Pular para o conteúdo principal

PMCE cumpre mandados de prisão e apreende arma de fogo durante Operação Integração na RMF

  A Polícia Militar do Ceará (PMCE) deflagrou, neste final de semana (dias 4, 5 e 6 de julho), mais uma fase da Operação Integração, com foco nos municípios de Pacatuba e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A ação visa reforçar a segurança pública, combater a criminalidade e cumprir mandados de prisão expedidos pela Justiça, além de coibir a circulação de armas ilegais. A operação é coordenada pela Coordenadoria Geral de Operações (CGO), por meio da atuação integrada das forças de segurança, e conta com o emprego de patrulhas especializadas da PMCE. Neste final de semana, o destaque das ações foi para o trabalho desenvolvido pelo Comando Tático Motorizado (Cotam), que efetuou a prisão de dois indivíduos com mandados judiciais em aberto. Prisões e apreensão de arma O primeiro mandado foi cumprido na manhã desde sabado (5), no município de Pacatuba. Um homem de 33 anos foi preso na rua São Francisco, no Conjunto Planalto Benjamin. Contra ele havia um mandado de pri...

Pesquisa De Endividamento. Inadimplência apresenta redução no bimestre Jan/Fev em Fortaleza



De acordo com a pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada no bimestre janeiro/fevereiro de 2023, 75,4% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. Este resultado, mostra um aumento de 2,4 pontos percentuais quando comparado com o bimestre encerrado em dezembro, de 73,0%, mas levemente abaixo do observado no mesmo período do ano passado (75,5%). O estudo é realizado pela Fecomércio-CE, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC).

 

Já a proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso teve diminuição de 5,1 pontos percentuais, passando de 27,3%, no bimestre novembro/dezembro, para 22,2% no atual período. As dificuldades em honrar os compromissos financeiros afetam mais os homens (23,3% dos entrevistados desse grupo afirmaram possuir contas em atraso), os consumidores do estrato com idade entre 25 e 34 anos (25,4%) e da classe com renda familiar mensal entre cinco e dez salários-mínimos (22,8%).

 

O tempo médio de atraso é de 69 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é a necessidade de se adiar o pagamento, para uso dos recursos em outras finalidades, com 50,0% das respostas. O segundo motivo mais mencionado é o desequilíbrio financeiro, citado por 44,3% dos entrevistados, seguido da contestação das obrigações (4,6%) e da perda de prazo por esquecimento (4,2%).

 

Comprometimento da renda

O consumidor de Fortaleza está comprometendo, em média, 42,4% da renda familiar com o pagamento das dívidas – exatamente o mesmo resultado do último semestre encerrado em dezembro de 2022, mas ainda superior à média histórica do indicador, de 35,0%.

 

Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: cartões de crédito, citados por 81,2% dos entrevistados; financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 14,5%; empréstimos pessoais, com 11,2%; carnês e crediários, com 4,6%; e cheque especial, com 1,5%.

 

A pesquisa mostra que são os gastos correntes os principais responsáveis pelo endividamento, com destaque para a compra de alimentos a prazo (citado por 57,4% dos consumidores entrevistados), a aquisição de itens de vestuário (33,3%), a cobertura de despesas de saúde (22,1%) e o pagamento de aluguel residencial (21,3%). O valor médio das dívidas é de R$ 1.712, com prazo médio de oito meses.

 

Inadimplência potencial

A taxa de inadimplência potencial, ou seja, a proporção de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos, teve uma redução de 2,4 pontos percentuais, atingindo o patamar de 9,1% no bimestre janeiro/fevereiro. O índice também mostra melhoria com relação ao mesmo período de 2022, quando foi mensurado em 10,3%.

 

O perfil do consumidor inadimplente mostra preponderância do grupo de consumidores do sexo masculino (inadimplência potencial de 10,1%), do grupo com idade acima dos 35 anos (9,4%) e do estrato com renda familiar mensal inferior a cinco salários-mínimos (9,3%).

 

Orçamento familiar

A pesquisa ainda revela que 78,1% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos, o que contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento. Dos entrevistados, 10,9% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos e 11,0% informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.

 

A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento, estando sempre entre um dos principais motivos para o atraso ou inadimplência. Dos fatores que os consumidores consideram que mais contribuem para esse problema, listam-se:

 

•              A falta de orçamento e controle dos gastos, com 56,9% das respostas;

•              As compras por impulso, sem necessidade ou além do necessário, com 18,6%;

•              Gastos imprevistos, com 17,3%;

•              O aumento dos gastos considerados essenciais, com 17,0%;

•              Desemprego, com 16,8%; e

•              Redução dos rendimentos, com 15,0%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.