Único selecionado na América do Sul, o projeto concorre ainda ao Seoul Design Award for Sustainable Daily Life - 2023, iniciativa do Governo Metropolitano de Seul (Coreia do Sul).
O projeto Microparques Urbanos, da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), foi eleito um dos dez melhores projetos sustentáveis do mundo e agora concorre ao 1º lugar do Seoul Design Award for Sustainable Daily Life - 2023. A seleção, promovida pelo Seoul Design Foundation e pelo Governo Metropolitano de Seul (Coreia do Sul), avaliou iniciativas de designers e organizações de diversos países cujos projetos tenham contribuído para um meio mais sustentável e harmônico.
O resultado final da premiação será divulgado no dia 25 de outubro, em Seul. Até lá, as pessoas podem votar no melhor projeto por meio do link http://seouldesignaward.or.kr/
O Microparques Urbanos foi o único projeto da América do Sul selecionado para compor o prêmio. A ideia nasceu de uma política de interação social e valorização dos espaços verdes de Fortaleza, segundo explica a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo. “Esses locais são como pequenos oásis urbanos e estão transformando áreas degradadas da cidade com a beleza do verde das plantas, brinquedos naturalizados e um projeto paisagístico que contribui para a melhora do nosso microclima e cria uma total sintonia entre o meio ambiente e o meio construído”, detalha.
Atualmente, Fortaleza conta com 3 microparques urbanos, localizados no Parque Manibura, Barra do Ceará e Conjunto Ceará I. Até agosto de 2024, a cidade deve receber outros 29 equipamentos, distribuídos por diversos bairros e adaptados às características e necessidades específicas das comunidades beneficiadas.
A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), envolve recursos de cerca de R$ 12 milhões.
Reconhecimento internacional
Em 2022, o projeto Microparques Urbanos venceu o prêmio internacional AIPH World Green City Awards. Intitulado Transforming degraded land into Urban Micro Parks (Transformando Áreas Degradadas em Microparques Urbanos, em tradução livre), o projeto ficou em primeiro lugar na categoria Living Green for Health and Wellbeing, em meio a iniciativas de todo o mundo.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.