Pular para o conteúdo principal

Chuvas deixam São Paulo em estado de atenção; 31 mil ficam sem energia Em Franca, no interior de SP, uma pessoa morreu após um muro desabar

  As fortes chuvas que que caíram no final da tarde de hoje (29) deixaram a capital paulista em estado de atenção para alagamentos. Em razão das chuvas, um alerta da Defesa Civil foi encaminhado aos celulares de moradores da cidade de São Paulo. Por volta das 19h, mais de 31,6 mil imóveis estavam sem energia na Grande São Paulo, segundo balanço divulgado pela concessionária Enel.  Desse total, 26,3 mil imóveis eram da cidade de São Paulo, 2,6 mil de Cotia e outros 1,1 mil da cidade de Juquitiba. Além das chuvas, algumas regiões da capital registraram fortes ventos, que provocaram quedas de árvores. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura de São Paulo, as maiores rajadas de vento foram identificadas nas regiões de Santana e na barragem Guarapiranga, onde a velocidade dos ventos alcançaram entre 30,5 km/h e 34,5 km/h. Por volta das 19h, mais de 31,6 mil imóveis estavam sem energia na Grande São Paulo, segundo balanço divulgado pela concess...

*CAIXA CULTURAL FORTALEZA PROMOVE OFICINA E VIVÊNCIA MODA PRETA AUTORAL*






_Projeto do Quilombo da Xambá, comandado pela Zarina Moda Afro, apresenta histórias no trabalho com tecidos africanos e pesquisas realizadas em Moçambique e África do Sul._


A CAIXA Cultural de Fortaleza apresenta, de 15 a 18 de novembro, a Oficina e Vivência Moda Preta Autoral, com acesso gratuito mediante inscrição. O projeto traz reflexões teóricas e práticas sobre a moda preta decolonializada, afro-referenciada e afro-diaspórica, tomando como base as experiências de Jéssica Zarina e Rodrigo Zarina à frente da Zarina Moda Afro. O produto é resultado dos intercâmbios culturais dos curadores em países como África do Sul e Moçambique, e, também, com experimentações práticas. As inscrições iniciam dia 07 (terça-feira) e devem ser realizadas pelo site www.caixacultural.gov.br, as vagas são limitadas. 


A concepção do projeto é da Zarina Moda Afro (moda preta autoral pernambucana), do Quilombo da Xambá de Olinda/PE, e os facilitadores, Jéssica e Rodrigo Zarina, estarão presentes, mostrando sua experiência com a moda baseada nos tecidos africanos. A oficina é acessível para pessoas surdas, contando com intérprete de libras em todos os dias de realização. 


_“A moda se descreve muito além de uma roupa ou acessório, mas é através da linguagem corporal para além do vestir que ela se manifesta - possibilitando a nossa comunicação com o mundo”_, afirma Jéssica Zarina. Assim, o objetivo do evento é apresentar outro ponto de vista da moda afro-brasileira em diáspora, tendo como ponto de partida costumes, expressões, estilos de vida, identidade, afirmação, cultura, ancestralidade e afins. 


*Zarina Moda Afro:*

A Zarina Moda Afro surgiu em 2015, das mãos de dois artistas pretos da periferia: Jéssica Zarina, 29 anos, mulher negra, candomblecista, bailarina afro, atriz, modelo, produtora cultural e artesã; estilista, e, também de Rodrigo Zarina, 32 anos, homem negro, candomblecista, músico percursionista, produtor cultural, estilista, costureiro e modelista. Juntos, há mais de oito anos, eles têm um ateliê, na sala de casa, no Quilombo de Xambá, em Olinda, na região Metropolitana do Recife.  


*Decolonizar a moda*

A oficina e vivência Moda Preta Autoral tem por objetivo a construção social e profissional de narrativas negras na moda por meio da valorização e instrumentalização dos saberes ancestrais. 


O racismo se manifesta em todos os segmentos sociais. Na moda, esse cenário também é excludente. A teoria decolonial é uma crítica aos efeitos duradouros e estruturais do colonialismo nas sociedades contemporâneas. Dessa forma, é necessária a ampliação da visão sobre a moda negra, o entendimento do valor ancestral, do resgate da identidade e o poder das reflexões sobre situações de violência ou de enfrentamento à exclusão. 


*Serviço:*

*Oficina e Vivência Moda Preta Autoral*


Local: Sala de ensaio GA – CAIXA Cultural Fortaleza

Data: 15 a 18 de novembro 

Horário: 16h 

Inscrições: gratuita no site: www.caixacultural.gov.br;

Carga horária: 12 horas

Classificação indicativa: A partir de 16 anos;

Capacidade: 20 lugares

Acesso para pessoas com deficiência

Informações: (85) 3453.2770 | www.caixacultural.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.