Pular para o conteúdo principal

Fortaleza tem 13 pontos de praia próprios para banho neste fim de semana

  A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) divulgou, nesta sexta-feira (12), o boletim semanal de balneabilidade das praias de Fortaleza, indicando que 13 pontos estão próprios para banho. O levantamento, referente ao período de 8 a 14 de junho e pode ser consultado no site da autarquia ou no aplicativo Semace Digital. O monitoramento assegura a qualidade da água e a segurança dos banhistas, conforme os critérios estabelecidos pela legislação ambiental vigente. Os parâmetros de balneabilidade seguem a Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Para a análise, técnicos da autarquia coletam e avaliam, em laboratório, cinco amostras semanais de cada ponto monitorado. No setor Leste da cidade, que compreende as praias do Futuro, Titanzinho e Abreulândia,cinco trechos apresentaram condições adequadas para banho. No setor Centro, que inclui as praias do Mucuripe, Meireles e Iracema, apresenta maior quantidade com sete pontos classificados como próp...

Prefeito Sarto visita obras do novo Posto Torres de Melo

 sarto olha a planta da obra do posto

O investimento realizado pela Prefeitura de Fortaleza nesta unidade é de cerca de R$ 2,7 milhões (Foto: Alex Costa)

O prefeito José Sarto visitou, na manhã desta terça-feira (16/05), as obras de construção do novo posto de saúde Luciano Torres de Melo, no bairro Manuel Sátiro. A ação faz parte do pacote de novos investimentos na atenção básica à saúde, anunciado no mês passado pelo prefeito, para a construção de 16 novos postos de saúde, reforma de 96, requalificação total de oito - entre eles, o Torres de Melo -, mais quatro novos CAPS, além da implantação de novas farmácias polo e reestruturação das UPAs municipais.

Leia mais: Prefeito Sarto anuncia pacote de investimentos para construção de novos postos de saúde, reformas e contratação de profissionais

Neste momento, Fortaleza conta com 10 postos de saúde passando por intervenções nas suas estruturas simultaneamente, com o objetivo de garantir celeridade nas ações. “Além de reconstruir esse posto do zero, outros nove postos de saúde estão sendo reformados simultaneamente. E isso não é simples, porque além da reforma temos que dar condições para que o público que era atendido naquela unidade siga sendo assistido. Isso exige uma engenharia complexa para deslocar a equipe multiprofissional, garantir o atendimento para em breve entregar à população uma estrutura moderna e com capacidade de atendimento ampliada”, explica o prefeito José Sarto.

A antiga estrutura da unidade de saúde foi totalmente demolida e, no lugar, está sendo construído um novo posto, que terá sua área ampliada, passando de 318 m² para 580 m² de área construída. “As questões estruturais eram graves e foi necessário fazer um novo projeto demolindo o posto antigo e reconstruindo. Isso para também adaptar as instalações às novas normas de segurança e saúde que são exigidas para esse tipo de equipamento”, explica Samuel Dias, secretário da Infraestrutura. As obras contam com 40% de andamento e têm entrega prevista para o segundo semestre deste ano.

O investimento realizado pela Prefeitura de Fortaleza nesta unidade é de cerca de R$ 2,7 milhões. O projeto conta com a criação de sete consultórios, incluindo odontologia, farmácia, raio-X, sala de esterilização, recepção, salas administrativas, sala de curativos e vacinas, sala de coleta, sala de agentes de saúde, banheiros, copa e fraldário. Atualmente, as equipes trabalham na execução dos serviços de fundações e superestrutura, como pilares e vigas.

Para André Luiz, morador do bairro Manuel Sátiro há 53 anos e conselheiro municipal da Saúde, a construção e entrega do equipamento ainda este ano foi uma grata surpresa para a comunidade. “Para mim é uma satisfação muito grande ver essa reforma acontecendo. No Conselho Municipal nós discutimos e nos colocamos a favor de uma nova unidade ao invés de uma reforma, pela estrutura do posto. Nós achávamos que seria entregue apenas no próximo ano, então foi uma ótima notícia saber que ainda esse ano nós teremos um posto totalmente novo”, conta. A unidade contempla uma população de 14 mil pessoas que são beneficiadas pelos serviços de saúde no bairro.

Pacote de novos investimentos

Anunciado em abril pelo prefeito José Sarto, o pacote de investimentos na atenção básica da Rede Municipal de Saúde contemplará a construção de 16 novos postos de saúde, a reforma de outros 96 e a total requalificação de outras 8 unidades, além de novos quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Estão sendo investidos, aproximadamente, R$ 130 milhões, com objetivo de garantir mais qualidade nos serviços à população, além de proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais.

O pacote também inclui a reestruturação da infraestrutura das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPA) gerenciadas pelo Município, a implantação de nove farmácias polo e o chamamento de médicos para compor a Atenção Primária à Saúde. Os investimentos vão favorecer, em especial, as regiões mais vulneráveis da Cidade.

Atendimento

Durante as intervenções, as equipes de saúde do posto Luciano Torres de Melo permanecem acolhendo a população, garantindo a continuidade dos serviços. “Esse é o momento de obras, de transtornos, mas é um momento que teremos que passar. Lá na frente nós vamos ter um momento bem melhor em que as pessoas poderão voltar para sua unidade de origem e a população terá um acompanhamento que realmente merece, com um nível de atendimento bem melhor do que ela já tinha”, explica Galeno Taumaturgo, titular da Saúde.

Para garantir o atendimento à população, foi elaborado um plano de contingência com encaminhamentos específicos para cada serviço:

Médicos: remanejado para os postos José Paracampos (Rua Alfredo Mamede, 250 - Mondubim) e Viviane Benevides (Rua João Areas, 1296 - Manuel Sátiro)

Consultas de enfermagem: Posto de Saúde José Paracampos

Laboratório e farmácia: Posto de Saúde Guttemberg Braun (Rua Monsenhor Agostinho, 505 - Vila Peri)

Vacinação: trabalho itinerante, para contemplar os moradores da área

Odontologia: Posto de Saúde Viviane Benevides (Rua João Areas, 1296 - Manuel Sátiro)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.