As provas discursivas da edição de 2025 do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que será aplicado neste domingo (7), estão sob custódia das forças de segurança e, em várias regiões do país, armazenadas em unidades da Polícia Rodoviária Federal. O material, que começou a ser distribuído nesta semana, integra uma operação nacional que mobiliza mais de 22 mil profissionais responsáveis pela segurança, vigilância, transporte e aplicação do exame. A logística é coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A operação tem apoio direto da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Força Nacional, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e das forças estaduais de segurança dos 26 estados e do Distrito Federal. Dos 22 mil p...
Desta vez, os bairros Conjunto Ceará, Jangurussu, Jardim das Oliveiras e Mondubim são os homenageados
A Prefeitura de Fortaleza lança, nesta terça-feira (21/11), às 19h, no Centro Cultural Belchior, a segunda etapa da 4ª edição da Coleção Pajeú. Por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), o evento contará com apresentação dos títulos, seguida de sessão de autógrafos com os autores.
Desta vez, serão retratados os bairros Conjunto Ceará (por Karoline Freitas), Jangurussu (por Raimundo Moacir da Costa), Jardim das Oliveiras (por Joanice Sampaio) e Mondubim (por Adson Rodrigo Silva).
Cada um dos livros da Coleção Pajeú traz narrativas construídas de histórias e memórias a partir da oralidade e pesquisa bibliográfica sobre os bairros. "A proposta editorial da Coleção Pajeú é reafirmar a memória material e imaterial dos bairros de nossa Cidade, permeada por uma consciência histórica e cidadã", explica Gylmar Chaves, idealizador e produtor da coleção.
Para o secretário municipal da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, a publicação apresenta aos cidadãos fortalezenses a importância cultural dos bairros destacados. "A Coleção Pajeú resgata a memória afetiva que os autores têm com o bairro, o que leva o leitor a revisitar espaços únicos, que preservam a cultura específica de cada local", finaliza.
Etapas de lançamento da 4ª edição
O lançamento da 4ª edição da Coleção Pajeú foi dividido em duas etapas. A primeira aconteceu em junho deste ano e contemplou os bairros Antônio Bezerra, Bairro de Fátima, Carlito Pamplona e Papicu. Ao todo, a publicação contém oito livros.
Coleção Pajeú
A Coleção Pajeú é uma publicação da Secultfor, idealizada e produzida por Gylmar Chaves com coordenação editorial de Patrícia Veloso (Editora Terra da Luz). O objetivo do acervo é reafirmar o patrimônio material e imaterial dos bairros da cidade de Fortaleza.
Serviço:
Lançamento da segunda etapa da 4ª Edição da Coleção Pajeú
Data: 21/11 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123 - Praia de Iracema)
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.