A instituição atua desde 2020 e já impacta a vida de mais de 400 famílias da Favela do Inferninho em Fortaleza
Neste domingo, 26 de fevereiro, o Instituto Pensando Bem marcará presença no quadro The Wall do programa “Domingão com Huck”, apresentado por Luciano Huck. O jogo de perguntas e respostas desafia os participantes, que pretendem conquistar o valor, em dinheiro, suficiente para investir em seus sonhos.
Representando o Instituto, participarão da prova o gestor e fundador do Pensando Bem, Rutenio Florencio e o cofundador da instituição, Railson Marques. Para Rutenio, a participação no The Wall é uma oportunidade para dar mais visibilidade e crescimento ao trabalho realizado dentro da Favela do Inferninho. “Nosso desejo é que o Pensando Bem chegue ainda mais longe com seu trabalho de transformação da favela de dentro para fora”, revela.
O programa pode ser conferido pela TV Globo, a partir das 17h30, após o The Masked Singer Brasil.
Instituto Pensando Bem e sua missão dentro da favela
Fundado em 2020, o Instituto Pensando Bem surgiu para transformar a favela de dentro para fora, com ações de impacto social ao alcance de todos. Atualmente, a instituição promove diversas atividades e oficinas gratuitas nas áreas de Educação, Cultura, Esporte, Tecnologia e Qualificação Profissional, atendendo mais de 400 pessoas da Favela do Inferninho, no bairro Vila Velha, em Fortaleza.
O Pensando Bem nasceu a partir do sonho do seu gestor e fundador, Rutenio Florencio, morador da comunidade, que ao iniciar sua trajetória no mercado de trabalho, tomou conhecimento da morte precoce de uma amigo de infância. O jovem usou da sua dor a força para transformar vidas, pois percebeu que a educação o havia salvado do destino semelhante ao do amigo. "O Instituto Pensando Bem é a minha missão de vida. Ela surge a partir do momento que eu começo a imaginar e pensar no que me fez chegar até aqui”, conta o empreendedor social.
Em 2021 o Instituto foi acelerado pela ONG Gerando Falcões, a maior rede de organizações não governamentais do Brasil. Rutenio explica que esse reconhecimento foi um importante passo para o crescimento do trabalho do Pensando Bem dentro da favela.
Hoje, o Instituto Pensando Bem conta com uma base educacional, o Beco Céu, e impacta a vida de crianças, jovens e adultos com suas ações de transformação social.
Beco Céu, espaço de vida, cores e transformação
O Beco Céu, localizado no coração da Favela do Inferninho, é onde tudo acontece. Ações, cursos, oficinas e muito mais. A base educacional do Instituto Pensando Bem surgiu de um beco abandonado ao lado da casa onde Rutenio cresceu. Com a união e o trabalho de todos, o espaço com cerca de 500m² foi transformado para receber a comunidade nas diversas atividades oferecidas pelo Instituto e agora é uma área de convivência e oportunidades para os moradores do local.
Atualmente, o Beco Céu é um território criativo dentro da própria favela. É um lugar onde os moradores podem se sentir acolhidos e onde podem ter acesso a oportunidades que antes eram inalcançáveis.
Por meio da arte, o espaço foi revitalizado e ressignificado. Hoje, quem passa pelo Beco Céu pode contemplar diversos murais coloridos.
“Se antes o Beco era um ambiente abandonado, hoje ele tem vida, cor e representa mudança social para dentro da favela. Um lugar revitalizado, revitaliza pessoas”, declara Rutenio.
Como ajudar o Pensando Bem
As doações podem ocorrer de diversas formas. Seja um agente transformador e contribua com a missão do Instituto Pensando Bem de impactar vidas.
Links para doação: Transformando a favela de dentro para fora (institutopensandobem.com)
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.