubrificante feito com líquido da casca da castanha-de-caju gera nova patente à UFC

 líquido da casca da castanha-de-caju (LCC) já é um velho conhecido de pesquisas da Universidade Federal do Ceará. Com vasta aplicação tecnológica, a matéria-prima já foi pauta de reportagens na Agência UFC sobre seu uso na geração de produtos que vão de inseticidas a antimicrobianos e antifúngicos. Agora, o LCC rendeu à Universidade sua mais nova patente.

A invenção patenteada busca resolver os problemas inerentes à produção de óleos lubrificantes, destinados ao uso pela indústria (em maquinários, por exemplo). Quando feitos a partir de origem mineral, com derivados de petróleo, esses produtos são tóxicos para o meio ambiente, por possuírem descarte difícil e serem obtidos por meio de uma fonte não renovável.

Imagem: O LCC, de coloração preta, é extraído durante o processo de obtenção da amêndoa da castanha-do-caju (Foto: Viktor Braga/UFC)
O LCC, de coloração preta, é extraído durante o processo de obtenção da amêndoa da castanha-do-caju (Foto: Viktor Braga/UFC)

Já no caso de lubrificantes a partir de óleos vegetais, ainda que sejam mais vantajosos do ponto de vista produtivo e ambiental, há outros problemas: é uma produção que entra em conflito com os setores agrícolas e alimentícios, pela necessidade de áreas extensas para plantio da matéria-prima e altos custos econômicos ou sociais.

Por isso, o lubrificante feito a partir do LCC se apresenta como uma alternativa, já que o líquido é um subproduto normalmente extraído durante o processamento da castanha-de-caju para obtenção da amêndoa (o principal objetivo dessa indústria). Como já está inserido em um processo produtivo bem estabelecido, o uso do LCC contorna os problemas de custos e conflitos apresentados pelos óleos vegetais.

Os detalhes sobre essa produção estão disponíveis na matéria desta semana da Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.