Fortaleza recebe, a partir desta quinta-feira (05/10), o navio italiano Amerigo Vespucci, considerado o navio mais bonito do mundo. A visitação é aberta ao público e busca um intercâmbio de conhecimento entre a Itália e os países visitados. Durante o primeiro dia de ancoragem da embarcação em terras fortalezenses, autoridades municipais e estaduais estiveram presentes, reforçando a importância da atração para o turismo local.
“Fortaleza tem uma localização estratégica, é a porta de entrada de toda comunicação da Europa, por ser o ponto mais próximo geograficamente, então é um privilégio receber esse navio. Isso amplia os nossos horizontes, possibilita que a gente converse e tenha relações mais próximas com a Itália. Fortaleza está sendo transformada com diversas ações voltadas ao turismo, para estar sempre de braços abertos e fazer essa conexão do Atlântico Sul com o resto do mundo”, destaca Joana Nogueira, coordenadora de Relações Institucionais do município.
Depois de mais de três meses de viagem, o Amerigo Vespucci, navio histórico da Marinha Italiana, chegou ao Porto de Mucuripe, onde permanece até o dia 07 (sábado). A segunda parada no Brasil será no Rio de Janeiro, no dia 20 de outubro. As escalas fazem parte de uma turnê mundial do navio, que é considerado a “embaixada flutuante” da Itália. Iniciada em julho deste ano, será finalizada apenas em fevereiro de 2025, após passar por cinco continentes, três oceanos, 28 países e 31 portos.
“Fazia muito tempo que o navio não vinha ao Brasil, apenas algumas escalas na década de 50. Estou muito feliz de trazer a embarcação a Fortaleza, valorizando ainda mais a região com essa visita. É um momento histórico, considerando que essa embarcação irá dar a volta ao mundo”, comentou Giuseppe Lai, comandante do navio.
Além de seu objetivo original de oferecer atividades de formação para alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italianos, a chegada do navio oferece aos visitantes a oportunidade de visitar o veleiro, que possui diversos elementos marítimos históricos. Criada em 1930, a embarcação funciona como navio-escola desde 1931. Sua tripulação é composta por 264 militares, sendo 15 oficiais, 30 suboficiais, 34 sargentos e 185 cabos e marinheiros.
No sábado (07/10), haverá visitação gratuita e aberta ao público das 10h30 às 17h. O navio está ancorado no Píer 106 do Porto do Mucuripe.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.