Pular para o conteúdo principal

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Bolsonaro Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

  A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferiu nesta sexta-feira (18) o quarto voto para validar a decisão do ministro Alexandre de Moraes determinando medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica. Na manhã desta sexta-feira, a Polícia Federal (PF) fez uma  operação de busca e apreensão  contra Bolsonaro por determinação do ministro. Após o cumprimento das medidas, a decisão do ministro foi levada para referendo em votação virtual da Primeira Turma da Corte. Até o momento, o placar está 4 votos a 0 para manter as cautelares. Além de Moraes, os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia foram favoráveis em manter as medidas cautelares.   Para a ministra, os indícios apontados contra Bolsonaro justificam as medidas. “A necessidade da manutenção das medidas cautelares decretadas na decisão que se propõe referendar está evidenciada pelas numerosas postagens juntadas no processo, n...

MAUC abre no sábado (11) exposição "Im[per]manências", da artista plástica e professora Aline Basso

 O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) inaugura no próximo sábado (11), às 9h, a exposição Im[per]manências, de Aline Basso. A artista é professora adjunta do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC e coordena o Programa de Extensão Desenhando no Museu, em parceria com o MAUC. Composta por 29 desenhos e uma instalação, a mostra é resultado do processo prático da tese de doutorado intitulada “Im[per]manências: estudos sobre desenho à luz dos manuais de pintura chineses”, defendida por ela, em 2020, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em Portugal.

conceito budista da impermanência, de que tudo o que existe é transitório e está fadado a desaparecer, permeia o trabalho de Aline, cujo objetivo foi debater e experimentar, na prática do desenho, a aplicação das regras de pintura contidas em dois manuais de pintura chineses dos séculos XVII e XVIII. A exposição tem curadoria de Saulo Moreno, coordenador do Núcleo Educativo do MAUC.

Imagem: Detalhe de uma das obras da série eu-objeto da exposição Im[per]manências, de Aline Basso (Imagem: Divulgação)
Detalhe de uma das obras da série eu-objeto da exposição Im[per]manências, de Aline Basso (Imagem: Divulgação)

Aline Basso explica que o corpo da exposição foi dividido em três séries: não-objeto, outro-objeto e eu-objeto, todas elas desenvolvidas paralelamente aos estudos teóricos da tese. A artista detalha que “a série não-objeto é composta pelos trabalhos ‘abstratos’, ou seja: não há um objeto de referência para a construção desses desenhos. Eles são feitos a partir de um referencial de linhas, manchas e bordado que já existiam na minha ‘biblioteca’ de formas conhecidas, digamos assim.”

Sobre a série outro-objeto, Aline comenta “apoia-se na figura humana como objeto de contemplação. Nesses desenhos eu trabalho com modelos vivos e a discussão gira em torno de como eu percepciono o real e de como eu o referencio nos desenhos”.

Já a série eu-objeto é composta por autorretratos feitos ao espelho. “Neles eu sou a que desenha e a que é desenhada, construindo uma relação um bocado mais complexa de contemplação e referenciação do real”.

A artista afirma que "perceber este continuum impermanente foi fundamental para o desenvolvimento das reflexões, afinal, o desenho é também um continuum, é movimento. Desenhar é entregar-se a esse fluxo. Compreender que um desenho não é apenas o resultado, mas o processo, estabelece outra relação com a prática artística. Muito mais intensa e clara."

Nos desenhos, a artista utilizou a técnica de nanquim e grafite sobre papel e algumas obras, como mencionado, têm detalhes em bordado. Quanto à instalação, Aline Basso esclarece que se trata de “uma experiência de fragmentação. Ela envolve a ideia de que tudo o que existe, vai fragmentar-se e desaparecer. É o princípio da impermanência, talvez a principal lei que rege a existência. Essa obra ainda está em processo, ela vai ser definida quando iniciarmos a montagem. A base dela será o papel e a costura.”

Imagem: Na série outro-objeto, os desenhos se apoiam
Na série outro-objeto, os desenhos se apoiam "na figura humana como objeto de contemplação" (Imagem: Divulgação)

VISITAS – A exposição Im[per]manências fica em cartaz até o dia 24 de março, sendo aberta a todos os públicos. O Museu de Arte da UFC está localizado na Av. da Universidade, 2854, Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 12h e das 13 às 17h. Aos sábados, quando o horário é previamente divulgado, o funcionamento costuma ser das 9h às 13h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.