Pular para o conteúdo principal

Apenas 22% dos brasileiros têm boas condições de conectividade Regiões Norte e Nordeste têm as piores condições de acesso

  Apenas 22% dos brasileiros com mais de 10 anos de idade têm condições satisfatórias de conectividade, apesar de o acesso à internet estar perto da universalização no país. Outros 33% da população estão no nível mais baixo do índice que mede a conectividade significativa no país (de 0 a 2 pontos) e 24% ocupam a faixa de 3 a 4 pontos.  Os índices são mais baixos entre pretos e pardos, nas classes D e E, nas regiões Norte e Nordeste e nas cidades menores.  Os dados estão no estudo inédito  Conectividade Significativa: propostas para medição e o retrato da população no Brasil , lançado nesta terça-feira (16) pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O estudo mediu a qualidade e efetividade do acesso da população às tecnologias digitais a partir de variáveis como custo da conexão, uso diversificado de dispositivos, tipo e velocidade de conexão e frequência de uso da internet.   A partir dessas variáveis,

Professor da Unifor lança livro "Supremo Tribunal Federal: Prússia contra Reich"

Utilizando como pano de fundo o julgamento alemão que dá título ao livro, Martonio Mont’Alverne Barreto Lima faz uma análise das reações do Poder Judiciário em tempos de instabilidade



Segundo o Professor Dr. Martonio Mont’Alverne Barreto Lima, "Supremo Tribunal Federal: Prússia contra Reich" é um livro para todos que desejam conhecer a história das lutas democráticas pelo estado social e pluralismo político (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promoverá o lançamento do livro "Supremo Tribunal Federal: Prússia contra Reich", de autoria do professor Dr. Martonio Mont’Alverne Barreto Lima, docente do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Unifor.

O evento, que será aberto ao público, ocorrerá no Auditório da Biblioteca da Universidade, em 10 de março de 2023, das 19h às 22h. A cerimônia contará com a presença do professor Dr. Pedro Serrano, docente titular da PUC-SP, que tem se destacado como crítico da lógica judicial.

Sobre o livro


Publicado pela Editora Contracorrente, a obra de Mont’Alverne visa elucidar como se comportam o Poder Judiciário e seus tribunais em momentos de crise e instabilidade. Para isso, o autor propõe uma análise das consequências do julgamento conhecido como “Prússia contra Reich”, ocorrido na Alemanha, em 25 de outubro de 1932, além de fazer um paralelo entre o caso alemão e experiências na América Latina, sobretudo no Brasil pós-1988.



Lançamento de “Supremo Tribunal Federal: Prússia contra Reich” acontece dia 10 de março, na Universidade de Fortaleza (Imagem: Divulgação)


“As advertências que a história nos traz, em momentos de crises, podem oferecer elementos que esclareçam o papel do Poder Judiciário, seja no Brasil, seja em outras experiências, como a alemã do século XX”, explica Martonio.

O jurista reforça a atualidade do tema trazendo à tona a disputa política em torno do constitucionalismo democrático, e frisando que “a democracia é um sistema de limites que precisam ser respeitados e mantidos, em nome do pluralismo político”.

Martonio Mont'alverne_interna.jpg

Martonio Mont'Alverne Barreto Lima

Doutor e pós-doutor em Direito pela Universidade de Frankfurt am Main, Alemanha, professor titular da Universidade de Fortaleza e procurador do município de Fortaleza.


Pedro Serrano_interna.jpg


Pedro Estevam Alves Pinto Serrano

Doutor em Direito pela PUC (SP), pós-doutor pela Universidade de Paris - Nanterre; advogado no estado de São Paulo.



Serviço

Lançamento livro "Supremo Tribunal Federal: Prússia contra Reich"

Data: 10 de março de 2023

Horário: 19h às 22h

Local: Auditório da Biblioteca



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.