*O São João está mais doce? Especialista alerta para o excesso de açúcar nas comidas típicas* _Nutricionista explica como aproveitar os festejos juninos sem descuidar da saúde e alerta para os perigos da alta carga glicêmica nas receitas tradicionais._ O aroma do milho cozido, o brilho dos amendoins caramelizados e o calor do licor são sinais inequívocos de que o São João chegou. A mesa junina brasileira, historicamente fundamentada em ingredientes naturais como o milho e o coco, tornou-se, ao longo dos anos, um cenário de alta concentração de açúcar. Entre pamonhas, canjicas, bolos de milho e bebidas açucaradas, a soma de calorias e glicose pode transformar a celebração em um desafio metabólico para o organismo. O consumo excessivo de açúcar refinado não é apenas uma questão de calorias, mas um fator de risco para picos de insulina e processos inflamatórios. Segundo Paulo Telles, nutricionista da Clínica SiM, o alerta se faz necessário especialmente pelo acúmulo de alimentos doc...
Abaixo de 21%, a OMS considera índice de alerta (FOTO: Marciel Bezerra)
A Fundação Cearense de Metorologia e Recursos Hídricos (Funceme) emitiu, nesta segunda-feira (2), um aviso meteorológico referente ao risco de baixa umidade do ar no centro-sul do Estado e em parte da Ibiapaba.
O documento técnico aponta que a área sujeita a valores mais críticos poderá registrar taxas entre 15% e 25%, principalmente no período da tarde.
De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado à população que evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15h, e deve-se beber muita água para a adequada hidratação corporal, principalmente idosos e crianças.
Baixe aqui o aviso. O documento é válido até quarta-feira (4).

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.