PREVENÇÃO No Dia da Saúde Ocular, especialista do Hospital Universitário Walter Cantídio destaca a importância de cuidar dos olhos
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados
Fortaleza (CE) – A falta de atenção com os olhos pode acarretar problemas de saúde crônicos e até cegueira irreversível. Hábitos como coçar, trocar os óculos sem orientação médica e o excesso de tempo de tela causam doenças que podem comprometer a qualidade de vida das pessoas. No Dia da Saúde Ocular, comemorado hoje (10 de julho) e lembrado ao longo de todo o mês de julho, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), orienta sobre a importância de prevenir doenças relacionadas aos olhos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados. As principais causas de baixa visão são os erros refrativos, conhecidos popularmente por “grau de óculos” (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia), catarata, retinopatia diabética, doença macular relacionada à idade e glaucoma. A falta de cuidado com a saúde ocular pode levar à perda visual irreversível em alguns casos. A principal recomendação é a consulta frequente com o médico oftalmologista, que é o profissional capacitado para cuidar da saúde ocular da população.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.