Pular para o conteúdo principal

Polícia Militar localiza e desarticula plantação ilegal de maconha na zona rural de Redenção

  Cerca de 20 mil mudas foram localizadas em uma residência;  parte do material foi apreendido e o restante foi destruído Em continuidade às ações de combate ao tráfico ilícito de drogas no interior do estado, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) localizou e desarticulou uma plantação ilegal de maconha no município de Redenção, que pertence à Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Ceará. Ao todo, foram localizadas cerca de 20 mil mudas. O material foi encontrado nessa terça-feira (6) na zona rural do município.  Após receber informações acerca da possível localização de suspeitos portando armas no distrito de Antônio Diogo, em Redenção, equipes da Força Tática de Patrulha Rural do 29º Batalhão de Polícia Militar (29º BPM) deram início às diligências. Com as buscas pela região, os policiais militares localizaram uma residência em uma área de mata fechada, onde foi encontrado uma plantação de maconha. No local, os PMs apreenderam cerca de 20 mil mudas de maconha. A composi...

Prefeitura de Fortaleza aplica mais de 100 mil doses em Campanha de Multivacinação 2023

  

criança sendo vacinada
Foram 39.546 doses em crianças entre zero e 6 anos, 11 meses e 29 dias e 67.521 doses disponibilizadas a crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos completos (Foto: Beatriz Boblitz)

A Prefeitura de Fortaleza aplicou 107.067 doses na Campanha Nacional de Multivacinação 2023. Foram 39.546 doses em crianças entre zero e 6 anos, 11 meses e 29 dias e 67.521 doses disponibilizadas a crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos completos. As vacinas mais aplicadas na faixa etária do público-alvo da campanha foram a Influenza, com 17.110 doses; contra a covid-19, com 8.713 doses; contra o HPV, 6.406 doses; e a Meningocócica ACWY (conjugada) com 2.562 doses.

Durante os 15 dias de mobilização, foram disponibilizadas todas as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na atualização do esquema vacinal de crianças e adolescentes na faixa etária entre zero e 14 anos, 11 meses e 29 dias, garantindo a proteção contra diversas doenças.

A coordenadora da imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, reforça a importância da vacinação mesmo com o encerramento da campanha. “A vacinação continua diariamente nos postos de saúde, e as pessoas devem comparecer às unidades de saúde da Capital para atualizar a caderneta vacinal e, assim, prevenir agravamentos de doenças e principalmente o retorno de doenças erradicadas no Brasil”, orienta.

O Município de Fortaleza realiza diversas estratégias para ampliar a cobertura, a exemplo da busca ativa realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), visando conscientizar sobre a importância da imunização, além da vacinação realizada nas comunidades das regionais de saúde durante o período de campanha.

Atualmente, a cobertura vacinal das crianças menores de 1 ano é de 74%, em média, sendo que a meta é de 95% para a maioria das vacinas.

Oferta de vacinas em Fortaleza

Com o encerramento da campanha, a população pode continuar buscando um dos 118 postos de saúde distribuídos nas seis Regionais de Saúde da Capital, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 18h30. E aos finais de semana e feriados, a vacinação segue em duas unidades para acolher o público, de 8h às 16h30 (os endereços dos locais podem ser conferidos no Portal da Prefeitura).

- Vacinas disponíveis para crianças

BCG; Hepatite B; Poliomielite (VIP – inativada e VOP - atenuada); Rotavírus; Pentavalente; Pneumocócica 10; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela; Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Varicela; Hepatite A; Tríplice Bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche); Papilomavírus humano (HPV).

- Vacinas disponíveis para adolescentes

Hepatite B; Dupla bacteriana (Difteria e Tétano); Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Papilomavírus humano (HPV) e Meningocócica ACWY (conjugada), conforme esquema vacinal.

A vacinação contra a covid-19 está disponível para todos os públicos.

Para ter acesso à vacinação, basta comparecer às unidades, portando documento de identificação. Os profissionais de saúde estão preparados para verificar e orientar sobre as vacinas necessárias e aplicá-las de forma segura.


Comentários