Ministro da Defesa confere futuras instalações do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em Fortaleza
Ministro da Defesa confere futuras instalações do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em Fortaleza
Fortaleza (CE), 1º/09/2023 – O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, visitaram, nesta sexta-feira (1º), a Base Aérea de Fortaleza, no Ceará, local que sediará as futuras instalações do novo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), o primeiro no Nordeste.
As autoridades percorreram a unidade militar, que já tem 90 anos de história. Para o Ministro Mucio, mais que um investimento em educação, é um presente para o Nordeste. “É um passo importantíssimo para outras oportunidades. Estamos inaugurando um novo tempo. A FAB está prestando um serviço gigantesco. Não é uma escola que está vindo para Fortaleza. É uma inversão de um fluxo injusto. E o Ceará fez jus a isso.”, afirmou.
O Comandante da Aeronáutica destacou: “Isso aqui é a base de um grande impulso da engenharia para o país e da ampliação da nossa capacidade de formar engenheiros”. O Brigadeiro Damasceno relembrou, ainda, que a instituição foi idealizada por um cearense, o Marechal Casemiro Montenegro Filho. “Um grande desbravador da ciência no Brasil, ele entendeu que precisava criar um instituto de alto padrão. Estamos voltando aqui para, de alguma forma, referendar a memória dele”, disse.
No início de agosto, os Ministérios da Defesa e da Educação assinaram um acordo de cooperação técnica para, no prazo de 60 dias, avaliar a criação da primeira unidade vinculada ao instituto fora de São José dos Campos (SP), onde o ITA atua desde 1950. O estado foi escolhido devido ao fato dos estudantes do Ceará ocuparem, tradicionalmente, as primeiras colocações no vestibular do órgão.
ITA
O ITA é uma instituição da Força Aérea Brasileira (FAB) referência em cursos de graduação e pós-graduação em áreas da engenharia, com destaque para o setor aeroespacial.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.