Pular para o conteúdo principal

PMDF investiga dois pacotes suspeitos no aeroporto de Brasília Área segue funcionando normalmente, sem cancelamento de voos

  Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) investiga dois pacotes suspeitos localizados na manhã desta terça-feira (16) nas proximidades do Aeroporto Internacional de Brasília. Homens do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal também estão no local, que foi isolado. De acordo com o major da PMDF Michello Bueno, os artefatos encontrados mais cedo, envoltos em fita, chegaram a passar pelo  scanner  do Batalhão de Operações Especiais, mas o resultado foi inconclusivo. Com isso, os pacotes serão detonados. “A gente não sabe o que é ainda. Foram encontrados dois objetos envoltos em fita. Foi passado o  scanner , o robô da polícia militar, com o material de operações especiais, mas foi inconclusivo. Eles vão explodir agora.” Ainda segundo o major, o aeroporto segue funcionando normalmente. Dados da Inframerica, concessionária que administra o terminal, mostram que não há atrasos ou cancelamentos nos voos previstos para esta sexta-feira. *Colaborou Gabriel Brum, da Rádio Nacional .  

A humanização da arquitetura hospitalar contribui para o bem-estar de pacientes, médicos e colaboradores

 




A afirmação é da arquiteta Denise Olinda, responsável pelo projeto do núcleo de Atenção Integral à Saúde da Unimed Ceará


Um termo muito utilizado nos dias atuais para quem trabalha com arquitetura e design é a humanização dos espaços. Os ambientes que têm ganhado cada vez mais atenção por profissionais da área são justamente aqueles destinados à prestação de serviços à saúde, como clínicas, hospitais, consultórios, dentre outros. Isso porque a humanização, aplicada de forma satisfatória, irá refletir diretamente no comportamento não apenas do paciente, mas também do colaborador e de todo o corpo clínico.  


A arquiteta e urbanista Denise Olinda, especialista em projetos na área da saúde, revela que a arquitetura hospitalar está intimamente relacionada ao equilíbrio entre corpo e mente, interferindo inclusive no bem-estar e no conforto dos pacientes. Tanto que é bastante comum a sensação de desconforto durante a espera por um atendimento na emergência ou em determinadas consultas médicas. “Muito provavelmente, a falta de cuidado com a arquitetura desses espaços contribuiu para essa experiência desfavorável, já que o ambiente tem um papel importante nas nossas sensações e emoções, podendo gerar e/ou potencializar o estresse, a inquietação, a irritação e a dor”, explica Denise. 


De acordo com a arquiteta, a ambientação dos espaços voltados para a área da saúde também não pode ser dissociada do atendimento. É o conjunto que torna a experiência agradável, acolhedora, menos dolorosa, contribuindo para favorecer sensações como tranquilidade e conforto. A arquitetura, dessa forma, deve ser enxergada como uma aliada no momento de dor e angústia. 


“Por isso, na hora de criar um projeto com essa finalidade, é vital conhecer as necessidades para proporcionar uma melhor vivência do espaço de forma receptiva, aconchegante e funcional. Sempre, claro, buscando valorizar a humanização, ou seja, repensar os espaços com o objetivo de trazer soluções satisfatórias para o atendimento e acolhimento das pessoas. É importante, também, projetar espaços que levem em consideração o conforto ambiental e térmico, fluxos, distrações positivas, áreas acessíveis a todos os indivíduos e sinalização”, destaca Denise Olinda que, através da DP Arquitetura, da qual é sócia, assinou projetos para o núcleo de Atenção Integral à Saúde da Unimed Ceará, Hospital Vale do Jaguaribe, espaço infantil do Colégio Dáulia Bringel, Posto Guarda-Vidas na Praia do Futuro, espaço desenvolvido pela Unimed Fortaleza em parceria com o Governo do Estado e o Corpo de Bombeiros, dentre outros.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.