Pular para o conteúdo principal

Nota de Pesar: Daniel Levi Cardoso Gomes

  O Fortaleza Esporte Clube recebe, com o mais profundo pesar, a notícia do falecimento de  Daniel Levi Cardoso Gomes . Sua partida precoce deixa familiares e amigos enlutados. Amigo fiel do Clube da Garotada, o pequeno Daniel Levi era figura certa nos jogos do Leão e, sempre que possível, representava o Fortaleza usando o Manto Tricolor como sua segunda pele. O Fortaleza agradece imensamente todo o apoio, amor e carinho de Daniel Levi e deseja muita paz nos corações de quem ele deixa a saudade eterna. Descanse em paz!

Homenagens a servidores marcam solenidade dos 50 anos do Centro de Ciências da UFC

 Foi realizada na tarde dessa quinta-feira (2), no Auditório Reitor Ícaro de Sousa Moreira, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, solenidade alusiva ao cinquentenário do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará (CC/UFC). As comemorações foram marcadas por homenagens a servidores docentes e técnico-administrativos que fizeram parte da unidade acadêmica nos últimos 50 anos.

Compuseram a mesa da cerimônia o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; a diretora do Centro de Ciências, Prof.ª Regina Célia Monteiro de Paula; a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher; o vice-diretor do Centro de Ciências, Prof. Wandemberg Paiva Ferreira; e a coordenadora dos programas acadêmicos do CC/UFC, Prof.ª Cristina Paiva da Silveira Carvalho. Estiveram ainda como representantes: a Profª. Irani Matos, dos departamentos da unidade; o Prof. Yuri Lenon Barbosa Nogueira, das coordenações dos cursos de graduação do Centro de Ciências; a Profª Izaura Cirino Nogueira Diógenes, dos coordenadores de pós-graduação do Centro; e o estudante Felipe Barbosa Rodrigues, do curso de Química, do corpo discente do CC.

Imagem: foto do palco de uma auditório com pessoas em pé atrás de uma mesa de solenidade
Compuseram a mesa da cerimônia o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; a diretora do Centro de Ciências, Prof.ª Regina Célia Monteiro de Paula; a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher; o vice-diretor do Centro de Ciências, Prof. Wandemberg Paiva Ferreira; e a coordenadora dos programas acadêmicos do CC/UFC, Prof.ª Cristina Paiva da Silveira Carvalho (Foto: Viktor Braga/UFC)

O evento teve início com o descerramento da placa em tributo aos ex-diretores do Centro de Ciências da UFC. Localizada na parte externa do auditório, a distinção traz o nome e o período de gestão dos dirigentes do CC, desde o Prof. Joaquim Haroldo Ponte, primeiro diretor, que atuou entre os anos de 1973 e 1976, até a atual diretora, Prof.ª Regina Célia Monteiro de Paula.

Em seguida, houve apresentação do Quarteto de Cordas da UFC, seguida pela fala da Prof.ª Regina Célia Monteiro, que mostrou ao público a linha do tempo do Centro de Ciências, com um resgate dos principais feitos do CC em sua trajetória. “Excelência, pioneirismo e internacionalização definem o nosso Centro de Ciências: o nosso biotério é o primeiro do Norte/Nordeste, a primeira tese de doutorado na UFC foi da pós em Física, somos a unidade que mais oferta vagas para a Universidade, e temos 33% de bolsistas de produtividade da UFC. Sinto-me honrada em trabalhar aqui porque é uma unidade em que todos colaboram para a formação de recursos humanos e para a produção de ciência de qualidade”, destacou.

Em seu discurso, o reitor Cândido Albuquerque enfatizou a relevância do Centro de Ciências para a pesquisa científica na UFC e no estado do Ceará. “Estamos aqui para comemorar os 50 anos de excelência de uma unidade acadêmica extremamente importante para a nossa Universidade. O prestígio da UFC foi construído a partir do trabalho de professores como os do Centro de Ciências, trabalho esse em que a competência se sobressai pelos resultados. Aqui se produz boa parte da ciência de qualidade do estado do Ceará e cada um do Centro de Ciências faz parte da construção dessa história”, afirmou.

HOMENAGENS — Celebrando os profissionais que contribuem com a história do Centro de Ciências, as comemorações de meio século de atividades da unidade acadêmica contaram com um momento de homenagens a servidores docentes e técnico-administrativos. No total, foram 21 agraciados com placas: Érika Lorena Pereira da Silva (servidora técnico-administrativa da Diretoria do CC); Francisca Soares de Araújo (docente do Departamento de Biologia); Maria Rivaldina Carmo Dias (servidora técnico-administrativa do Departamento de Biologia); Ana Lúcia Ponte Freitas (docente do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular); Maria Gildemar de Oliveira (servidora técnico-administrativa do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular); Creto Augusto Vidal (docente do Departamento de Computação); Rosely Araújo Silva Barros (servidora técnico-administrativa do Departamento de Computação); João Maurício Araújo Mota (docente do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada); Luísa Cristina Ribeiro Silva (servidora técnico-administrativa do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada); José Evangelista de Carvalho Moreira (docente do Departamento de Física); e Rejane Ramos Coelho (servidora técnico-administrativa do Departamento de Física).

Imagem: foto de pessoas em pé descerrando uma placa
A placa traz o nome e o período de gestão dos dirigentes do CC, desde o Prof. Joaquim Haroldo Ponte, primeiro diretor, que atuou entre os anos de 1973 e 1976, até a atual diretora, Prof.ª Regina Célia Monteiro de Paula (Foto: Viktor Braga/UFC)

Também foram condecorados: Maria Clélia Lustosa Costa (docente do Departamento de Geografia); Evaldo Monteiro Maia (servidor técnico-administrativo do Departamento de Geografia); Sônia Maria Silva Vasconcelos (docente do Departamento de Geologia); Joel Pedrosa Sousa (servidor técnico-administrativo do Departamento de Geologia); José Afonso de Oliveira (docente do Departamento de Matemática); Andrea Costa Dantas (servidora técnico-administrativa do Departamento de Matemática); Francisco Belmino Romero (docente do Departamento de Química Analítica e Físico-Química); Marcelo da Costa Miranda (servidor técnico-administrativo do Departamento de Química Analítica e Físico-Química); Afrânio Aragão Craveiro (docente do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica); e Maria do Carmo Chagas Soares (servidora técnico-administrativa do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica).

Houve ainda mais duas láureas especiais: à professora titular da UFC Judith Pessoa de Andrade Feitosa, docente do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, com placa alusiva aos seus 50 anos de magistério; e ao servidor técnico-administrativo da Diretoria do CC, Francisco Evandro Martins da Silva, com a Medalha do Mérito Administrativo.

A programação do cinquentenário continuou com a palestra "Filosofia da Ciência", ministrada pelo Prof. Custódio Almeida, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC; e a aposição do retrato do Prof. Raimundo Nogueira da Costa Filho, ex-diretor do CC, na sala de reuniões da Diretoria.

SAIBA MAIS — Criado em 2 de março de 1973, no reitorado do Prof. Walter Cantídio, o Centro de Ciências nasceu da união dos então existentes Institutos de Matemática, Física, Química, Geociências e Biologia. Localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, atualmente é integrado por 10 departamentos, 15 cursos de graduação, entre bacharelados e licenciaturas; 10 programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), um doutorado acadêmico em rede, um mestrado acadêmico e três mestrados profissionais. Nesses 50 anos já formou mais de 10 mil profissionais nas diversas áreas da ciência, entre bacharéis e licenciados; 3.231 mestres e 1.437 doutores. Atualmente possui 285 docentes e 140 técnicos administrativos, além de 3.312 alunos com matrículas ativas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.