Pular para o conteúdo principal

Instabilidade aumenta e Ceará tem condições para chuvas mais abrangentes até sexta (6)

  A partir de quinta-feira (05), o cenário meteorológico se torna mais favorável à ocorrência de chuvas em todo o estado. (FOTO: Marciel Bezerra) O Ceará deve registrar variação de nebulosidade, temperaturas elevadas e aumento das condições para chuva nos próximos dias, segundo análise da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A tendência é de precipitações mais amplas entre quinta (5) e sexta-feira (6), com possibilidade de eventos de intensidade moderada a forte em diferentes regiões do estado. Imagem do satélite GOES-19, captada às 8h40 (horário local), já indicava nesta quarta-feira (4) céu parcialmente nublado a nublado, com ocorrência de chuva no sul do Sertão Central e Inhamuns e na Ibiapaba. Áreas de instabilidade também foram observadas no sul do Piauí e do Maranhão, influenciando as condições atmosféricas sobre o território cearense. De forma geral, o tempo no estado deve seguir com céu variando entre parcialmente nublado e nublado, além de calor...

Entrega da Declaração do Imposto de Renda começa no dia 15 de março

 A partir deste ano, o contribuinte passará a entregar a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física mais tarde. A Receita Federal adiou o prazo de envio do documento para o período de 15 de março a 31 de maio.


Em nota, a Receita Federal explicou que a mudança tem como objetivo permitir que todos os contribuintes possam ter acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda no primeiro dia de entrega.

Segundo o auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, como a maioria das informações oferecidas na declaração pré-preenchida só chegam à Receita Federal no fim de fevereiro, o Fisco precisa de um prazo para consolidar os dados. Por causa disso, o formulário pré-preenchido, que proporciona mais comodidade e diminui a chance de erros pelo contribuinte, só sai na metade de março.

Tradicionalmente, o prazo de entrega começava no primeiro dia útil de março e ia até o último dia útil de abril, mas as datas foram alteradas nos últimos três anos. Por causa da pandemia de covid-19, a data limite para a entrega das declarações de 2020 passou de 30 de abril para 30 de junho. Em 2021, com uma nova onda da pandemia, o fim da entrega passou de 30 de abril para 31 de maio.

No ano passado, o prazo começou em 7 de março, por causa do carnaval na semana anterior, e também estendeu-se até 31 de maio. Na ocasião, a Receita também informou que o objetivo era reduzir os efeitos da pandemia de covid-19.

As regras para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 serão anunciadas no próximo dia 27. O prazo para a entrega do informe de rendimentos pelos empregadores, bancos e planos de saúde continua até 28 de fevereiro.

Edição: Kelly Oliveira

Comentários