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BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes Beneficiário terá 45 ou 90 dias para atualizar a depender de onde mora

  O governo federal publicou nesta sexta-feira (26)   novos prazos para a atualização cadastral   do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), ainda existe um grande número de beneficiários que não estão incluídos no Cadastro Único ou que estão com o cadastro desatualizado há mais de 48 meses. Desde 2016, para o recebimento do BPC, os beneficiários precisam estar inscritos no Cadastro Único e fazer atualização do cadastro a cada dois anos. Atualmente, são atendidos pelo programa mais de 6,02 milhões de beneficiários, entre idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda, que recebem o pagamento de um salário mínimo.  Prazos O beneficiário que não estiver no CadÚnico ou que estiver com o cadastro desatualizado há mais de 48 meses deve regularizar a situação em 45 dias se morar em um município de até 50 mil habitantes. Para aqueles que vivem em cidades maiores, com mais de 50

Pesquisa De Endividamento. Inadimplência apresenta redução no bimestre Jan/Fev em Fortaleza



De acordo com a pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada no bimestre janeiro/fevereiro de 2023, 75,4% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. Este resultado, mostra um aumento de 2,4 pontos percentuais quando comparado com o bimestre encerrado em dezembro, de 73,0%, mas levemente abaixo do observado no mesmo período do ano passado (75,5%). O estudo é realizado pela Fecomércio-CE, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC).

 

Já a proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso teve diminuição de 5,1 pontos percentuais, passando de 27,3%, no bimestre novembro/dezembro, para 22,2% no atual período. As dificuldades em honrar os compromissos financeiros afetam mais os homens (23,3% dos entrevistados desse grupo afirmaram possuir contas em atraso), os consumidores do estrato com idade entre 25 e 34 anos (25,4%) e da classe com renda familiar mensal entre cinco e dez salários-mínimos (22,8%).

 

O tempo médio de atraso é de 69 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é a necessidade de se adiar o pagamento, para uso dos recursos em outras finalidades, com 50,0% das respostas. O segundo motivo mais mencionado é o desequilíbrio financeiro, citado por 44,3% dos entrevistados, seguido da contestação das obrigações (4,6%) e da perda de prazo por esquecimento (4,2%).

 

Comprometimento da renda

O consumidor de Fortaleza está comprometendo, em média, 42,4% da renda familiar com o pagamento das dívidas – exatamente o mesmo resultado do último semestre encerrado em dezembro de 2022, mas ainda superior à média histórica do indicador, de 35,0%.

 

Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: cartões de crédito, citados por 81,2% dos entrevistados; financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 14,5%; empréstimos pessoais, com 11,2%; carnês e crediários, com 4,6%; e cheque especial, com 1,5%.

 

A pesquisa mostra que são os gastos correntes os principais responsáveis pelo endividamento, com destaque para a compra de alimentos a prazo (citado por 57,4% dos consumidores entrevistados), a aquisição de itens de vestuário (33,3%), a cobertura de despesas de saúde (22,1%) e o pagamento de aluguel residencial (21,3%). O valor médio das dívidas é de R$ 1.712, com prazo médio de oito meses.

 

Inadimplência potencial

A taxa de inadimplência potencial, ou seja, a proporção de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos, teve uma redução de 2,4 pontos percentuais, atingindo o patamar de 9,1% no bimestre janeiro/fevereiro. O índice também mostra melhoria com relação ao mesmo período de 2022, quando foi mensurado em 10,3%.

 

O perfil do consumidor inadimplente mostra preponderância do grupo de consumidores do sexo masculino (inadimplência potencial de 10,1%), do grupo com idade acima dos 35 anos (9,4%) e do estrato com renda familiar mensal inferior a cinco salários-mínimos (9,3%).

 

Orçamento familiar

A pesquisa ainda revela que 78,1% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos, o que contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento. Dos entrevistados, 10,9% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos e 11,0% informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.

 

A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento, estando sempre entre um dos principais motivos para o atraso ou inadimplência. Dos fatores que os consumidores consideram que mais contribuem para esse problema, listam-se:

 

•              A falta de orçamento e controle dos gastos, com 56,9% das respostas;

•              As compras por impulso, sem necessidade ou além do necessário, com 18,6%;

•              Gastos imprevistos, com 17,3%;

•              O aumento dos gastos considerados essenciais, com 17,0%;

•              Desemprego, com 16,8%; e

•              Redução dos rendimentos, com 15,0%.

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