Um grupo de pesquisadores de universidades dos Estados Unidos e Canadá mapearam a área de encontro entre três placas tectônicas ao longo da costa oeste da América do Norte, ao redor da ilha de Vancouver. O processo permitiu entender como as placas interagem e será base para estudos sobre terremotos e processos geológicos. Na prática foi a primeira vez que um estudo geológico conseguiu detalhar essa dinâmica. O grupo de 20 cientistas fez um tipo de escaneamento do solo oceânico em uma faixa de 75 km, usando um sonar especializado. A falha da área pesquisada se estende por todo o litoral do Pacífico na América do Norte, indo do Canadá até a California, ao sul dos Estados Unidos. Entre as conclusões do estudo, publicadas em artigos em junho e setembro de 2024, estão que uma das placas está se fragmentando, processo que diminui sua atividade, mas que a região ainda é ativa e está relacionada a atividade de vulcões e à incidência de terremotos de grande intensidade. ...
Gravidez x câncer: o que precisa ser feito para ter uma jornada tranquila após finalizar o tratamento contra a doença
Médica oncologista orienta que o desejo de ter filhos deve ser comunicado antes de iniciar qualquer terapia para tratar o tumor.
Mulheres em todo o mundo estão descobrindo que é possível conceber e dar à luz a um filho saudável, mesmo após passarem por um tratamento contra o câncer. Situação que pode acontecer também com homens que recebem um diagnóstico e mesmo assim, desejam projetar uma família com filhos biológicos.
Atualmente as formas mais utilizadas para tratar a doença, envolvem a quimioterapia, a radiologia e a cirurgia e embora certos métodos possam afetar a fertilidade de alguns pacientes, existem opções que podem contribuir com a realização desse sonho.
De acordo com a oncologista clínica do Oncocentro/Rede D’or e CRIO, Dra. Luciana Campos, é muito importante que o paciente converse com o médico a respeito dos seus desejos, incluindo a vontade de ser mãe ou pai. “É muito comum o paciente chegar no consultório e só falar de tratar a doença, o que é correto. Mas em meio a tensão e ansiedade, é fundamental que tudo seja esclarecido. A vontade de ter filhos é uma questão que não pode ser escondida, pois quando a pessoa pretende engravidar, ela precisa mencionar esse desejo para que sejam tomados alguns cuidados, como antes de iniciar uma quimioterapia, que é um tratamento que pode afetar a fertilidade dos pacientes”, afirma a médica.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.