Secas-Relâmpago Ph.D. Nizomar Falcão Engenheiro Agrônomo - Ematerce Um dos grandes desafios para os agricultores familiares do semiárido, com as mudanças climáticas, é o aumento da intensidade de eventos conhecidos como “Secas-Relâmpago” ou veranicos. O impacto das secas-relâmpago (flash droughts) na agricultura familiar do semiárido é severo e representa uma ameaça de alta intensidade à produção de alimentos e à resiliência das comunidades rurais. Diferente das secas convencionais, que se instala lentamente, secas-relâmpago ocorre, repentinamente, pegando os produtores desprevenidos e colapsando as culturas em desenvolvimento. O mecanismo e o dano das Secas-Relâmpago se caracterizam pela combinação rápida de déficit de precipitação com aumento súbito e intenso das temperaturas e baixa umidade do ar. O dano mais crítico ocorre na agricultura de sequeiro (dependente da chuva), que é o pilar da subsistência da agricultura familiar em várias dimensões: (a) Destruição das Culturas na...
Céu com poucas em todo o território é a expectativa da Funceme (FOTO: Marciel Bezerra)
Os últimos dias do mês de junho deverão manter-se com predomínio de condições estáveis no Ceará, isto é, pouco favoráveis à chuva.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre esta segunda (26) e a próxima quarta-feira (27), há baixa possibilidade de precipitação em todo o Estado, ficando apenas as macrorregiões Jaguaribana e Cariri com chances de registros pontuais entre tarde e noite, além dos litorais de Fortaleza e Pecém entre madrugada e manhã.
As chuvas previstas estão associadas a sistema de brisa e dos efeitos locais (temperatura, umidade e relevo).

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.