Celebração de Imposição das Cinzas na Catedral de Fortaleza – Foto: Sercom Arqfor / Laércio Peixoto No dia 18 de fevereiro, às 19h, a Catedral Metropolitana de Fortaleza será o coração orante da Arquidiocese ao acolher a solene Celebração da Quarta-feira de Cinzas, presidida por Dom Gregório Paixão, OSB. A celebração marca o início da Quaresma, tempo forte de penitência, conversão e oração mais intensa na vida da Igreja. A Quarta-feira de Cinzas, instituída há muitos séculos, abre para os cristãos um caminho de quarenta dias rumo à Páscoa do Senhor. Desde os tempos antigos, o gesto de cobrir-se de cinzas já expressava arrependimento e volta sincera para Deus. Entre os judeus, sentar-se sobre as cinzas era sinal de reconhecimento da própria fragilidade e de súplica por misericórdia. Ao recebermos as cinzas bentas sobre nossas cabeças, somos convidados a recordar a verdade fundamental da condição humana: “Tu és pó e ao pó voltarás” (cf. Gn 3,19). Este gesto simples e pr...
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve a proibição da venda de bebidas alcoólicas destiladas e do comércio e do consumo de qualquer bebida em recipiente de vidro nos locais destinados aos festejos de Carnaval no Município de Atibaia (SP). Ele negou medida liminar solicitada pela Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1044.
Ao pedir a suspensão do Decreto municipal 10.241/2023, a entidade alegava que a medida é arbitrária e viola o princípio da igualdade. Argumentava, também, ofensa aos princípios da ordem econômica e da livre iniciativa, sem justificativa fática, técnica, jurídica, científica ou social.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.