Pular para o conteúdo principal

Enem 2025: prazo para recurso de atendimento especial termina amanhã Envio de documentos deve ser feito pela Página do Participante

  O prazo para pedir atendimento especializado durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 termina nesta quarta-feira (2). Quem teve a solicitação indeferida ainda pode pedir nova análise, a ser feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O candidato deve enviar documentação que comprove a condição alegada no ato de inscrição no concurso. O envio dos documentos deve ser feito exclusivamente por meio da  Página do Participante . A documentação deve estar no formato PDF, PNG ou JPG, com arquivo de tamanho máximo de 2MB. O documento deve ser legível  e em língua portuguesa. Para serem consideradas válidas para análise, as declarações precisam conter nome completo do participante, diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10); além de assinatura e i...

*CAIXA CULTURAL FORTALEZA PROMOVE OFICINA E VIVÊNCIA MODA PRETA AUTORAL*






_Projeto do Quilombo da Xambá, comandado pela Zarina Moda Afro, apresenta histórias no trabalho com tecidos africanos e pesquisas realizadas em Moçambique e África do Sul._


A CAIXA Cultural de Fortaleza apresenta, de 15 a 18 de novembro, a Oficina e Vivência Moda Preta Autoral, com acesso gratuito mediante inscrição. O projeto traz reflexões teóricas e práticas sobre a moda preta decolonializada, afro-referenciada e afro-diaspórica, tomando como base as experiências de Jéssica Zarina e Rodrigo Zarina à frente da Zarina Moda Afro. O produto é resultado dos intercâmbios culturais dos curadores em países como África do Sul e Moçambique, e, também, com experimentações práticas. As inscrições iniciam dia 07 (terça-feira) e devem ser realizadas pelo site www.caixacultural.gov.br, as vagas são limitadas. 


A concepção do projeto é da Zarina Moda Afro (moda preta autoral pernambucana), do Quilombo da Xambá de Olinda/PE, e os facilitadores, Jéssica e Rodrigo Zarina, estarão presentes, mostrando sua experiência com a moda baseada nos tecidos africanos. A oficina é acessível para pessoas surdas, contando com intérprete de libras em todos os dias de realização. 


_“A moda se descreve muito além de uma roupa ou acessório, mas é através da linguagem corporal para além do vestir que ela se manifesta - possibilitando a nossa comunicação com o mundo”_, afirma Jéssica Zarina. Assim, o objetivo do evento é apresentar outro ponto de vista da moda afro-brasileira em diáspora, tendo como ponto de partida costumes, expressões, estilos de vida, identidade, afirmação, cultura, ancestralidade e afins. 


*Zarina Moda Afro:*

A Zarina Moda Afro surgiu em 2015, das mãos de dois artistas pretos da periferia: Jéssica Zarina, 29 anos, mulher negra, candomblecista, bailarina afro, atriz, modelo, produtora cultural e artesã; estilista, e, também de Rodrigo Zarina, 32 anos, homem negro, candomblecista, músico percursionista, produtor cultural, estilista, costureiro e modelista. Juntos, há mais de oito anos, eles têm um ateliê, na sala de casa, no Quilombo de Xambá, em Olinda, na região Metropolitana do Recife.  


*Decolonizar a moda*

A oficina e vivência Moda Preta Autoral tem por objetivo a construção social e profissional de narrativas negras na moda por meio da valorização e instrumentalização dos saberes ancestrais. 


O racismo se manifesta em todos os segmentos sociais. Na moda, esse cenário também é excludente. A teoria decolonial é uma crítica aos efeitos duradouros e estruturais do colonialismo nas sociedades contemporâneas. Dessa forma, é necessária a ampliação da visão sobre a moda negra, o entendimento do valor ancestral, do resgate da identidade e o poder das reflexões sobre situações de violência ou de enfrentamento à exclusão. 


*Serviço:*

*Oficina e Vivência Moda Preta Autoral*


Local: Sala de ensaio GA – CAIXA Cultural Fortaleza

Data: 15 a 18 de novembro 

Horário: 16h 

Inscrições: gratuita no site: www.caixacultural.gov.br;

Carga horária: 12 horas

Classificação indicativa: A partir de 16 anos;

Capacidade: 20 lugares

Acesso para pessoas com deficiência

Informações: (85) 3453.2770 | www.caixacultural.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.