São Paulo, 17 de fevereiro de 2023 – Pega um Guanabara e Vem com mais segurança. Depois de três anos sem Carnaval, o retorno da festa no Grupo Guanabara, que reúne sete marcas de transporte rodoviário, acontece em meio a uma intensa campanha de treinamento e reciclagem dos motoristas da empresa para alertá-los sobre ações e práticas preventivas para evitar acidentes.
Para esse trabalho, o Grupo conta com instrutores que já foram um dia motoristas da empresa. Na reciclagem, os colaboradores, alguns com mais de 15 anos de empresa, são lembrados de medidas básicas de segurança, como não se alimentar ou usar o celular enquanto dirige. Além disso, os instrutores repassam princípios de condução defensiva que visam prevenir fatores de risco: atenção às condições meteorológicas e da pista, manter distância segura dos veículos à frente, sempre sinalizar mudança de faixa e ingerir alimentos leves para evitar a sonolência, entre outros.
Os instrutores incentivam o uso das salas de ativação que as empresas do Grupo mantêm em cidades como Juiz de Fora e Uberlândia. Lá, os motoristas passam por uma sessão de fotoestimulação, que ajuda a reduzir a produção de melatonina, o hormônio do sono; podem ainda fazer dez minutos de bicicleta estática e recebem alimentos leves antes de continuar viagem. Vale lembrar que o Grupo Guanabara já adota um programa de medicina do sono para identificar eventuais distúrbios em alguns motoristas e evitar acidentes.
Durante o Carnaval, alguns instrutores receberão os motoristas da empresa nas salas de ativação; outros estarão no embarque.
“Embora a gente sempre realize esse tipo de treinamento durante feriados prolongados, temos um fator a mais de preocupação neste Carnaval. Como durante três anos não tivemos Carnaval, notamos que a demanda por passagens está muito forte este ano. Por isso, com mais veículos nas estradas, os motoristas precisam aumentar a atenção”, explica Letícia Pineschi, diretora de marketing e de relações institucionais do Grupo Guanabara. A executiva lembra ainda que a empresa instalou faixas nos portões de saída das suas garagens: “Motorista, o maior responsável pela segurança da sua é você.”
O Grupo está unificando as marcas Útil, Real Expresso, Rápido Federal, Sampaio, Brisa, Sampaio e Expresso Guanabara em uma única marca, a Guanabara, num processo que deve durar cerca de dois anos. Para isso, contratou o cantor o Wesley Safadão para uma grande campanha de marketing: “Pega o Guanabara e vem”.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.