Pular para o conteúdo principal

FCF abre inquérito para investigar suposta manipulação em partida do Campeonato Cearense Série C

  Na tarde desta quinta-feira, 18, o jurídico da Federação Cearense de Futebol na pessoa do Dr. Eugênio Vasques e o Dr. Leandro Vasques, ingressou com um requerimento no Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará bem como no Núcleo de Investigação Criminal, o NUINC, do Ministério Público, solicitando a abertura de instalação de inquérito e o afastamento cautelar do atleta no suposto caso de manipulação de resultados em partida do Campeonato Cearense Série C. Sob o aguardo do relatório da empresa Sportradar, responsável por analisar dados esportivos para casas de apostas, informamos que iremos adotar as medidas necessárias no âmbito da justiça desportiva, bem como também comunicar o fato ao Núcleo de Investigação Criminal, o NUINC, do Ministério Público, para que também analise a situação a nível criminal. Portanto, pedimos a extensão da eventual decisão adotada pelo Tribunal de Justiça Desportiva, a nível do estado do Ceará, e também que fosse encaminhada ao STJD e ao Tribunal

Após ação do MPCE, Justiça aceita denúncias contra acusados de tráfico de animais silvestres

 

A Justiça recebeu, nesta segunda-feira (17/04), duas denúncias do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) contra Francisco Canjari da Silva, Marcelo Costa da Silva, Mirta Maria Costa da Silva, Izaquiel Pereira da Silva e Lincoln Rocha Mendes, acusados de tráfico de animais silvestres, maus tratos, associação criminosa, furto e lavagem de dinheiro. As denúncias, assinadas pelo promotor de Justiça Marcus Amorim, titular da 97ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, são resultado das investigações realizadas em parceria com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) na Operação Fauna Livre, atualmente na 6ª fase. 

De acordo com uma das denúncias, as investigações tiveram início após o furto de araras e outros pássaros do Laboratório de Estudos Ornitológicos da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que foi arrombado, no dia 13 fevereiro de 2022, por Francisco Canjari da Silva e Izaquiel Pereira. As aves estavam no laboratório depois de terem sido encontradas, uma semana antes, em posse de Francisco. Izaquiel também é responsável por anunciar a venda dos animais pelo Facebook. 

A segunda acusação é proveniente do cumprimento de mandados de busca e apreensão, realizado no dia 8 de dezembro de 2022, pelos agentes policiais da DPMA, que se dirigiram até a residência de Marcelo Costa da Silva, quando foi deflagrada a 1ª fase da Operação Fauna Livre. No local, foram encontradas diversas aves com sinais de maus tratos. A partir da extração de dados do celular de Marcelo, constatou-se que um dos fornecedores seria Lincoln Rocha, que já havia sido flagrado, em julho de 2022, com aproximadamente 240 aves silvestres mantidas por ele em cativeiro e destinadas ao tráfico ilegal. 

Na busca e apreensão realizada na casa de Marcelo Costa, também foi apreendido um veículo que estava cadastrado no nome de Mirta Maria Costa da Silva, irmã de Marcelo. Ela atuou como “laranja”, com o fim de ocultar a verdadeira propriedade do bem e a origem ilícita dos recursos usados na compra do carro. 

As denúncias ressaltam ainda que Francisco Canjari da Silva e seu filho, Marcelo Costa da Silva, lideram uma associação criminosa com possíveis ramificações interestaduais. Os réus serão citados para responder as acusações.  

Para o promotor de Justiça Marcus Amorim, “com o apoio da DPMA e sua competente equipe, o tráfico de animais silvestres está sendo reprimido de maneira apropriada, numa perspectiva de associação criminosa e de negócio altamente lucrativo para os criminosos”.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.